terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Grand Theft Auto San Andreas


Na minha opnião é difícil, pra não dizer impossível encontrar um jogo mais completo que GTA, no caso, por enquanto o melhor é sem dúvida o San Andreas. Este jogo é tão amplo, que você pode fazer quase tudo, de um roubo de um simples carro, até ser perseguido pelo exército e fazer uma guerra aéria entre jatos militares. Então vamos ao...

Detonado
LOS SANTOS: Los Santos é a primeira cidade do jogo, ela é baseada na cidade de Los Angeles, Califórnia. Com muitas gangues e guerras entre elas, essa é a cidade mais perigosa. Aqui também fica o lar de CJ e da gangue Grove Street Families. Com uma imensa praia, estúdios de cinema, mansões de tirar o fôlego e gangues pra tudo quanto é lado, é uma cidade cheia de beleza e aventura.
“Tudo começa quando CJ volta para Los Santos depois de 5 anos vivendo em Liberty City. Ele fica sabendo que sua mãe foi assassinada e sua gangue está perdendo o “respeito” em Los Santos. Então você terá que ajudá-los a recuperar o mando de campo, desvendar o assassinato de sua mãe e ainda tem mais: CJ é acusado de homicídio pelos policiais corruptos Frank Tenpenny e Eddie Pulaski. Logo no começo do jogo CJ é pego por Tenpenny e Pulaski na rua, eles levam suas bagagens e deixam ele num beco, bem no território de uma gangue inimiga. Aí começa a ação de verdade!”

Missão 01 – BIG SMOKE

Pegue a bike no beco e siga para a casa de CJ, ponto CJ indicado no mapa. Aperte X repetidamente para pedalar mais rápido. Chegando lá Smoke dará as boas vindas e te levará para o cemitério, onde todos estão esperando.

02 – SWEET & KENDL

Depois da discurssão em família uma gangue vem atacar você. Nessa missão não encare a gangue, atravesse a rua e suba na bicicleta, siga seus amigos, fugindo do carro da gangue inimiga, até a sua casa.
- Recompensa: + Respeito.

03 – RYDER

Entre no carro com Ryder e vá ao cabeleireiro, faça um penteado bem loco e depois entre na pizzaria do outro lado da rua e peça uma pizza. Depois da tentativa frustrada de roubo fuja com Ryder de volta para o beco.
- Recompensa: + Respeito.

04 – TAGGING UP TURF

Entre no carro com Sweet e vá até o ponto marcado. Depois da demonstração de Sweet com o spray, use R1 para mirar e O para pichar a parede da casa em frente e do beco logo atrás. Siga para East Los Santos piche a parede onde tem uma mulher desenhada, no corredor ao lado mate os gangsters e piche a parede, depois no outro lado da rua pule as cercas e a caixa, suba no telhado do prédio para a última pichação. Pule para o carro e fuja pra casa.
- Recompensa: + Respeito

05 – CLEANING THE HOOD

Entre no carro com Ryder e siga até a casa de B-Dup, depois de falar com ele, siga até a casa indicada, mate o traficante usando: R1 = mira, O = soco, triângulo = soco especial, quadrado = defesa. Depois de matá-lo siga para a casa indicada do outro lado dos trilhos e mate todos lá dentro. Depois do trabalho feito, volte pra casa.
- Recompensa: + Respeito

06 – DRIVE – THRU

Dirija até a lanchonete. Um carro dos Ballas passa provocando, siga os gangsters folgados bem de perto para que seus amigos possam atirar até explodir o carro deles. Depois leve todos de volta pra casa.
- Recompensa: $ 200, + Respeito.

07 –NINE AND AK’S

Vá até a casa de Emmet para treinar tiro ao alvo com Smoke. Aperte R1 para mirar, O para atirar, R2 e L2 para trocar os alvos e L3 para agachar e melhorar a precisão dos tiros. Depois atire no tanque do carro para explodi-lo.
- Recompensa: + Respeito

08 – DRIVE BY

Vá até o ponto indicado com a sua gangue. Passe devagar pelas gangues pra que seus amigos consigam matá-los. Para facilitar atropele os gangsters também. Depois pinte seu carro para despistar a polícia e volte para o beco.
- Recompensa: $ 500, + Respeito.

09- SWEET GIRL

Corra para a casa da namorada de Sweet e mate os gangsters que estão incomodando por lá. Arrume um carro de 4 portas e leve Sweet e sua namorada em segurança devolta pra casa. Cuidado com os carros da gangue inimiga.
- Recompensa: + Respeito

10 – CÉSAR VIALPANDO

Vá até a garagem indicada no mapa e tune o Low Rider. Leve-o para a competição de Low Riders e participe da competição apostando uma grana.(aperte quadrado para incrementar a aposta e X para tirar grana da aposta).Siga as direções no botão R3 indicados na tela quando passarem pelo círculo.
- Recompensa: O dobro do que você apostou na competição.

11 – HOME INVASION

Essa é a 1ª missão de roubar casas. Siga para a casa indicada no mapa, entre e pegue as 6 caixas dentro da casa (1 na sala ao lado do canhão, 1 na cozinha, 2 no corredor do 2º andar e 2 no quarto), ande bem devagar (L3) para não acordar o dono da casa. Quando terminar siga para a garagem indicada. A partir de agora você poderá roubar casas, como vai ser explicado mais para frente.
- Recompensa: + Respeito.

12 – CATALYST

Siga para o ponto no mapa, onde há uma briga entre sua gangue e uma inimiga, mate os inimigos e suba no trem. Segure O ou L1 para arremessar as caixas para Ryder. Depois pinte seu carro para escapar da polícia e volte pra casa.
- Recompensa: + Respeito.

13 – ROBBING UNCLE SAM

Corra para o ponto indicado no mapa, mate o guarda e destrua o painel para abrir o portão e o outro painel pra abrir a porta do depósito. Pegue a empilhadeira e use o R3 para mexer os garfos da empilhadeira, pegue todas as caixas dentro e fora do depósito e coloque dentro do furgão. Depois siga para a casa de Emmet para completar a missão.
- Recompensa: + Respeito.

14 – OG LOC

Vá a delegacia pegar OG Loc, depois leve ele para acertar contas com um velho conhecido. Siga o fujão com a moto até ele parar numa praça. Mate-o e leve OG Loc para a lanchonete indicada no mapa.
- Recompensa: + Respeito.

15 – RUNNING DOG

Siga para o encontro com os mexicanos no local indicado no mapa. Chegando lá, Big Smoke mata um e o outro foge. Persiga-o e mate-o.
- Recompensa: + Respeito.

16 –WRONG SIDE OF THE TRACKS

Vá com Big Smoke até a estação de trem indicada no mapa. Pegue a moto e siga ao lado do trem para que Big Smoke possa atirar nos gangsters em cima do trem. Cuidado com os obstáculos no caminho. Serviço terminado, devolta pra casa.
- Recompensa: + Respeito

17 – JUST BUSINNESS

Leve Big Smoke até o local indicado em Downtown, dê cobertura pra ele e mate os guardas, dentro e fora do prédio. Smoke vai dirigindo a moto e você terá que atirar nos carros e motos que irão te perseguir. As cenas entre a missão são muito locas!
- Recompensa: + Respeito.

18 – HIGH STAKES, LOW-RIDER

Pegue um Low Rider (Blade, Voodoo, Tornado, etc.) para esta missão, siga César até o ponto de largada da corrida. Termine em 1º lugar para ganhar a missão.
- Recompensa: $ 1000.

19 – LIFES’S A BEACH

Corra para uma festa que está rolando na praia, fale com a DJ, aceite o convite para dançar (aperte > 2x durante a conversa), faça os movimentos certinhos. Na conversa seguinte aperte direita denovo e entre na van, leve ela para a garagem indicada.
- Recompensa: + Respeito.

20 – MADD DOOG’S RHYMES

Nessa missão você terá que pegar o livro de rimas de Madd Doog, vá até a casa dele e entre pela porta dos fundos, para matar os guardas aperte L3 para agachar, ande até o guarda e mire com R1, aperte O para matar o guarda pelas costas. Faça isso com todos os guardas até chegar ao livro de rimas, pegue-o e saia da mansão matando os guardas que sobraram. Leve o livro para OG Loc na lanchonete.
- Recompensa: + Respeito

21 – MANAGEMENT ISSUES

Nessa missão você terá que roubar um carro especial para pegar uma celebridade. Corra para a lanchonete onde o motorista está com o carro, pegue o carro (se estiver quebrado leve até o Pay n’ Spray pra consertar) e leve ao local indicado antes das 10 da noite. Estacione entre os outros 2 carros e siga entre eles até o local indicado. Depois que o artista (muito parecido com Will Smith) entrar no seu carro, leve-o até o píer na praia, aumente a velocidade ao máximo e salte antes que o carro caia no mar.
- Recompensa: + Respeito.

22 – HOUSE PARTY

Fale com OG Loc para marcar uma festa ás 8 da noite, durante o dia aproveite o tempo para mudar o visual de CJ, compre roupas e corte o cabelo. Chegadas as 8 horas vá até o local da festa. Mas a festa é interrompida por gangues inimigas que vieram atacar seu território! Mate todos para completar a missão.
- Recompensa: + Respeito

23 – BURNING DESIRE

Pegue o coquetel molotov no beco. Siga para a casa indicada no mapa e jogue os coquetéis pelas janelas da casa. Uma garota pede socorro, ela está dentro da casa em chamas! Entre lá e salve-a! Ache o extintor em uma das salas (Para apagar o fogo é só mirar bem na base da chama), suba no 2º andar e traga ela pra fora, depois leve-a pra casa. Agora ela é sua namorada!
- Recompensa: Uma namorada.

24 – GRAY IMPORTS

Siga para as docas e mate todos na parte de fora do depósito, cuidado com as empilhadeiras com explosivos. Destrua o painel na porta e entre no depósito, vá matando todo mundo até chegar ao segundo andar, um cara vai sair correndo e você terá que segui-lo, quando ele entrar no carro suba na moto e siga-o atirando até o carro explodir.
- Recompensa: + Respeito.

25 –DOBERMAN

Vá à loja de armas, nessa missão você terá que conquistar um território dos Ballas, compre umas armas e siga para Glen Park, mate alguns gangsters para provocar uma guerra entre as gangues. Sobreviva aos ataques para ganhar esse território para a Groove Street Families. A partir de agora você poderá lutar para ganhar novos territórios pela cidade.
- Recompensa: + Respeito.

26 – LOS SEPULCROS

Nessa missão você terá que recrutar amigos da sua gangue (os caras de roupa verde) para ajudá-lo no serviço. Recrute os 2 caras que estão na rua (Aperte R1 para mirar e /\ para recrutar os caras), agora vá até o cemitério com todos dentro do carro, chegando lá dê instruções para seus amigos (use /\ para eles te seguirem, \/ para ficarem na posição e segure /\ ou \/ por algum tempo para dispensá-los). Mate o gangster Kane, e leve Sweet devolta pra casa para completar a missão. Pinte seu carro para escapar dos “mega”.
- Recompensa: + Respeito.

27 – REUNITING THE FAMILIES

Corra para o motel, Sweet entra no motel para resolver umas paradas e você e seus amigos ficam esperando do lado de fora. Mas a polícia chega para dar uma “limpa” no lugar, seus amigos fogem e você terá que entrar e salvar seu irmão Sweet. Vá matando os policiais e entrando nos quartos para beijar as prostitutas, recuperando assim a energia. No lado de fora, mate os policiais que estão no helicóptero e depois o destrua. Desça e entre no carro com Smoke e Ryder, agora você terá que atirar nos carros e motos na rua e policiais que pularem no seu carro. As cenas finais são dignas de um filme!
- Recompensa: + Respeito.

28 – THE GREEN SABRE

Depois do telefonema de César siga para o ponto de encontro e entre no carro dele. Na cena seguinte você vê Smoke e Ryder sendo comprados com um Sabre verde, pelo policial Tenpenny e os Ballas. Traidores! Depois corra para o local indicado para salvar Sweet, que está em perigo. Se proteja atrás dos carros e cuidado com os gangsters que vierem de carro.
- Recompensa: Nada.
_________________________________________________________________________

SAN FIERRO: Depois da missão THE GREEN SABRE, você será levado pelos policiais para San Fierro, como agora Los Santos está muito perigosa, você terá que fazer missões na zona rural e em San Fierro. San Fierro é a cidade baseada em São Francisco na Califórnia, muito bem copiada, tem até as famosas pontes de São Francisco, muitas ladeiras e garagens para “tunar” bem o carro. Com poucas gangues e perigos, poucos dias ensolarados e muita neblina e serração, é uma cidade...um tanto, calma de mais.

29 – BADLANDS

Depois da missão anterior, Sweet vai para o hospital e você terá que fazer missões para o policial Tenpenny, a primeira missão é matar e fotografar o corpo de um agente do F.B.I. que esta numa cabana no monte Chilliad. Para isso pegue um carro, siga até a cabana no morro, chegando lá entre sem chamar a atenção dos guardas, se chamar a atenção deles o agente vai fugir e a missão será mais difícil. Mate-o e fotografe o corpo, depois leve a câmera devolta para o trailer.
- Recompensa: Nada.

30 – FIRST DATE

Depois da missão BADLANDS, César irá telefonar e dirá para você ir até o ponto indicado no mapa por um para encontrar Catalina, a vilã de GTA III. Ande de carro com ela para ela falar os planos de assaltos dela, cada um indicado por um $ no mapa. Ao final de cada assalto, Catalina vai embora, depois ela te chama na cabana dela, para realizar os outros assaltos. Como não há uma ordem correta para os assaltos eu fiz pelo que se encontra mais perto:

1º TANKER COMMANDER: Ande algumas quadras em Dillimore até o posto, pegue o caminhão, encaixe a carga e siga para a garagem indicada no mapa. A partir de agora você poderá fazer missões de caminhoneiro nessa garagem, como será explicado mais tarde.
- Recompensa: $5000

31 - BODY HARVEST

Depois do primeiro roubo com Catalina, The Truth irá te telefonar e marcar um encontro para uma missão, vá até o motel em Angel Pine. Depois da conversa siga para a fazenda indicada e roube a colheitadeira, cuidado com os caipiras armados. Leve a colheitadeira para a fazenda de Truth.
- Recompensa: + Respeito.

32 – KING IN EXILE

Depois da conversa com César no trailer, atenda o telefonema histérico de Catalina e vá até a cabana dela ( para continuar os assaltos.

33 – FIRST BASE

Entre na cabana dela para continuar os assaltos. Escolha um dos três locais que ainda faltam assaltar ($ no mapa) e siga pra lá. Como eu já expliquei, vou fazendo os assaltos conforme estão mais perto.

2º LOCAL LIQUOR STORE – Vá até a loja em Blueberry, antes que você consiga entrar, uns cowboys roubam a loja e fogem, para não perder o dinheiro do assalto, suba no quadriciclo e siga-os de perto para que Catalina possa atirar e derrubá-los, quando derrubá-los desça do veículo pegue a mala e continue perseguindo os que sobraram até pegar todas as malas. Depois do serviço feito, leve Catalina devolta pra casa.
- Recompensa: $ 1000.

34 – GONE COUTING

Depois da última missão, entre denovo na cabana de catalina para outra missão. Escolha o local para assaltar e siga pra lá.

3º AGAINST ALL ODDS – Vá até o local indicado ($) em Montgomery, entre e coloque uma bomba na porta, afaste-se, selecione o controle como arma e detone a bomba para explodir a porta. Entre plante uma bomba no cofre e detone também para pegar o dinheiro. Corra para o Pay n’ Spray indicado no mapa para pintar o carro e despistar a polícia. Depois é só levar Catalina devolta pra casa.
- Recompensa: $2000

35 – MADE IN HEAVEN

Entre denovo na cabana de Catalina para o último assalto que faltou.

4º SMALL TOWN BANK – Entre no banco, enquanto Catalina rouba os caixas, você terá que render os reféns, o alarme toca e a polícia virá atrás de você. Destrua os caixas e roube o dinheiro, depois fuja pelo beco com Catalina, matando todos os policiais que vierem, até que 2 policiais chegam de moto, mate-os e pegue as motos, fuja pra casa com Catalina. Quando Catalina for cercada chegue perto dela pra ela subir na moto, depois a leve pra casa em segurança.
- Recompensa: $10000

- Obs.: Depois dessa missão César vai telefonar falando sobre um empregado de Smoke que irá levar dinheiro de Los Santos para San Fierro toda Segunda(Mon) e Sexta(Fri) e trará de volta o dinheiro de San Fierro para Los Santos toda Quarta(Wed) e sábado(Sat). O empregado de Smoke é marcado por um ponto vermelho no mapa. Corra até ele e mate-o para pegar a grana.

36 –WU ZI MU

Nesta missão você conhece um dos contatos mais importantes do jogo: Wu Zi Mu, mais conhecido como Woozie. Primeiro escolha um bom carro antes de ir para esta missão. Depois da conversa com Woozie você entrara na corrida. Cuidado com os penhascos e curvas. Ganhe em 1º lugar para receber o prêmio e uma nova corrida no mesmo local.
- Recompensa: $ 5000

37 – FAREWELL, MY LOVE...

Depois de uma discurssão com Catalina ela apresenta seu novo amor, Claude o protagonista de GTA III, depois da discurssão entre na corrida e ganhe em 1º lugar para ganhar um posto de gasolina falido em San Fierro de prêmio.
- Recompensa: Um posto em San Fierro.

38 – ARE YOU GOING TO SAN FIERRO?

Pegue o lança-chamas e queime toda a plantação de maconha, se o gás acabar, volte e pegue mais na frente da cabana. Em seguida pegue o lança-mísseis e derrube o helicóptero. Depois entre na Kombi e leve Truth para o posto em San Fierro.
- Recompensa: Nada.

39 – WEAR FLOWERS IN YOUR HAIR

Pegue o carro e vá com Truth aos locais indicados no mapa, chegando nos locais, aperte L3 para buzinar e Truth convida seus amigos para ajudar na reforma do posto.
- Recompensa: Nada.

40 –555 WE TIP

Vá até o hotel marcado no mapa. Chegando lá siga o motorista até o estacionamento, elimine-o e pegue seu uniforme. Suba até a frente do hotel e espere pelo carro do “D.A.”, (clique aqui pra ver o carro), quando ele chegar um dos outros motoristas vai falar algo como: “este é o carro do D.A.”, pegue-o e leve para o posto, lá você vai colocar umas drogas dentro do porta-malas para incriminar o dono do carro. Depois das drogas plantadas no carro leve-o devolta para o estacionamento do hotel. (Cuidado para não quebrar o carro, senão você terá que levá-lo devolta para a garagem e vai perder muito tempo). Depois que CJ telefona para a polícia falando do carro, é só apreciar a prisão do cara. CJ caguetão hein...
- Recompensa: Uma nova roupa, o uniforme de motorista para trabalhar mais tarde no hotel.

41 – DECONSTRUCTION

HaHa! Nessa missão você terá que acabar com a construção ao lado, porque os cara ficam falando “merda” para sua irmã! Então mãos a obra pra mostrar aos pedreiros como ter um pouco mais de respeito! Pegue o trator e derrube todas as cabines, cuidado com os barris explosivos para não danificar o trator. Depois mate todos os pedreiros. O engenheiro vai se esconder no banheiro móvel, pegue o trator e empurre ele pra dentro do buraco, vá de ré com o caminhão de cimento para tampar o buraco e enterrar o engenheiro. Baita massa essa missão né!?
- Recompensa: Nada. Você só ensina aos pedreiros a terem mais respeito pela sua irmã!

POSTO EM SAN FIERRO

42 –PHOTO OPPORTUNITY

Depois do telefonema de César, vá até o lugar onde ele está e entre no carro, depois siga para Angel Pine. Chegando lá suba no telhado, e tire fotos do rosto dos bandidos que forem chegando para a reunião secreta. São eles: Ryder, T-Bone Mendez, Jizzy e Mike Toreno.
- Recompensa: + Respeito.

JIZZY

43 – JIZZY

Entre no posto para receber informações, depois vá até o clube de Jizzy que fica debaixo da grande ponte vermelha de San Fierro. Depois de conversar com Jizzy, pegue o carro e leve a puta para o hotel indicado no mapa. Depois de falar com Jizzy no telefone, siga para o local indicado para matar um gigolô concorrente dele. Depois vá para debaixo dos viadutos para salvar uma das garotas de Jizzy que está sendo espancada e volte para o hotel onde deixou a puta, siga e destrua a limusine e sua escolta.
- Recompensa: $ 3000, + Respeito.

44 –T-BONE MENDEZ

Vá até o local onde uns motoqueiros estão roubando um furgão. Siga-os, encoste bem perto deles e aperte L1 para CJ pegar os pacotes nas motos. Leve os pacotes devolta para o clube.
- Recompensa: $ 5000, + Respeito.

45 – MIKE TORENO

Entre no carro, siga para os locais indicados antes que a bateria do celular de Mike Toreno acabe e você não possa mais receber o sinal de localização dele. Chegando no aeroporto siga o sinal na tela (quanto maior ficar a barra, mais perto você estará de Mike Toreno), você vai achá-lo dentro do furgão dos bandidos, mate os bandidos, mas não destrua o furgão porque Mike está lá dentro, depois de resgatar Mike, destrua o furgão (Dica: Se você não tiver armas, ao lado dos galpões tem uns tanques enormes, entre eles tem um lança-mísseis, use-o para explodir o furgão), depois pegue um carro e fuja com Mike e T-Bone para fora do aeroporto, pinte seu carro para escapar dos “mega” e volte para o clube.
- Recompensa: $ 7000, + Respeito.

WOOZIE

46 – MOUNTAIN CLOUD BOYS

Leve Woozie para o local indicado no mapa, você vai ver que uma gangue atacou e botou fogo no lugar. A gangue volta para atacar novamente e você terá que enfrentá-los, mate todos e pegue o carro para escapar. Quando você sair virão 2 carros inimigos, destrua-os e leve Woozie devolta pra casa.
- Recompensa: $ 5000, + Respeito.

47 – RAN FA LI

Vá até o aeroporto e pegue o carro que está no estacionamento no subsolo. Desvie dos inimigos e leve o carro para a garagem indicada sem danificar muito o carro.
- Recompensa: $ 6000, + Respeito.

48 – LURE

Entre no carro e dirija até o ponto indicado no mapa, chegando lá, siga pelos checkpoints, cuidado com os motoqueiros para eles não explodirem seu carro. Chegando no posto no final dos checkpoints você passa a missão.
- Recompensa: $ 8000, + Respeito.

49 –AMPHIBIOUS ASSAULT

Para fazer essa missão você terá que ter um bom nível de mergulhador (Lung Capacity). Para isso vá até o mar ou um lago, mergulhe e nade debaixo da água, quando sua barra de Lung Capacity incrementar umas 5 vezes você já pode ir fazer a missão. Cuidado para CJ não perder o fôlego e morrer afogado! Depois disso vá das 20 às 6 horas no ponto W para fazer a missão. Corra para o local indicado no mapa, nade entre as pedras para pegar uma faca, depois nade até o navio. Cuidado para não ser pego pelos refletores ou pelas lanchas, para isso, nade por debaixo d’água. Suba no navio, use o modo stealth para matar os guardas, ou senão vá no braço mesmo! Chegue até dentro do navio para sabotá-lo (aperte triângulo). Depois salte fora e nade até o local indicado.
- Recompensa: $ 11000, + Respeito.

50 –THE DA NANG THANG

Suba no helicóptero, mate todos os bandidos no navio. Quando você for atingido suba pela escada, mate todos em cima dos containeres e desça pelo buraco mais a frente para a casa de máquinas. Chegando lá atire no cadeado do container para libertar os reféns, depois suba até a cabine do capitão e mate o espadachim como um verdadeiro Samurai. Depois vá até os reféns denovo para escapar e terminar a missão.
- Recompensa: $ 15000, + Respeito.

POSTO DE CJ

51 – OUTRIDER

Depois do telefonema vá até o posto e entre no carro. Siga até o local indicado, pegue o lança-mísseis e a sniper e suba na moto. Vá na frente desbloqueando o caminho para a van passar, depois de destruir os 3 bloqueios siga com a van até a fábrica.
- Recompensa: $ 9000, + Respeito.

C.R.A.S.H. – OFICIAL TENPENNY

52 – SNAIL TRAIL

Vá até o posto de CJ, para sua surpresa Tenpenny e Pulaski estão lá. Na missão pegue a sniper dentro do tubo na construção ao lado. Corra para a estação, o cara que tem que perseguir entra no trem. Siga o trem até a próxima estação, quando ele descer siga-o de longe para não levantar suspeitas. Quando ele entrar no táxi pegue um carro e siga-o pelas ruas de Los Santos. Ao chegar no píer ele sai para falar com outro cara, use a sniper para eliminar os 2.
- Recompensa: Nada.

POSTO DE CJ

53 –ICE COLD KILLA

Vá até o clube de Jizzy, suba pelos andaimes e entre pelo alçapão no teto. Vá matando todo mundo dentro do clube, quando Jizzy fugir pegue um carro, siga e destrua o carro dele para matá-lo. Quando ele morrer pegue o telefone dele.
- Recompensa: $ 12000, + Respeito.

54 – PIER 69

Depois de matar Jizzy siga para a frente do Píer 69 onde César vai estar te esperando. Suba no telhado para falar com ele. Use a sniper para matar os bandidos (os caras de macacão e toca) no telhado do Píer. Depois desça mate os gangsteres e depois atire em T-Bone Mendez até matá-lo. Quando Ryder pular na água nade atrás dele. Depois suba na lancha e destrua a lancha de Ryder para ele morrer. É o fim de Ryder, um amigo que traiu e teve o fim que mereceu.
- Recompensa: $ 15000, + Respeito.

55 –TORENO’S LAST FLIGHT

Siga até o heliporto da delegacia. Cuidado com o lança-mísseis. Mate os bandidos e suba até o heliporto. Quando você chegar lá em cima tente pegar o lança-mísseis e atirar no helicóptero. Se não der certo, desça pegue a moto e siga o helicóptero. Vá mais na frente desça da moto, espere o helicóptero passar por você e atire nele até ele explodir e você passar a missão.
- Recompensa: $ 15000, + Respeito.

56 – YAY KA-BOOM-BOOM

Vá até a garagem e pegue o carro-bomba, siga para a fábrica, mate os guardas, depois entre no depósito pela rampa e coloque o carro-bomba perto dos tanques químicos. Aperte O para armar a bomba, você terá 40 segundos para sair do prédio. Depois siga para o portão de saída da fábrica, como o portão está fechado pegue o carro dos bandidos e salte pela rampa em direção da rua. Logo depois volte para a garagem para completar a missão.
- Recompensa: $ 25000, + Respeito.
_________________________________________________________________________

LAS VENTURRAS: Esta é a cidade de San Andreas baseada em Las Vegas na Califórnia, é a famosa cidade dos imensos desertos e glamurosos casinos. Aliás essa é a última cidade que aparece no game. Além dessas três cidades tem o deserto em Las Venturras e o campo no meio das três cidades.
Em Las Venturras você terá as missões mais legais do game, como as missões do aeroporto abandonado no deserto, invadir casinos, etc.
Nessa cidade você será obrigado a comprar o aeroporto abandonado no deserto, lá você vai aprender a pilotar aviões e ganhará a licença de piloto. Em Las Venturras, também tem a auto-escola de motos e lanchas ($).

CONTATO MISTERIOSO.

57 – MONSTER

Depois de atender o telefonema de Toreno, siga para Tierra Robada em Las Venturras, entre no Big-Foot e siga pegando os checkpoints, termine antes de 6:30 min. para completar a missão.
- Recompensa: $ 3000.

58 – HIGHJACK

CJ leva um susto ao saber que o novo contato é Toreno, porque pensou que tinha matado ele quando explodiu o helicóptero na missão TORENO´S LAST FLIGHT. Mas ele continua vivo e agora você terá que fazer missões pra ele. A primeira missão é interceptar um caminhão e levá-lo pra garagem. Suba na moto com César, siga pela ponte em direção a San Fierro, chegando do outro lado permaneça perto da porta do motorista do caminhão para que César possa pular e tomar o caminhão, cuidado com os carros e obstáculos. Quando César pegar o caminhão, entre nele e leve-o para a garagem indicada.
- Recompensa: $ 7000.

Mike Toreno

59 – INTERDICTION

Corra para El Castillo Del Diablo. Chegando lá pegue o lança-mísseis e escolha um veículo para subir o morro até o ponto indicado. Quando os helicópteros inimigos chegarem, atire neles com o lança-mísseis, cuidado para não atingir o helicóptero de carga. Depois siga para o ponto marcado no mapa para pegar o contrabando e leve-o para a garagem na cidade fantasma.
- Recompensa: $ 1000.

60 – VERDANT MEADOWS

Corra para o aeroporto abandonado para comprá-lo por 80 mil. Faça as missões de auto-escola de aviões, (Estas estão no detonado de extras.). Complete as missões para aprender a voar e passar a missão.
- Recompensa: + Respeito, Licença de piloto para entrar em qualquer aeroporto e pegar qualquer avião.

THE FOUR DRAGONS CASINO – WOOZIE

61 – FENDER KETCHUP

Nessa missão você terá que aterrorizar um mafioso que foi preso ao capô do seu carro. Para isso dê cavalinhos-de-pau, acelere ao máximo, vá pela contramão, use e abuse de tudo para ele borrar as calças! Só cuidado para não matar ele, depois que a barra de pânico encher volte para o casino.
- Recompensa: $ 5000, + Respeito.

62 – EXPLOSIVE SITUATION

Vá para a construção, chegando lá desça e pegue o caminhão, use-o para quebrar as caixas e roubar as dinamites. Quando roubar todas, os guardas fecham a saída. Então suba na moto e use as rampas para saltar de uma em uma até sair fora. Depois leve as dinamites pra um empregado de Woozie que está esperando logo a frente.
- Recompensa: $ 7000, + Respeito.

63 – YOU’VE HAD YOUR CHIPS

Antes de fazer essa missão eu recomendo a vocês que comprem armas como a Micro SMG, e um colete a prova de balas. Bem, na missão corra para a fábrica e entre pulando a cerca na rua ao lado, logo depois que pular pegue a serra elétrica para ajudar no serviço. Entre no depósito, mate os guardas com cuidado para não morrer porque são muitos guardas. Exploda as máquinas indicadas, mate mais alguns guardas (cuidado ao sair do depósito, tem um guarda sobre o container com um 12 muito forte) pegue o carro que está bem na entreda do depósito, vire e saia correndo para a garagem do casino.
- Recompensa: $ 10000, + Respeito.

64 – DON PEYOTE

Vá até o deserto para pegar Maccer e Kent Paul (velho conhecido de Vice City), leve-os para Snake Farm, chegando lá os caipiras apresentam a irmãzinha sexy deles. Corra do tribufu devolta para o casino, quando chegar lá mate os caipiras que te seguiram. Na cena seguinte você conhece Ken Rosemberg (outro conhecido de Vice City).
- Recompensa: + Respeito.

CALIGULA’S CASINO – KEN ROSEMBERG

65 – INTENSIVE CARE

Agora você começará a fazer missões para Ken Rosemberg no Caligula’s. A primeira é assim: Corra para o hospital para pegar Johnny, chegando lá a enfermeira diz que uma ambulância já levou ele. Ache as ambulâncias nos pontos indicados, quando achar a ambulância que tem o Johnny dentro, não a destrua, bata nela até o motorista e o carona saírem fora, mate-os e pegue a ambulância. Leve Johnny para a fábrica de carne.
- Recompensa: $ 5000, + Respeito.

66 – THE MEAT BUSINNESS

Leve Rosemberg para a fábrica de carne para ele ver Johnny. Depois do enfarte de Johnny, alguns caras botam fogo na fábrica. Pegue o extintor na sala ao lado, mate os caras e apague o fogo, vá seguindo matando os caras até a saída. Leve Ken devolta para o casino para completar a missão.
- Recompensa: $ 8000, + Respeito.

MADD DOGG

67 – MADD DOGG

Nessa missão você terá que salvar Madd Dogg, que está tentando suicídio se jogando de um prédio. Pegue a caminhonete com as caixas na carroceria e vá até debaixo do prédio aonde ele vai se jogar. Acelere e dê a ré para ficar bem na direção onde Madd Dogg vai pular. Depois o leve para o hospital antes que ele morra.
- Recompensa: + Respeito.

C.R.A.S.H. – OFICIAL TENPENNY

68 – MISAPPROPRIATION

Vá até o ponto indicado, chegando lá tente matar o agente do F.B.I. para pegar a sua maleta. Se não conseguir matar ele lá, entre no helicóptero e siga ele até Las Venturras, quando ele pousar tente matá-lo denovo, se não conseguir mesmo assim, persiga-o de carro até conseguir matá-lo e passar a missão.
- Recompensa: Nada.

THE FOUR DRAGONS CASINO – WOOZIE

69 – FISH IN A BARREL

Entre no casino para assinar um contrato de parceria com Woozie e Ran Fa Li, essa missão não tem objetivos.
- Recompensa: Não é uma missão, e sim uma cena.

CALIGULA’S CASINO – KEN ROSEMBERG

70 – FREEFALL

Depois do telefonema de Ken, siga para o casino Caligula. Nessa missão você terá que invadir um avião em pleno vôo! Corra para o aeroporto e roube o avião que está no galpão. Levante vôo e siga para onde está o outro avião. Chegando, vá para trás dele, passe pela argola para CJ dar uma de dublê e pular de um avião para outro. Dentro do avião aperte L2 ou R2 para se proteger atrás das paredes. Mate todos os policiais dentro do avião. Depois de CJ tomar o controle do avião, pilote até o aeroporto e pouse.
- Recompensa: $ 15000, + Respeito.

C.R.A.S.H. – OFICIAL TENPENNY

71 – HIGH NOON

Depois do telefonema do policial siga para Las brujas, depois da cena pegue o carro perto do cemitério e persiga o policial Pulaski, atire ou bata nele até o carro dele explodir, se ele sair mate-o para completar a missão. Pronto! Eddie Pulaski, um policial corrupto e mau caráter está eliminado e não fará falta pra ninguém!
- Recompensa: Menos um inimigo pra encher o saco!

OBS: Se o jogo der uma parada nas missões, vá até o aeroporto abandonado e faça as missões que estão no detonado de extras para continuar o jogo.

CALIGULA’S CASINO – KEN ROSEMBERG

72 – SAINT MARK’S BISTRO

Siga para o aeroporto, entre no avião e pilote até o ponto indicado para chegar em Liberty City (a cidade do GTA III). Chegando lá, você estará dentro do bar de Sony Forelli, vá matando todos os capangas dele dentro do bar, desça até a cozinha e depois na área de fora mate Forelli, volte para Las Venturras e pouse no aeroporto.
- Recompensa: $ 20000, + Respeito.

THE FOUR DRAGONS CASINO – WOOZIE

73 – A HOME IN THE HILLS

Depois da hilária apresentação do anão, Madd Dogg fala pra você recuperar a mansão dele. Pule de pára-quedas com os outros capangas de Woozie, pouse no telhado da mansão, mate os gangsteres que vierem e entre na mansão. Vá matando todos lá dentro até chegar no chefão: o Big Poppa. Siga-o até fora da mansão, quando ele pegar o carro siga ele até matá-lo.
- Recompensa: + Respeito.

MANSÃO DO MADD DOGG

74 – VERTICAL BIRD

Kent Paul, que antes cuidava dos ensaios da banda Love First em Vice City, agora está cuidando do estúdio de Madd Dogg. No meio do ensaio Toreno interrompe a música e te chama para uma missão: Roubar um caça! Para isso, entre na lancha indicada e pilote até o porta-aviões. Chegando perto dele saia da lancha e vá nadando pra não chamar a atenção, entre e espere terminar a conversa dos soldados. Quando 1 deles for embora mate o que ficou na empilhadeira e siga em frente. Vá matando silenciosamente os soldados (cuidado pra não deixar eles tocarem o alarme). Bem no final do navio tem uma sala onde você desativa os mísseis teleguiados, desative-os. Depois vá até o outro lado do navio pra pegar um caça (Aperte X para subir, Quadrado pra descer, R3 pra cima vira as turbinas do caça pra ele ir pra frente, R3 pra baixo vira as turbinas pra baixo pro avião subir e descer.). Destrua os caças que vierem atrás de você (Aperte R1 pra mirar e L1 pra atirar um míssel, deixe a mira ficar vermelha pra atirar). Depois siga até as lanchas e destrua elas. Logo após vá para o aeroporto e pouse o avião dentro do hangar.
- Recompensa: $ 50000, você ganha o caça, que fica no aeroporto.

75 – HOME COMING

Vá até a prisão pegar seu irmão Sweet. Depois de CJ levar uma bela bronca por não cuidar do seu território, siga para a casa de Sweet. Agora seu beco está dominado por traficantes (crack dealers). Mate todos que estão ali por perto. Depois mate alguns gangsters para provocar uma guerra. Elimine todos pra conquistar seu território denovo.
- Recompensa: + Respeito.

76 – CUT THROAT BUSINESS

Leve Madd Dogg até o local onde OG Loc está gravando um vídeo. Quando ele subir na lancha, siga-o desviando dos barcos. Chegando no píer, ele vai fugir de kart, persiga-o pelas ruas de Los Santos até o estúdio dele e pegar o livro de rimas de Dogg devolta.
- Recompensa: + Respeito.

SWEET

77 – BEAT DOWN ON B DUP

Vá com sweet até a casa de B-Dup, como ele se mudou, siga para Glen Park. Chegando lá mate alguns “Ballas” para começar uma guerra, resista a eles e mate os gangsters na casa de B-Dup e entre.
- Recompensa: + Respeito.

78 – GROVE 4 LIFE

Nessa missão você tem que conquistar 3 quarteirões de Idlewood. Siga pra lá com Sweet, chegando lá mate alguns gangsters pra começar a guerra. Mate todos que vierem pra ganhar o quarteirão. Faça isso 3 vezes, depois leve Sweet pra casa pra completar a missão.
- Recompensa: $ 10000, + Respeito.

MANSÃO DE MADD DOGG

79 – RIOT

Na cena, CJ e amigos vêem o julgamento do oficial Tenpenny. Apesar de ser acusado de assassinatos, envolvimento com drogas e roubos, Tenpenny é absolvido de sua acusação. A cidade de Los Santos fica revoltada com a decisão do julgamento e começa a se revoltar furiosamente. As pessoas explodem carros, brigam, colocam fogo nas casas e ruas, um verdadeiro caos! Leve Sweet pra casa, tomando cuidado para não morrer no meio do caminho!
- Recompensa: Nada.

SWEET

80 – LOS DESPERADOS

Nessa missão você terá que ajudar César a recuperar seu território devolta. Para isso, recrute alguns amigos da sua gangue e siga de carro pra lá. Chegando na estação de trem, fale com os amigos de César, vá matando os inimigos que vem pela frente. No final, cuidado com o gangster que tem a “bazooka”. Mate todos os inimigos para recuperar o território de César e passar a missão.
- Recompensa: + Respeito.

OBS.: Depois dessa missão Sweet te telefona e diz pra você conseguir pelo menos 50 % dos territórios da cidade. Então, monte seu arsenal, mate alguns gangsters inimigos pra começar a guerra, e saia pela cidade pra conquistar os territórios (Tutorial de como conquistar territórios no detonado de extras). Quando Sweet telefonar siga pra casa dele pra fazer a última missão do jogo.

81 – END OF THE LINE

Entre no carro com sweet e siga para o prédio onde Smoke está escondido. Roube o tanque da S.W.A.T para quebrar a parede e entrar no prédio. Mate os gangsters e entre na porta. Smoke está no 4º andar, vá subindo até chegar lá. Vá matando todos, quando chegar num local mais aberto, se esconda atrás das caixas e mate todos os inimigos. Fique atento aos coletes e energias espalhados pelo cenário. Finalmente quando chegar no 4º andar, mate Smoke. Tenpenny chega e foge com a grana de Smoke, e ainda bota fogo no prédio. Então não perca tempo, aperte O para ligar os óculos de visão noturna, siga matando os gangsters e apagando o fogo (mire bem na base da chama). Chegando lá embaixo, Sweet pula no caminhão que Tenpenny usa pra fugir, entre no carro e siga ele pelas ruas, (não se distraia com os molotov’s que são jogados na rua, porque eles não destroem o carro). Chegando na avenida do estádio (na avenida beira do mar), aproxime-se do caminhão para Sweet pular no seu carro. Agora sweet dirige e você tem que atirar nos policiais e gangsters que seguirem você (não adianta atirar no caminhão, porque ele não explode). Quando Tenpenny cai da ponte, a missão estará terminada.
- Recompensa: + Respeito. A barra de respeito está no máximo agora.

Cheats

Saúde/status

Saúde completa
R1, R2, L1, O, esquerda, baixo, direita, cima, esquerda, baixo, direita, cima

Armadura completa
R1, R2, L1, X, esquerda, baixo, direita, cima, esquerda, baixo, direita, cima

Saúde infinita
L2, L1, R1, R2, cima, direita, baixo, esquerda, O, X, quadrado, triângulo

Cometer suicidio
Direita, L2, baixo, R1, esquerda, esquerda, R1, L1, L2, L1

Oxigénio infinito
Baixo, esquerda, L1, baixo, baixo, R2, baixo, L2, baixo

CJ musculoso
Triângulo, cima, cima, esquerda, direita, quadrado, O, esquerda

CJ magro
Triângulo, cima, cima, esquerda, direita, quadrado, O, direita

CJ gordo
Triângulo, cima, cima, esquerda, direita, quadrado, O, baixo

Armas

Pacote 1: taco, pistola, shotgun, MiniSMG, AK47, lança-rockets, molotov, spray, punho de aço R1, R2, L1, R2, esquerda, baixo, direita, cima, esquerda, baixo, direita, cima

Pacote 2: faca, pistola, shotgun sawnoff, Tec9, sniper, lança-chamas, granadas, extintor R1, R2, L1, R2, esquerda, baixo, direita, cima, esquerda, baixo, baixo, esquerda

Pacote 3: serra, pistola silenciada, shotgun de combate, M4, bazooka, explosivos R1, R2, L1, R2, esquerda, baixo, direita, cima, esquerda, baixo, baixo, baixo

Polícia/gangs

Diminuir procura policial
R1, R1, O, R2, cima, baixo, cima, baixo, cima, baixo

Aumentar procura policial
R1, R1, O, R2, direita, esquerda, direita, esquerda, direita, esquerda

Aumentar respeito
R1, R2, L1, X, esquerda, direita, baixo, cima

Todos os gangs (incluindo a nossa) atacam CJ
Baixo, cima, cima, cima, X, R2, R1, L2, L2

Jogabilidade/condução

Barcos voadores
R2, O, cima, L1, direita, R1, direita, cima, quadrado, triângulo

Bloquear trânsito
O, L2, cima, R1, esquerda, X, R1, L1, esquerda, O

Carros a andam
na água Direita, R2, O, R1, L2, quadrado, R1, R2

Carros mais rápidos
Direita, R1, cima, L2, L2, esquerda, R1, L1, R1, R1

Controle aperfeiçoado
Triângulo, R1, R1, esquerda, R1, L1, R2, L1

Explodir todos os carros
R2, L2, R1, L1, L2, R2, quadrado, triângulo, O, triângulo, L2, L1

Obter páraquedas
Esquerda, direita, L1, L2, R1, R2, R2, cima, baixo, direita, L1

Semáforos sempre verdes
Direita, R1, cima, L2, L2, esquerda, R1, L1, R1, R1

Saltos 10 vezes superiores
Cima, cima, triângulo, triângulo, cima, cima, esquerda, direita, quadrado, R2, R2

Todos os taxis com nitro
Cima, X, triângulo, X, triângulo, X, quadrado, R2, direita

Trânsito agressivo
R2, O, R1, L2, esquerda, R1, L1, R2, L2

Trânsito cor-de-rosa
O, L1, baixo, L2, esquerda, X, R1, L1, direita, O

Trânsito preto
O, L2, UP, R1, esquerda, X, R1, L1, esquerda, O

Trânsito raro(só carros de alto nível nas ruas)
Cima, L1, R1, cima, direita, cima, X, L2, X, L1

Trânsito reduzido (poucos carros e peões)
X, baixo, cima, R2, baixo, triângulo, L1, triângulo, esquerda

Veículos

Bulldozer
R2, L1, L1, direita, direita, cima, cima, X, L2, esquerda

Caddy
O, L1, cima, R1, L2, X, R1, L1, O, X

Bloodring Banger
Baixo, R1, O, L2, L2, X, R1, L1, esquerda, esquerda

Hotring #101
R1, O, R2, direita, L1, L2, X, X, quadrado, R1

Hotring versão alternativa
R2, L1, O, direita, cima, O, R2

Hydra (Jato Militar)
Triângulo, triângulo, quadrado, O, X, L1, L1, baixo, cima

Hunter (Helicóptero Militar)
O,X,L1,O,O,L1,O,R1,R2,L2,L1,L1

Jetpack
L1, L2, R1, R2, cima, baixo, esquerda, direita, L1, L2, R1, R2, cima, baixo, esquerda, direita

Limo
R2, cima, L2, esquerda, esquerda, R1, L1, O, direita

Monster Truck
Direita, cima, R1, R1, R1, baixo, triângulo, triângulo, X, O, L1, L1

Police Ranger
Cima, direita, direita, L1, direita, cima, quadrado, L2

Quadricíclo
Esquerda, esquerda, baixo, baixo, cima, cima, quadrado, O, triângulo, R1, R2

Rancher
Cima, direita, direita, L1, direita, cima, quadrado, L2

Rhino (tanque)
O, O, L1, O, O, O, L1, L2, R1, triângulo, O, triângulo

Romero
Baixo, R2, baixo, R1, L2, esquerda, R1, L1, esquerda, direita

Stretch Limo
R2, cima, L2, esquerda, esquerda, R1, L1, O, direita

Stunt Plane (avião de manobras
O, cima, L1, L2, baixo, R1, L1, L1, esquerda, esquerda, X, triângulo

Trashmaster
O, R1, O, R1, esquerda, esquerda, R1, L1, O, direita

Vortex
Triângulo,triângulo, quadrado, O, X, L1, L2, baixo, baixo

Pedestres

Ataque dos pedestres
Baixo, cima, cima, cima, X, R2, R1, L2, L2

Motim dos pedestres
Baixo, esquerda, cima, esquerda, X, R2, R1, L2, L1

Mulheres doidas pelo CJ
O, X, L1, L1, R2, X, X, O, O

Pedestres com armas
R2, R1, X, triângulo, X, triângulo, cima, baixo

Tempo/clima

Dia de sol
R2, X, L1, L1, L2, L2, L2, triângulo

Dia chuvoso
R2, X, L1, L1, L2, L2, L2, O

Temporal
R2, X, L1, L1, L2, L2, L2, quadrado

Abrandar controle
Triângulo, cima, direita, baixo, L2, L1, quadrado

Relógio mais rápido
O, O, L1, quadrado, L1, quadrado, quadrado, quadrado, L1, triângulo, O, triângulo

Céu alaranjado
Esquerda, esquerda, L2, R1, direita, quadrado, quadrado, L1, L2, X

Outros

$250,000 instantâneos
R1, R2, L1, X, esquerda, baixo, direita, cima, esquerda, baixo, direita, cima

Modo gore
Quadrado, L1, O, baixo, L1, R1, triângulo, direita, L1, X

Trocar de modelo
Direita, direita, esquerda, cima, L1, L2, esquerda, cima, baixo, direita, direita

Mapas das loclizações de itens
Esses mapas você pode encontra no site: http://www.gtasanandreas.com.br/mapas/ostras.php

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Max Payne 2: The Fall of Max Payne PS2


Modo trapaça: Durante o jogo, pressione: quadrado, quadrado, quadrado,X, esquerda, direita, esquerda, direita, quadrado, quadrado, quadrado, X, esquerda, direita, esquerda, direita. Depois pressione Start+Select pra ir pro menu principal, vá em New Game e todos os modos de jogo estarão liberados.

domingo, 25 de fevereiro de 2007

50 Cent Bulletproof


1º PASSO:

Logo no início, elimine os inimigos enquanto seu amigo abre a porta. Quando a tela de comando aparecer, aperte o start. Isso significa que você recebeu uma nova mensagem. Quando Banks abrir a porta, siga para a direita à procura de uma caixa de ferro, receba outra mensagem e pegue a caixa. Depois que Popcorn lhe ensinar o novo golpe, entre no prédio e suba as escadas. Siga para a esquerda eliminando os inimigos pelo caminho e chegue perto da porta para encontrar a saída. Atire de perto nos mecanismos que emitem lasers e siga para a direita. Continue e atire nos outros mecanismos de lasers. Procure por perto, uma porta que possui a palavra “Peet” pixada nela. Entre nela e destive os outros mecanismos com lasers. Suba as escadas à frente e saia. Continue até encontrar o colete.

2º PASSO:
A saída está na porta de luz verde. Desative os mecanismos de lasers à esquerda e volte para a porta de luz verde. Aperte o ■. Seu amigo colocará bombas no local, mas os inimigos tentarão eliminá-lo. Proteja-o. Elimine todos os inimigos, principalmente os que estão no alto e siga para a saída. Desça a escada, entre na porta e continue eliminando qualquer inimigo que aparecer. Aperte ● na caixa de lixo se quiser usá-la como arma. Siga para a direita no final do caminho. Continue e entre no prédio. Vire para a esquerda e depois para a direita. Entre na porta da lavanderia e siga em frente. Quando encontrar uma porta com as palavras “Danger: Higth Voltage Keep Out”, entre. Aperte ■ no painel de luz vermelha e saia. Suba a escada e acione o painel com o botão verde.

3º PASSO:
Saia pela porta. Siga em frente e pule em cima da máquina de lavar. Continue e aperte L1 na abertura para passar. Entre na esquerda e elimine os inimigos. Entre ne esquerda novamente e continue. Siga para onde está o elevador e ative-o com o ■. Elimine os inimigos. Depois da animação, enfrente o primeiro chefe do jogo. Não será difícil, apenas descarregue suas balas no inimigo e desvie dos tiros dele. Faça isso até eliminá-lo. Pegue os itens do local e saia. Após a animação, siga para a direita e entre na loja “Bugs Pawn Shop”. Assista a conversa e saia. Siga em frente e entre na direita para encontrar seu amigo. Entre no teatro e saia após a conversa.

4º PASSO:
Saia da casa. Siga para a esquerda e entre no beco em frente ao carro laranja. Converse com o cara e volte para a frente de sua casa. Compre uma arma na van que está estacionada em “Ming´s Chinese” e siga para a direita. Continue e suba as escadas. Entre no metrô e siga para Safe House. Na próxima parte, siga pelo caminho da floresta e entre na esquerda. Elimine os inimigos e suba no tronco. Siga pela direita e continue andando, suba e continue. Passe pelo carro e siga o caminho. Elimine o inimigo e siga até o checkpoint aparecer. Elimine mais inimigos e continue até avistar o portão da mansão. Aperte ■ e seu amigo virá abrí-lo. Entre e elimine os inimigos. Continue até entrar em um túnel. Siga por ele e entre no elevador. Siga para a esquerda e entre no local cheio de vinhos. Haverá um elevador desativado. Saia do local e entre à direita passando pelo corredor. Entre na direita novamente. Entre pela porta e aperte ■ no mecanismo. Ative o painel com a luz vermelha e o elevador voltará a funcionar.

5º PASSO:
Volte até o elevador que você acabou de ativar. Entre e assista a animação. Siga para a sala de estar, passe pela mesa e continue pelo corredor. Entre na esquerda. Entre na primeira porta e elimine o inimigo. Entre na próxima porta e elimine os inimigos no quarto. Entre na porta da direita e continue até encontrar a sala cheia de sangue. Pegue os itens e o K-Dog´s Stuff na mesa. Entre na porta e siga para a esquerda. Entre na próxima porta e assista a animação. Ative o painel na sala e procure pelo cofre que está atrás do quadro. Depois que seu amigo abrí-lo, pegue o dinheiro e saia do local. Volte ao local onde você pegou os itens e entre na porta. Encontre o cofre e deixe seu amigo abrí-lo. Pegue o dinheiro e saia novamente. Entre no próximo quarto e abra o armário. Espere novamente seu amigo abrir o cofre e pegue o dinheiro.

6º PASSO:
Saia do local e siga para a biblioteca. Observe a primeira estante à direita e aperte ■ no livro dourado. Aperte Start no painel com luz vermelha e escolha as opções nesta ordem:
1- Communications;
2- Contacts;
3- Bugs.
Siga para a cozinha quando a conversa acabar. Vire à esquerda e entre na porta do cinema ao lado. No fundo, está o último cofre. Deixe seu amigo abrí-lo, pegue o dinheiro e saia. Volte até a cozinha e pule pela janela onde os inimigos estão entrando.

7º PASSO:
Já estando fora da mansão, siga em frente e elimine os inimigos. Entre à esquerda depois do corredor e desça as escadas. Siga pela direita e saia. Você estará agora em sua casa. Saia e siga pela esquerda até chegar na loja “Bugs Pawn Shop”. Saia do local após conversar com o cara e siga para o outro lado da rua. Entre no metrô e siga para “Junkyard”. Entre no ônibus destruído para não ser atingido e pegue o colete. Elimine os inimigos e continue. Entre no ônibus amarelo e pegue o colete e munição. Saia e siga para metrô destruído. Elimine os inimigos e entre no outro ônibus amarelo para pegar mais um colete e munição. Suba e siga pelo caminho à direita. Observe o vagão à direita e entre nele. Converse com McVicar e elimine os inimigos

8º PASSO:
Continue o caminho e siga pela esquerda. Pegue o item atrás da torre amarela. Siga até o vagão de metrô à frente e elimine os inimigos. Continue até o checkpoint aparecer e elimine os inimigos em frente ao “Smokey´s Wrecking Yard”. Passe e procure itens dentro dos vagões. Elimine os inimigos que aparecerem e entre na oficina. Pegue uma caixa com itens no fundo da sala. Acione os “levantadores” de carros. Fique no meio da plataforma e ative-a. Assista a animação e enfrente o novo chefe. Não fique parado nesta luta de forma alguma. Movimente-se e utilize armas que se carregam mais rapidamente. Atire o quanto puder no sujeito até eliminá-lo e acabar com esta fase também.

9º PASSO:
Siga para o carro laranja e entre no beco à frente. Siga para Bugs Pawn Shop após a conversa para comprar armas e/ou munição. Siga para o metrô e vá até o ponto de Chinatown. Esta parte exige que você tenha bastante habilidade Stealth. Você deve passar sem ser percebido pelos inimigos. Se não conseguir e for visto por alguém, elimine o inimigo (não se preocupe, nada em sua reputação ou no jogo mudará). Siga em frente e entre na cozinha. Aproxime-se da enorme porta do local e uma nova missão será aberta. Entre pela direita e elimine os inimigos (se conseguir, passe sem ser percebido!). Entre na porta e suba todas as escadas. No terceiro andar, entre na porta com estátuas. Elimine os inimigos na sala e pegue dinheiro e o Keycard na mesinha. Procure pelo livro “Receitas de Wu-Jang” e pegue-o. Saia e siga para o segundo andar. Entre na área com caixas no final do corredor e use o Keycard na porta.

10º PASSO:
Pegue os itens dentro da sala e acione o painel com luz vermelha. Destrua todos os monitores e videocassetes (destrua mesmo, atire pra valer até ter certeza). Saia e siga para o subsolo. Entre pela porta (antes fechada) na cozinha e desça as escadas. Pegue itens e siga para o elevador. Acione-o e você estará em uma estacionamento. Elimine os inimigos do local. Assista a animação e elimine os outros. Entre no elevador por onde eles sairam e elimine mais inimigos no outro estacionamento. Quando Wu-Lang descer aparecer, enfrente-o. Novamente, não fique parado! Fique próximo do chefe, pois ele lançará granadas contra vc. Em um certo momento, ele terá de recarregar a arma. Aproveite e meta bala! Repita o procedimento até eliminá-lo de vez.

11º PASSO:
Siga até a van de onde Wu-Lang saiu e aperte ■. Na próxima fase, nós dividiremos em partes:

1- Avance os vagões e elimine os inimigos. Continue em frente até chegar em um vagão verde. Elimine mais inimigos e tome cuidado para não atirar no inocente. Quando chegar no vagão final, elimine os inimigos. Não fique próximo da porta pois ela será explodida. Siga pelos vagões eliminando os inimigos até a animação.
2- Siga em frente. Elimine os inimigos e utilize o vagão destruído à esquerda para passar pelo fogo. Pegue os itens no fundo da estação, utilizando o vagão. Siga para o outro lado em direção à escada e elimine os inimigos. Atire no cadeado, na escada. Daqui, entre na primeira esquerda e siga por algumas esquinas até encontrar o longo corredor. Siga a luz vermelha no teto para encontrar a primeira parte da bomba a ser montada. Elimine os inimigos, volte ao corredor e entre na primeira esquerda. Passe direto pela plataforma e pela escada (não entre!). Siga pelo corredor e entre na esquerda. Pegue mais uma parte da bomba a ser montada no final do corredor com luz azul. Siga para a esquerda e elimine os inimigos. Passe pelas bobinas de energia. Acione o elevador que está próximo ao painel de luz verde e siga para o segundo andar. Elimine os inimigos e pegue o colete. Encontre a última parte da bomba. Entre no menu e fale com Yayo. Selecione Communications, Contacts e Tony Yayo. Depois da mensagem ele construirá uma bomba com as partes que você pegou. Aperte o ■ na porta de ferro com luz verde para plantar a bomba e saia de perto.

12º PASSO:
Passe pela bifurcação e entre na porta verde. Elimine os inimigos no caminho até o final do corredor e desça. Siga para o lado oposto ao do “ventilador” e aperte ■ no painel de energia à esquerda para acioná-lo. Volte e siga pelo corredor e desça as escadas. Esconda-se nos pequenos cômodos com luz vermelha para atravessar a linha de metrô. Corra para a mesma direção que o metrô e entre rapidamente no cômodo para não morrer. Atravesse a linha novamente e encontre a passagem com luz azul para continuar. Acione o elevador, suba e siga a plataforma. Siga à esquerda dos paines desligados. Acione o elevador. Desvie dos tiros e elimine os inimigos. O novo chefe aparecerá! Mais uma vez, não fique parado! Atire bastante no inimigo e tente mirar na cabeça para matá-lo mais rapidamente.

13º PASSO:
Você estará em sua casa. Saia e siga para o metrô (escolha ir para o ponto de “Projects”). Desvie dos tiros e elimine os inimigos. Siga para a sala à esquerda e suba nos escombros do prédio. Elimine os inimigos e passe por alguns cômodos até trocar de prédio. Passe por mais cômodos e observe a rampa à esquerda. Atire no ar-condicionado na janela à esquerda para liberá-la. Passe por ela e siga pela esquerda. Elimine o inimigo com a pistola sniper e passe por outra rampa. Pule os escombros à frente e continue até encontrar um inimigo de colete. Será um pouco difícil eliminá-lo. Atire nas madeiras da próxima sala para abrir caminho. Siga para a esquerda até encontrar um cômodo sem chão.

14º PASSO:
Elimine os inimigos que estarão lá embaixo. Uma barra mostrará o progresso de seu amigo. Se ela parar de encher, elimine os inimigos que o estão atrapalhando. Quando o progresso de seu amigo for completado, siga para a outra sala. Espere até que ele termine de plantar a bomba. Pule para o outro prédio. No prédio destruído, caia um andar por vez. Elimine os inimigos e prossiga com seu amigo no andar térreo até encontrar um portão. Aperte ■ para que Yayo plante uma bomba. Passe pelo caminho e siga para o segundo andar.

15º PASSO:
Siga pelo corredor à direita da escada. Yayo plantará outra bomba. Pegue o dinheiro e a prova no cofre e volte para a escada. Siga para o último andar. Faça Yayo explodir o portão e encontre-se com Petra (o chefe) no final do corredor. Cuidado com as granadas que ele lançará contra você. Atire quando ele for recarregar a arma e movimente-se o tempo todo. Elimine-o para passar a fase.

16º PASSO:
Converse com o cara do beco em frente ao carro laranja. Depois, siga para o metrô e vá até o ponto “Docklands”. Elimine os inimigos e pegue o colete no escritório. Siga para a direita e suba na tábua. Passe pelas estantes até encontrar uma tábua para subir. Passe por outras estantes e suba novamente na tábua. Passe pelas outras e suba finalmente na tábua que o leva para a plataforma. Elimine os inimigos e siga para a esquerda. Passe pela sala de armários brancos e continue. Suba na caixa à esquerda e passe pela tábua. Avance pelas estantes e passe para as seguintes. Encontre a tábua perto da empilhadeira. Siga por ela e avance pelas estantes à frente. Avance até encontrar uma tábua que o leva para cima.

17º PASSO:
Siga pelas estantes e passe por outra tábua que o leva para cima. Vá para a direita e pule para chegar na plataforma. Entre na esquerda e continue até encontrar outro armazém. Siga pela plataforma, suba a escada, passe pela tábua e chegue às estantes. Pule nas caixas do lado esquerdo e passe pela tábua. Continue pelas tábuas até chegar ao topo. Chegue próximo da escada. Vá até a caixinha à frente e pegue os crate sensors.

18º PASSO:
Entre à esquerda e, depois, vire à direita. Existe um símbolo em um contêiner de quatro setas. Chegue próximo a ele e aperte ■ para colocar um sensor. Espere um pouquinho e um guindaste abrirá o caminho. Entre pela esquerda, continue e, mais à frente, vire à esquerda novamente. Persiga e elimine os inimigos e vire à esquerda. No fundo existe outro contêiner com o símbolo. Coloque outro sensor nele e espere o guindaste abrir caminho. Entre à direita e, mais à frente, à direita novamente.

19º PASSO:
Faça o mesmo procedimento do sensor nos dois contêineres e volte. Avance e entre à esquerda. Caminhe próximo às grandes portas e elimine o inimigos que estará atirando de cima das caixas. Suba nelas e chegue ao topo do contêiner laranja. Desça e assista a animação. Elimine os inimigos até que O´Hare apareça. No primeiro momento, esconda-se e atire nele de longe. Tome cuidado com os tiros da arma dele. Após derrotá-lo, você será levado à próxima fase.

20º PASSO:
Saia da casa e fale com McVicar. Siga para o metrô e escolha ir ao ponto “City Morgue”. Pegue os itens energéticos no necrotério e saia. Entre à direita e vire na primeira esquerda. Entre na porta à frente, pegue os itens e saia pela porta à frente. Siga pelo corredor da direita e entre no corredor com luz verde. Entre ne primeira porta, pegue os itens e saia. Siga para a esquerda, continue pelo corredor e vire à esquerda novamente. Entre na porta, pegue os itens e saia.

21º PASSO:
Assista a animação. Proteja Matt e elimine os inimigos. Volte ao início da fase, no necrotério (Body Locker), pelos corredores por onde veio. Elimine os inimigos, espere alguns segundos e siga para a porta à direita (a do fundo). Escolha a opção “Call Matt” (para isso, vc deve protegê-lo o tempo todo!) e ele abrirá a porta. Aperte ● no corpo do cara (Vasquez) para controlar a maca. Saia com a maca pela porta que Matt abriu e siga para o elevador. Espere até que Matt entre e acione-o. Leve o corpo até o local de queimação.

22º PASSO:
Após a animação, saia e siga para a esquerda. Continue e Matt abrirá outra porta. Entre por ela e pressione ■ no bueiro com luz verde. No esgoto, entre na primeira direita e, depois, direita novamente. Siga pela esquerda e continue. Entre na direita e siga até a saída. Após a animação, elimine os inimigos e vire à esquerda. Entre na direita e pegue os itens dentro da sala. Saia dela e continue seguindo em frente. Você receberá uma ligação. Siga pela esquerda e continue até encontrar um encanamento bloqueado.

23º PASSO:

Pegue sua “Li´l Smokey” e lance uma granada nele para abrir passagem de água. Siga para a direita e acerte o encanamento ao fundo de longe. Siga reto e destrua outro encanamento. Entre à direita e destrua outro também de longe. Volte e entre no túnel à direita. Vire à esquerda, à direita e continue até a saída. Elimine os inimigos e destrua o último encanamento. Volte pelo túnel que vc veio e vire à esquerda até encontrar uma porta que antes estava fechada. Suba as escadas e aperte ■ para acionar a válvula.

24º PASSO:
Desça pelas escadas laterais e siga até o local que estava inundado. Entre na porta e siga para a próxima fase. Entre no teatro e converse com Popcorn. Siga para sua casa e, depois da conversa, vá até o metrô e escolha ir para “Little Italy”. Lá, elimine os inimigos e assista a animação. Elimine mais dois inimigos e entre por onde eles vieram. Pegue os “Accouting Documents” no móvel. Após a animação, elimine os inimigos e siga seu amigo. Continue, eliminando os inimigos que aparecerem no caminho.

24º PASSO:
Pegue a engrenagem, na sala, e saia pela porta no final do corredor. Continue seguindo seu amigo e elimine mais inimigos. Siga para uma porta dupla, na área com luzes brancas. Pegue o “Keycard” na caixa no fundo da sala. Saia e suba a escada. Utilize o “Keycard” na porta com luz laranja e entre. Siga para a direita e suba a escada. Siga pelas salas à frente até chegar a uma plataforma do frigorífico. Pressione ■ no painel e desça de elevador. Pegue o “Keycard B” à direita e suba no elevador. Utilize o “Keycard B” na porta com luz vermelha e entre. Siga para a direita, em direção às escadas.

25º PASSO:
Elimine os inimigos até que o chefe apareça. Atire granadas com a “Li´l Smoke” nele e desvie de seus tiros. Elimíne-o para passar de fase. Você estará em casa. Equipe-se com bastante munição e energia. Siga para o metrô e escolha ir para “Vessel”. Chegando lá, siga em frente e elimine os inimigos. Entre pela porta à esquerda e continue. Siga para a esquerda até encontrar um elevador com luz vermelha. Aperte ■ no painel ao lado dele para que seu amigo venha mexer. Não entre ainda! Entre na porta do local e vire à direita. Acione o elevador com luz verde e entre.

26º PASSO:
Entre na sala à esquerda, pegue a bazuca e saia. Siga pela plataforma e pule no contêiner. Pule no de baixo e salte para o contêiner à frente. Pule no azul e chegue ao chão. Elimine os inimigos e acione o painel em frente ao elevador. Suba com seus amigos e siga para a área onde está o elevador com luz verde. Pressione ■ no painel com as inscrições “Lift Control System” para que seu amigo o conserte. Siga para o elevador, acione-o e entre. Saia e sube no contêiner. Desça por eles até chegar no chão. Siga para o painel na parede em frente ao painel com luz vermelha e chame seu amigo para mexer.

27º PASSO:
Acione o painel à frente, agora com luz verde. Pressione ■ no elevador. O chefe aparecerá e fugirá. Elimine os inimigos e siga para a direita. Entre na primeira porta e continue até chegar a um lugar cheio de caixas e contêineres. O chefe virá novamente! Mire na cabeça dele e atire com a “Old Vet” repetidamente. Depois de eliminá-lo, saia e volte á área do elevador. Vá para o outro lado e entre na porta à direita. Continue em frente até a animação aparecer. O chefe final se revelará!

28º PASSO:
Não fique parado em momento algum! Esconda-se para não ser atingido pelos tiros de Spinosa. Fique sempre em movimento e utilize suas melhores armas (a bazuca, por exemplo) e táticas. Mire e atire sempre na cabeça do sujeito. O chefe é um pouco difícil (o que é comum em todos os jogos, já que é o último!), execute estas dicas e vença. Assista ao final do jogo!

detonado retirado do site www.playstation.com.br

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Batman Begins


Prologue

Tome cuidado com todos os inimigos neste quadro.

Entre no salão e vá para a esquerda. Logo após a animação volte. Vá pelo corredor em chamas. Siga pelas escadas após chamar o elevador.Após a cena detone os inimigos e saia pela janela. Pendure nos tubos, após a explosão destrua as madeiras para entra na janela.

Lute com os inimigos que aparecerem, veja a animação e siga o trajeto.

Pront o o nível está completo.

Himalayas


Siga Ducard até que o diga o que você deve fazer.

Seja silencioso e rapido para supreender e desamar os seus inimigos .

Pressione L3 para agachasse e desame o ninja da esquerda e siga-o outra vez.

Agora, veja as luzes no telhado.

Vá agora até Ducard após animação.

Suba as escadas e siga pelo trajeto. Você pegará os SHURIKENS (ESTRELAS) e cairam por um alcapão. Use os shurikens para descer a escada. Suba

e use novamente para desce a rampa. Pule e rampa e bata no sino.

Siga o Ducard.

Suba a escada e depois os cabos pra ir ao outro lado. Use as shurikens pra cortar a corda da caixa, agora detone os ninjas e interrogue o ultimo que sobrar. Volte até ao sino e toque novamente. Entre pela porta.

Fale com ninja e suba no tatame, use a alavancae vá falar com Ducard após animações detone os ninjas. Use as Shurikens nas cordas da gaiola onde está o prisioneiro e siga-o, passara mais uma animação.

Pron to o nível está completo.

Goth an Docks

Você está em uma sala, passará por uma porta e um corredor de vidro, ai você verá a policia cercando o local. Após a animação, use o elevador. Pule a cerca a sua esquerda, abra a porta e lentamente agarre o guarda, detone o outro guarda e interrogue.

Não abra a porta a sua esquerda, mas vc pode visualizar a policia de plantão atras dos bandidos e de vc logico, porque ainda eles naum sabe k BATMAN é um aliado, então suba a escada e abra a janela, suba na plataforma e pendure-se no fio, suba as caixa. Destrua as caixa que está na sua frente e passe pelo tubo de ventilação.

Su ba a escada a sua esquerda e abra a janela, escale o tubo e já na direção do guarda, aperte O para ver a animação.

Após animação, pegue a chave da empilhadeira e ligue ela, você derrubara as caixa atras do forgão, o motorista e seu assistente virão verificar o que houve, então de umas porradas neles, para aumentar sua reputação. Use o lock pick para abre o segredo o portão, ao pule pule no buraco.

Sewers


Após que Batman terminar de conversar com Alfred. Use o Bat-Graple para subir na plataforma, ai também tem energia e também tem o botao para abri a porta da comporta, entre nele.

Você verá os guardas pedindo as senha da porta para o engenier (trabalhador do local), quando eles termirem de conversar, vagarosamente detone o guarda que está com a arma, após detona-lós o engenier virá conversar com vc, e ele fornecera a senha da porta. Volte use o Bat-Graple, para volta e desça vc vera o display a sua direita para digitar a senha (1227), suba o tubo e escale ele ate subir na plataforma, detone todos os objetos e passe pelo tubo a sua esquerda, suba a escada e vire a alvanca, afaste-se após explosão use o Bat-Rang.

Ao cair do tudo suba a escada e vá até o lado ao onde estão os capangas, use o Bat-Rang para assusta-los, detone e interrogue, saia e corte a corda da escada e entre nessa proxima porta.

Ao sair da tubulação, você escutar os guardas conversando espere o momento certo para pego-de supresa, mas seja rapido e preciso.

Após detonar os inimigos, você verá os policiais conversando, assim eles terminarem de conversar suba a escada e curta o baita susto k vc dará neles.

Inside Gothan Dock

Você está em cima de uns containers, após passar para o outro lado, detone o guarda (opicional) e suba as correntes. Ao passar em baixo de um container vire a sua direita ao lado da caixa vc verá uma escada, detone o guarda que está na cabine (Alfred falará para vc usar o eletro-hack)

jogue a caixa em cima dos guardas (Eles estão a sua direita). Após de detonar e pegar informações, suba a escada e vire a esquerda, ao visualizar um container vermelho, encoste nele para passa pela brecha nos containers. Após interroguar o guarda, ligue a empilhadeira e aguarda os guardas conversar, suba as correntes a sua direita e vá até a porta a sua direita que se encontra no outro lado.

Cargo Ship

Ao sair passe você verá um navio, então passe pelo portão a sua frente (esquerda se estive na escada), ligue a empilhadeira suba nos paletes e nos containeis e pendure-se no fios até chegar no navio, siga a sua esquerda detone o guarda, no corredor a sua esquerda terá um guarda vigiando o patio, vá lentamente e detone todos os inimigos, você verá um conteiner vermelho, pule em cima das caixa e suba pelo cabo ou no conteiner, pegue os equipamentos (Granada de Fumaça) e pule. Vá ao ponto marcado e detone o guarda e use o eletro-hack.

O bs: Você pode pular até o guarda de um pulo duplo e segure X .

Após animação detone os guardas e pegue a chave para abri a porta e siga a sua esquerda, ao pegar os equipamentos terá um guarda que está de tocaia, use o granada de fumaçã ou pegue ele de supresa quando ele virá. Após usar o lock-pick. Desça ou pule a escadaria, mas não abra a porta, está vindo os capangas e sua direção, visualise eles com o OPTIC e se esconda, quando os guardas subirem as escadas, passe rapidamente a porta.

Pier
< br>

Ao sair do galpão vá encher sua energia, escale a coluna a sua frente, pule nos aneis amarelos dela até chegar ao cano que você escalará, daí vc verá um painel, destrua as caixa que estão em cima do elevador e ligue o painel, e pule em cima do elevador para ir a plataforma a sua direita. Ao desce pelo cano detone os guardas que estão de campana no elevador.

Ao entra na proxima sala vc verá duas portas, a sua direita terá os guardas conversando na frente de um carro, escute a conversa e se esconda. Interrogue o guarda que entrou na sala a onde vc se escondeu, apos pegar a chave. Saia pela porta a sua esquerda e desça pelas escadas.

Deton e os guardas e suba as correntes dos lutres até chegar a porta que está do outro lado, entre e saia pela janela, suba as escadas e desça pelo tubo, acabe com os guarda e use o elevador.

Ao sair do galpão subas a caixa para escalar as correntes do Guindaste, detone o guarda que está na cabine de comando, e opere o guindaste até o carro, após a animação suba a escadaria e vá até o carro.

Passage to Gotham

Nessa missão você irá controlar o batmóvel.

Você testará suas habilidades como motorista profissional, o objetivo e detonar um caminhão, até lá enfrentara um trafego pesado e inimigos que tentarão colidir com você o percurso todo.

O melhor que você poderá detona-los no estilo de Bournout.
Gothan The Black Market

Após animação do BATMÓVEL, detone os inimigos, suba a escada, e escale o tubo até passa a cerca. Ao abrir o portão não vá na portaria sigua em frente, use o BAT-Graple para pular a cerca. Detone todos os inimigos e volte a portaria. Ao entra na portaria acaba com o guarda a sua direita, use o elevador.

Blac k Market Club

Vá a porta principal, ih! vc passou pelos lasers e saiu uma fumaça, que está detonando vc?

É um gás venenoso.

Dica : Ao chegar na porta, vc verá um abajur, use o BAT-GRAPLE para subir e pule no piso superior, vc tem k ser rapido desça na sala a frente k está cheia de gás, use o BAT-RANG, para derrubar o vaso, que quebrara o vidro da janela. Abra a porta e siga o corredor a sua frente. Haverá duas porta a sua frente terá dois guardas e a da direita está com lasers alerta uma super metralhadora.

Dica: Veja a conversa dos guardas e vá a porta que está com os alarmes, ao aciona-los, pule rapidamente a esquerda em diagonal para frente e use o BAT-GRAPLE, aguarde e espere o momento certo para detonar os dois guardas, vá a cabine e desligue o alarme (Eletro-hack). Nesse caminho vc usará o Bat-Can, com ela vc poderá visualizar os lasers e os sensores. Ao passar os sensores do Piso. Derrube os tuneis e se esconda atras do sofá para atacar o inimigo. Ao sair da tubulação derrube os toneis e aguarda o guarda verificar o que aconteceu.

Obs : Suba na barra em cima da porta.

Na siga o caminho da onde ele veio e detone os guarda que estao de campana, use a tela para subir e ter acesso a outra sala, interrogue o suspeito para pegar a senha (1337). Após utilizar a senha use os cabos do elevador para chegar ao outro lado.

Construt ion Site

Ao sair da tubulação, suba na corrente do elevedor, até chegar ao topo, ai você deve ter muita pericia porque, se era seu pulo vc cair e começará tudo denovo.

OBS: Use o BAT-RANG para soltar as grandes e de o pulo duplo.

Dica: Ao cair segure X e procure a corda do elevador para não morrer.

Após ter subido tudo, rodei as salas e detones todos os guardas, entre na sala para encontra uma carta que contem a senha da porta (1024).

Use o Bat-Rang para descer e subir o elevador, pule na corrente da vigona, desça e destrua as madeiras que obstruiem a janela, vá até o guindaste, opere o guindaste e vá até o cabo. Detone os guardas.

Após de ter dado curto no sistema, suba até a pequena passagem e siga a sala a sua direita, use o eletro-hack para desligar o enorme ventilador. Rapido entre na passagem do ventilador e pule. Agora suba os andaimes, até chegar ao teto, derrube a vigona e detone seus inimigos.

Narr ows Insland

Ao chegar ao museu, na entrada haverá dois guarda, se agil e silencioso para pelo de supresa.

Suba o tubo a sua esquerda para destruir a corrente que segura o avião. Ao subir o avião, vá ao piso a sua frete e pendure-se na tubulação atá chegar a porta que está no outro lado.

Pule nas corrente para durrabar o esqueleto do dinossauro, agora porrada neles.

OBS: Não se esqueça de assusta o cara que está la fora. (Coitado o cara parece que está se mijando, hehehe...)

Sig a o ponto amarelo.

Use o BAT-GRAPLE e o BAT-RANG para destruir os toneis.( Quando vc tive pendurado). Mais outra sessão de pancadaria. Entre no elevador e ao sair vc verá dois caras conversando. Conforme a ilustração.

Após detonar os guardas pegue os equipamentos e volte ao elevador vc verá as escada não a frontal entre tem uma a sua esquerda. Ao subir a escada fique esperto tem um guarda te esperando para te balear, mas espere ele se vira e pronto.

Saia pelo enorme buraco na parede, mas vá agaixado, porque tem um vigia na janela espere o momento certo e entre para interroga-lo, agora suba os andaimes de madeira e passe pela brexa. Derrube as caixa que estão do outro lado, lembre-se use estrategia. Após detonar os bandidos.

Após usar o lock pick, recarregue sua energia, e vire a sua direita, vá bem devagar e espere o momento certo para poder passar. Ao desce as escada, cuidado tem um guarda ia espere ele aparece na janela, quando ele virá ataque. Entre no elevador, use o BAT-GRAPLE, desça e atire o BAT-RANG.

(Essa animação é muito Loka)

Agora você dará uma grande sessão de pancada nos seus inimigos, um deles possui a chave da porta que se encontra no andar de cima, para chegar lá suba as caixas. Ah! esqueci do lado das caixa tem equipamentos. Siga o ponto amarelo, mas a porta não abre? Atras de você suba pelo tubulação e saia do predio e use o BAT-RANG para destruir os toneis, agora de um pulo duplo e segure X na direção da janela, agora acabe com todos.

Ao chegar no helicoptero, sua o tubo de ventilção, suba o tubo de ventilação, e ande cuidadosamente, não faça barulho! (Se seus inimigos escutarem, eles fugiram com helicoptero), detone o guarda e desça pelo buraco da grade até chegar a janela, que está no andar abaixo de helicoptero, suba os andaimes e use o BAT-RANG para derruba o helicoptero.

D etone todos inimigos e interrogue, o BATMAN deixará o inimigo fugir, use o BAT-GRAPLE para pegar um carona no helicoptero.

A rkham Asylum

Suba as escadas atrás de você, ande até chegar na janela que está no outro lado. Cuidado com os guarda detone eles. Ao sair da janela, use o BAT-RANG para dispara o alarme do carro.

Leia carta, use o telefone para pegar senha da porta (4563). Muita calma nessa hora, suba a caixa e pule nos dois canos até chegar na cabine entre por cima e abra as jaulas.(Fique tranquilo seu inimigos irão abri a porta para vc sair)

Ao entre na janela, mais a frente você verá os capangas interrogando a Doutora. Agora escale até o outro lado do predio.

Cuidadosament e use o fogão para assustar seus inimigos, ao sair pela janela, suba nas grades, até falar com a Doutora.

Saia e procure a capsula de gás para detonar a caixa d agua. A capsula está no outro lado do predio, Alfred passará as coordenadas.

A rkham Underground

Ex plorando o caminho você verá Raquel como refém do ESPANTALHO, interroge o guarda para pegar a senha 5839, detone os guarda e utilise o elevador. Espere os guardas terminarem de conversa e entre na passagem para passar por baixo deles e espere o momento certo para ataca-lós.

Sub a a caixa e o tubo, agora siga o inimigo e detone todos que tiverem e suba a escada, nesse mesmo lugar passa para o outro lado. Destrua as caixas para interrogar o inimigo e pegar a chave.

Vá até a porta e veja o espantalho com seu capangas conversando, se esconda e esperer os guardas conversarem e cuidadosamente detone o guarda e vá atras do outro.

Volte e use o BAT-RANG, para destruir a capsula e intoxicar seus inimigos. Suba a escada a sua esquerda pule na corrente e acerto a capsula com o BAT-RANG, porradas nos caras.

Após detona-los abra a comporta e entre, suba pela tubulação que dará acesso a outra tubulação.

Pul e a grade e detone o guarda. gire as alavancas e entre na comporta, suba a correntes e siga o inimigo.

Você vera o espantalho com seus capangas entre no tubo de ventilação e detone todos. agora vá atras do espantalho, ele figira pelo elevador. use as escadas a sua direita voltando, ao chegar proximo você lutará com três inimigos.

Use o Bat-Graple ao chegar proximo do ESPANTALHO, ele abrirá a comporta para esmaga-lo, rapido quebre as caixa e passe pela tubulação e continue atras dele.

Suba as escadas, pronto agora detone seu inimigos. Após detona-lós traga ajuda, vá ao centro da escadaria e traga o para ajuda-lo, tirá a Raquel do predio.

Escape for Arkham

Seja bem cautelosos e agil, você deve passar pelos policiais sem que eles percebam sua presença.

Pule para outro lado do predio, (use as janelas), cuidado com os olofotes, se esconda dos policiais. Pule na tubulaçaõ. Suba pelo cano e pele nos aparelhos de ar condicionado.

Pacien cia, espere o policial sair entre pela janela e va a proxima sala a sua esquerda, quebre o vido e pule rapidamente haverá uma frota subindo as escadas.

Detone a capsula de gás, agora saia do predio e encontre RAQUEL.

Saving Rachel

Mais uma incrivel missão com o batmóvel. seja rápido RAQUEL corre risco de vida, cuidado com os carros e os helicopteros que lhe cerca.

Warne Manor

Bruce conversará com DUCARD, detone os ninjas que Ducard ordena ataque você. Vá atrás de DUCARD. Destrua os objetos que está pegando fogo e passe, pela brexa.

Suba na coluna a sua direita, use as escada e as correntes até chegar ao outro lado e chute o vaso (Cuidado com os ninjas) para arrobar a portal principal. Após detonar os ninjas entre na porta principal e vire sua direita procure a passagem secreta e peque equipamentos.

Volte e derrube o luste com o BAT-RANG, suba as correntes e derrube o vaso.

Desça e acabe com a ninja. Você encontrar o FOX, ajude ele a sair do local em chamas.

Embure a escada e quebre a janela, e vá a sua esquerda e derrube o vaso. Siga o caminho para se encontrar com ALFRED.

Narrow s Chaos Island

Após detonar seus inimigos, peque os equipamentos e suba as grades para ter acesso as escadas. Pule nas correntes e vá até o elevador.

Siga o ponto amarelo e você terá uma supresa. (Kabum...) Cuidado você está cercado.

Após detonar seus inimigos pegue a chave e vá até o carro. Suba a escada que está a sua esquerda e siga o percurso e ternime a faase.

The Monorail Tracks

Após usar o lock piclk e a explosão, suba nos tubos com listras amarelas e pretas que está no seu lado direito. Ao entra na porta entra na tubulação, e ple na corrente e suba a escada. Após detonar os ninjas. Use o BAT-RANG para trazer as correntes.

Detone os ninjas e os maniacos, agora vá salvar RAQUEL, suba a escada que está a sua esquerda. Após falar com RAQUEL, pule para o outro predio, detone os maniacos.

Saia pela janela a sua esquerda no final do corredor e pule para o outro prédio, e pule no trem.

Monorial to Gotham

Detone os ninjas. Suba o vagão vermelho e ander em cima do vagão. (Carregue sua energia) Use o BAT-RANG é vá por baixo do vagão. Agora pegue o guarda de supresa.

Use o BAT-RANG para separar os vagões, detone os ninjas e pegue a senha (1942), cuidado ao digitar a senha se erra a porta pode explodir (Use ,triangulo para para cancelar), suba pela porta que o ninja abriu, cuidado com os semaforos. Ao chegar no vagão cheio de tambores, desça e rodeie o vagão e use o BAT-RANG para quebrar as travas do compartimento, desça pelo alçapao e escale o cano e suba no vagão, agora você enfrentará DUCARD (RAS AS GHULL).

DICA: Se preocupe com os ninjas. Detone DUCARD e confira o fim do game!

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Final Fantasy X-2




O jogo começa com um super show. Depois da fantástica abertura, Paine e Rikku atacarão a falsa Yuna, dando início à primeira batalha do jogo. Não há muito a se fazer, exceto derrubar os capangas e depois a atacar a falsa Yuna. Use as habilidades de Rikku para roubar os inimigos.
Vencendo a batalha, a falsa Yuna fugirá, dando início a uma perseguição. Ao longo do caminho você enfrentará algumas batalhas. Você pode tentar evitá-las ou enfrentá-las, o que é recomendável para o começo da aventura. Aproveite para roubar itens dos inimigos. Independente disso, chegando na área seguinte, siga para o lado esquerdo rumo ao porto. Você deverá encontrar um Moogle gigante, fale com ele para recarregar seu HP e MP, depois continue perseguindo a falsa Yuna.
Na área seguinte, Logos e Ormi aparecerão e a verdadeira Yuna se juntará às amigas, formando o trio Y.R.P. Na batalha contra Logos e Ormi, mantenha seu HP alto e ataques concentrados sobre os inimigos. Vencendo-os, a verdadeira Yuna pedirá para a falsa (Leblanc) devolver sua Garmet Grid, iniciando uma nova batalha. Com Yuna, você será obrigado a usar a Dressphere Songstress durante a luta. Embora a batalha não ofereça perigo, fique atento ao seu HP, então roube Leblanc e mantenha o ritmo de ataques constantes.
Vencendo mais esta batalha, Leblanc e seus capangas fugirão. Ao mesmo tempo, alguma coisa estranha acontece com Yuna e ela não consegue parar de dançar, encerrando a primeira missão.
Celsius
Seu grupo será levado para dentro da nave Celsius, onde Yuna terá algumas explicações a respeito da Garmet Grid. Após a conversa, fale com cada um dos personagens: Shinra, Boddy, Brother, Rikku e Paine - não importa a ordem. Yuna contará um pouco a respeito do que sabe sobre eles, além de receber partes do dicionário Al Bhed.
Após falar com todos, fale novamente com Shinra e escolha a opção Treasure Sphere e assista a Journey´s Start para a mensagem que motivou Yuna a se unir aos Gullwings (o nome oficial de seu grupo de Sphere Hunters). Aproveite a oportunidade para atualizar o equipamento de seus personagens e desde já procure juntar bastante dinheiro. Feito isso, siga para o elevado que está ao fundo e vá para a Cabin. Fale com o barkeep para saber um pouco sobre ele, depois escolha a segunda opção - Sleep. Após uma noite de sono, use o elevador para voltar para a Bridge da nave. Você estará a caminho de uma nova missão.
Lembrete: o dicionário Al Bhed o ajudará a entender o idioma de mesmo nome. Os eventos descritos na estratégia o guiará de forma que você obtenha todos os dicionários, por isso só mencionaremos aqueles que realmente precisam ser encontrados. Esta missão o levará ao topo do Mt. Gagazet, onde a presença de uma Sphere foi detectada. O caminho oferece muitas áreas quebradas, obrigando você a encontrar lugares por onde possa continuar a subir - Yuna começará a usar suas habilidades a partir de agora.
Siga até o elevador e quando chegar no andar abaixo, procure explorar cada parte para encontrar baús contendo bons itens e até mesmo acessórios. Procure evoluir seus personagens um pouco antes de avançar, isso facilitará seu desempenho ao longo do game. Quando você chegar à área aberta, terá um confronto com Leblanc e seus capangas. Juntos, eles podem oferecer perigo ao seu grupo. Procure manter o HP de seus personagens elevado, então concentre seus ataques em Leblanc. Vencendo-a, Ormi e Logos não ofereceram mais perigo.
Após a batalha, você receberá uma nova missão que é chegar primeiro às ruínas no alto da montanha. Leblanc e seus capangas tomarão outro caminho - você verá a imagem dos três indicados por um marcado no alto da tela. Você terá seis minutos para chegar ao topo, tempo suficiente para explorar o ambiente ao longo do caminho. Antes de entrar na base das ruínas, Logos aparecerá e deixará capangas para atrasar você. Vencendo a batalha, entre na base das ruínas e siga sempre em frente. Chegando do outro lado, outros capangas de esperam para atrasá-lo. Depois de vencer, continue subindo. Se você chegar ao topo antes do tempo se esgotar, verá Leblanc e seus capangas em péssima situação. Chegando ao Save Point, salve o seu progresso e depois continue até o final do caminho acima. Mais adiante uma criatura atacará.
Mantenha seu HP alto e ataques constantes para vencê-lo. Use as habilidades de Paine para baixar a defesa e o ataque da criatura. Vencendo-a, Yuna encontrará mais uma Sphere. Após a cena, saia de dentro da gruta e você será recolhido pela Celsius.
Lembrete: os Save Points são grandes esferas azuis espalhadas ao redor do mundo de Spira. Além de salvar o seu progresso no jogo, servem também para recarregar HP e MP das personagens e de teletransporte direto para dentro da Celsius - essa opção não ficará acessível durante missões e eventos importantes. Você escolhe se quer salvar seu progresso ao longo do jogo.
Celsius
Dentro da nave, Brother estará estendido no chão e preocupado com Yuna. Vá falar com ele e escolha a segunda opção para confortá-lo. Feito isso, fale com Shinra para assistir à Sphere e depois ganhar a Dressphere Black Mage. Em seguida, o alarme tocará indicando a presença de novas Spheres. Fale com Boddy e logo depois terá uma breve explicação dos Hotspots (as missões principais) e da navegação ao redor do mundo de Spira.
Agora você está livre para explorar, então vamos aos Side Quests. Algumas delas servem apenas para chegar em localidades do mundo de Spira, então você pode cruzar as regiões a pé, o que implicará em muitas batalhas (porém uma boa para evoluir seus personagens e ganhar dinheiro), ou ser rápido podendo chegar nessas localidades usando a Celsius. Se escolher a primeira alternativa, use a habilidade Pilfer Gil de Rikku para roubar dinheiro dos inimigos.
Visite a cidade de Luca e os habitantes abordarão Yuna para falar a respeito do show. No entanto, ninguém sabe que foi uma impostora que fez a apresentação. Yuna contará a suas amigas o que aconteceu enquanto elas invadiam o Stadium. Ela se fantasiou de Moogle para não ser reconhecida e surpreender a impostora. Agora, desça a escada e chegue na Central Square, onde terá que distribuir dez balões promovendo o show. Para isso, aproxime-se da pessoa e aperte o botão de ação para entregar o balão.
Entregue um balão para a mulher perto da barraca à direita, para a criança em frente ao monumento, para a mulher e o homem sentados no banco da direita, para a senhora no banco da esquerda, para os dois homens do lado esquerdo do telão. Embaixo do telão, verifique a tela de vidro na parede para abrir um compartimento onde encontrará mais duas pessoas, depois entregue o último balão para a pessoa no final do corredor à direita. Seu prêmio será uma Garmet Grid. Depois é só assistir ao resto dos acontecimentos. Obs.: ao concluir este evento, visite Luca novamente e siga para o Stadium, então entre nos vestiários (os corredores de ambos os lados da escada principal) e fale com Rin, o criador do jogo Sphere Break. Visite o porto e pegue uma Garmet Grid em um baú atrás das grandes caixas.
Lembrete: sempre que pegar uma Garmet Grid, confira seus atributos e se oferecer melhor desempenho que a Garmet Grid equipada, então equipe-a em sua(s) personagem(ns).
Você pode usar a Celsius para chegar ao próximo objetivo ou então cruzar a região de Mi’ihen Highroad a pé e pegar alguns itens e acessórios ao longo do caminho. Há também a possibilidade de alugar um Hover e chegar rapidamente do outro lado da região. Chegando nesta região você verá Ormi e Logos. Mais adiante você será abordado por um soldado da Youth League. Escolha a segunda opção e Yuna se lembrará de Yaibal. Após a conversa, escolha a primeira opção para ter acesso ao território restrito - cheio de Fiends, criaturas místicas muito perigosas. Ao longo do caminho você avistará Logos e Ormi mais uma vez, eles descerão através de uma formação de pedra, siga-os. O caminho será único e o levará até os dois capangas de Leblanc. Depois que eles fugirem, pegue a Crimsom Sphere 9. Ao sair da região, alguém aparecerá. Escolha a segunda opção para se lembrar de Maroda. Após a conversa, volte para a formação de rochas e suba, para então continuar o caminho adiante até o QG da Youth League.
Após subir o elevador você encontrará Elma, outro rosto familiar de Final Fantasy X. Após a conversa, o evento estará completo. Explore a área ao redor do elevador, depois suba por este. Chegando ao QG, vá para a porta de entrada e fale duas vezes com Lucil e logo depois fale com Maechen - o homem sentado à sua direita. Escolha a primeira opção para ele começar a contar uma história. No final ele pedirá para tocar nas mãos de Yuna, então escolha a segunda opção.
Lembrete: sempre que falar com Maechen, você poderá pedir para ele acelerar a história que ele conta e para isso basta ficar apertando o botão de ação. O recomendado é não fazer isso para não afetar a porcentagem de conclusão do jogo. Deixe-o falar sem interrupções.
Dica: procure por um baú nas proximidades de onde Maechen estava para pegar uma Garmet Grid.
Concluídos estes eventos, volte para a entrada de Mushroom Rock Road e fale com Clasko. Escolha a primeira opção para levá-lo para dentro da Celsius. Agora volte para a sua nave e fale com Shinra para assistir a Crimsom Report 1. Logo depois, vá para a Cabin e fale com Clasko - ele está no segundo andar.
Você verá Gippal, o líder da facção Machina. Você terá que falar com ele, mas para isso deve entrar na fila para pegar um cartão de acesso ao Djose Temple. Espere alguns instantes e ao entrar no estabelecimento, fale com o balconista e escolha a primeira opção. Agora entre no Djose Temple e fale com Gippal para fazer uma entrevista de negócios. Após falar com ele, saia do Djose Temple e siga para o sul. Você encontrará com ele novamente na ponte. Após a conversa, escolha a primeira opção e ganhe uma carta de acesso para trabalhar no Bikanel Desert, caçando peças na areia. Agora continue seguindo para o sul e você encontrará um homem com duas máquinas. Ignore-o e siga para a passagem à esquerda, rumo ao nordeste para chegar em Moonflow. No caminho você encontrará um viajante que está com medo de ser roubado na estrada. Escolha a primeira opção para escoltar seu carregamento. A carroça será atacada por ladrões ao longo da estrada, sua tarefa é deter os bandidos antes que eles peguem a carga e fujam. Assim que os bandidos aparecerem, vá de encontro a eles para entrar em batalha. Chegando ao final da estrada, você encontrará Tobli que lhe dará a Dressphere Gun Mage, um acessório e uma Garmet Grid. Importante: se você ignorar este evento, ou seja, voltar para a Celsius e continuar seguindo a estratégia, no Capítulo 2 Tobli estará abordo da Celsius com três músicos. Fale com eles para iniciar um evento, então empurre Tobli e depois os músicos para dentro do elevador. Desta forma você ganhará o acessório Enterprise que excede seu HP de 9999. Se você ignorar este evento, você perderá a Dressphere Gun Mage.
Chegando nesta região, vá para a passagem mais alta onde um guarda impedirá sua entrada em Farplane. Em seguida, vá até o Save Point e siga o caminho ao lado para chegar em Thunder Plains.
Esta região está um pouco diferente da vista em FFX - os raios estão caindo sobre as torres e você não precisará mais se esquivar. Atravesse essa região e você chegará até Macalania Woods.
Chegando nesta região, mais adiante você avistará Bayra. Depois que ele for embora, siga através da estrada de luz e chegando na outra extremidade, entre na trilha à direita para encontrar Tromell. Fale com ele para saber sobre a rixa entre o povo Ronso e o povo Guado. Fale com Tromell até ele lhe entregar a primeira das três Special Dressphere, a Full Throttle para Paine. Junto com ela você ganhará uma Garmet Grid especial para ajudá-lo a usar essa Dressphere.
Lembrete: para usar as Special Dresspheres, primeiro será necessário obter todas as Dresspheres.
Feito isso, volte até a extremidade da estrada de luz e siga para o norte. Você chegará em uma região gélida, onde verá um grupo de Al Bhed procurando um homem chamado O’aka, que casualmente aparecerá e fugirá, iniciando um evento. Você deverá encontrá-lo e para isso siga a estrada por onde ele correu (embaixo do caminho de luz). Ao longo do caminho você encontrará Pokutak, uma criatura mística e músical. Continue seguindo O’aka até chegar no começo da estrada de luz, então siga para a direita e ignore os guardas no caminho.
Na área seguinte, siga o caminho à sua direita para encontrar Donga - o que será rápido (foi nesta área que Tidus e Yuna tiveram um momento romântico em FFX, lembra?). Bom, feito isso, siga o caminho do lado oposto e você encontrará O’aka ao fundo, sobre uma árvore. Ele explicará que está devendo dinheiro e precisa se esconder por uns tempos. Para ajudá-lo, escolha a primeira opção e ele estará abordo da Celsius.
Importante: volte para a Celsius e fale com O’aka na Cabin. Ele venderá itens e você verá um valor de 100.000 Gil referente à dívida dele. Agora todo dinheiro que você conseguir, deverá comprar com O’aka para que ele consiga pagar sua dívida. Você deverá zerar esse valor antes do capítulo 3. Então continue juntando dinheiro, mas nada de vender acessórios pois alguns deles serão essenciais mais tarde. Obs.: caso consiga zerar a dívida ainda no Capítulo 2, você poderá comprar ótimos itens com O’aka, como Hi-Potions a 50 Gil!
Diante de um vasto deserto você terá que seguir Rikku até o acampamento Al Bhed. Embora Rikku pareça segura do caminho, Paine tem uma leve suspeita de que todas estão perdidas no meio do nada. Depois de um tempo, Yuna e suas amigas serão encontradas e levadas para o acampamento. Vá até onde Paine e Rikku estão para obter informações. Em seguida, fale com o piloto de Hover à esquerda e ele pedirá para você falar com Nhadala. Quando ela chegar, escolha a primeira opção para mostrar a carta de recomendações de Gippal, assim você poderá se tornar um caçador de peças no deserto. Fale com o piloto novamente e escolha a primeira opção, você será levado para um ponto do deserto. Repare no seu mapa para saber onde cavar. O X de cor branca indica itens comuns, o X em amarelo indica a peça que você precisa para encerrar a missão, enquanto o quadrado indica a posição do Hover. Você estará sujeito a batalhas e para complicar, você terá que fazer tudo isso dentro de um minuto e assim que achar a peça, volte para o Hover antes do tempo acabar ou você não cumprirá a missão. Caso isso aconteça, tente novamente. Ao concluir esta missão, você terá acesso garantido para caçar peças no deserto que serão parte de um evento futuro, mas por enquanto ignore e volte para a Celsius.
Chegando na cidade natal de Yuna, siga até a entrada do templo adiante. Você poderá pagar por uma viagem rápida na plataforma sobre a água. Chegando na entrada do templo, você terá uma conversa com Baralai, o líder da facção New Yevon. Após a conversa, entre no templo e use a plataforma para chegar a Baralai, fale com ele para ganhar um acessório. Volte para a Celsius e siga para o próximo destino.
Importante: você poderá se aliar ao New Yevon, visitando Bevelle antes dos eventos do Side Quest 3 - Mushroom Rock Road. Ao jogar uma segunda vez, faça isso para obter mais informações a respeito do enredo.
Chegando nesta região, você poderá participar de minigames e concorrer a prêmios, mas ficará a seu critério se divertir. Dica: se você participar dos minigames em Calm Lands, poderá juntar pontos que poderão ser trocados por itens. Junte um total de 200.000 pontos e troque pelo item identificado como “?????” no Capítulo 5, para ganhar uma Garmet Grid. Existem dois grupos rivais batalhando nos negócios e na publicidade das atrações. Procure por duas pessoas junto a um Hover, existem algumas espalhadas por Calm Lands. Fale com qualquer um deles e você terá sete opções. Escolha a sexta opção, Publicity Menu, para ter acesso a mais três opções. Escolha a primeira “Sign me up!” para iniciar um longo evento que deverá ser concluído antes do Capítulo 5 e para isso você terá que conseguir 400 de propaganda.
Agora vá para o centro de Calm Lands, onde encontrará um vendedor de items. Ao lado dele tem um homem que procura uma maneira de fazer seu tímido filho encontrar alguém para se casar. Aceite a tarefa de fazer a propaganda do rapaz e você conseguirá obter 80 pontos.
Para obter a pontuação nesses eventos, você deverá falar com as pessoas ao redor do mundo de Spira. Para isso, basta se aproximar de uma pessoa e apertar o botão quadrado. Se você habilitou as duas missões de propaganda, ao falar com uma pessoa aparecerá um menu com as opções Publicity e Matchmaking - lembrando que a opção Matchmaking só será aplicada para as mulheres, enquanto a Publicity servirá para ambos os sexos.
Tanto na opção Publicity quanto na Matchmaking, você terá mais cinco opções que serão as frases para persuadir as pessoas. Usar as frases certas com cada pessoa no mundo de Spira lhe renderá boa pontuação para cumprir estes dois eventos. Mas atenção, nem todo mundo em Spira estará sujeito a ouvir suas propagandas, por isso confira na listagem a relação de pessoas com quem você deverá falar. As frases a serem usadas estão identificadas para você obter a maior pontuação por pessoa. Obs.: a missão Publicity está especificada como PR quando você falar com as pessoas.
Besaid Island: vilarejo
1) Homem dentro da primeira casa do lado direito ao entrar no vilarejo (PR #1).
2) Mulher em frente a casa citada acima (PR #2) (Matchmaking #3).
3) Mulher que vende itens na loja do vilarejo (PR #5) (Matchmaking #3).
4) Mulher que é seguida por um cachorro (PR #4) (Matchmaking #4).
5) Keepa, o homem dentro da última casa do lado esquerdo do vilarejo (PR #1).
6) Criança dentro do Temple (PR #3).
Kilika Island: lado esquerdo do vilarejo
1) Homem parado do lado da escada (PR #5).
2) Homem próximo ao baú (PR #4).
Kilika Island: lado esquerdo do vilarejo (adiante)
1) Homem andando no canto esquerdo no alto da tela (quando você chega) (PR #5).
2) Homem parado do lado esquerdo no alto da tela (PR #4).
3) Homem em frente a uma casa próxima da casa de Dona (PR #5).
4) Mulher do lado esquerdo, próxima ao navio (PR #2) (Matchmaking #3).
Luca: na área próxima ao Save Point, na entrada para Mi’ihen Highroad
1) Mulher sentada no banco à esquerda (PR #3) (Matchmaking #2).
2) Mulher sentada no banco à direita (PR #5) (Matchmaking #3).
Luca: Central Square
1) O velho sentado no banco à esquerda (PR #5).
2) Criança parada próxima a barraca de balões (PR #4).
Luca: diante do Stadium
1) Mulher sentada sozinha no banco entre as escadas (PR #2) (Matchmaking #2).
2) Homem andando nessa área (PR #3).
Luca: na região portuária
1) Mulher andando nessa área (PR #4) (Matchmaking #2).
2) Homem andando nessa área (PR #1).
Mi’ihen Highroad: próxima a escadaria de Luca
1) As duas mulheres do lado esquerdo da estrada: mulher da esquerda (PR #1) (Matchmaking #1), mulher da direita (PR #2) (Matchmaking #5).
2) Homem do lado direito da estrada (PR #3).
Mi’ihen Highroad: área antes da Travel Agency
1) Mulher Al Bhed do lado esquerdo da estrada (PR #4) (Matchmaking #2).
2) Homem do lado direito (próximo a Hover) (PR #2).
Mi’ihen Highroad: Travel Agency
1) Homem sentado na colina, em frente a Travel Agency (PR #1).
2) Homem sentado à mesa, dentro da Travel Agency (PR #3).
3) Mulher sentada à mesa, dentro da Travel Agency (PR #2) (Matchmaking #4).
Mi’ihen Highroad: depois da Travel Agency
1) Mulher parada na segunda ponte (PR #4) (Matchmaking #1).
Mi’ihen Highroad: a estrada que o leva para baixo das pontes
1) Homem parado na trilha (PR #2).
2) Mulher próximo ao Save Point (PR #4) (Matchmaking #1).
3) Dois homens sentados no final da estrada: homem sentado mais acima (PR #1), homem sentado mais abaixo (PR #3). Djose Temple: do lado de fora do templo
1) Mulher próxima ao Save Point (PR #3) (Matchmaking #4).
2) Mulher Al Bhed próxima da casa (PR #1) (Matchmaking #5).
3) O homem do lado esquerdo (PR #2).
Djose Temple: nas duas pontes de pedra
1) Mulher Al Bhed andando (PR #3) (Matchmaking #5).
2) Homem do lado esquerdo da ponte (PR #5).
3) Os dois homens do lado direito da ponte seguinte: o que está mais acima (PR #1), o que está mais baixo (PR #4).
4) A mulher na parte baixa na ponte de pedra (lado esquerdo) (PR #3) (Matchmaking #5).
Moonflow
1) A mulher na estrada onde você escoltou a carroça (PR #3) (Matchmaking #1).
2) Criança parecida com Shinra, próximo ao Save Point (PR #5) (Matchmaking #2).
3) Criança ao lado da escada perto da travessia de Moonflow (PR #5).
4) Mulher na parte alta da travessia de Moonflow (do outro lado) (PR #5) (Matchmaking #4).
5) Mulher na entrada para Guadosalam (PR #1) (Matchmaking #5).
Guadosalam
1) Homem em frente ao Inn (o homem do meio) (PR #1).
2) O atendente dentro do Inn (PR #2).
3) O vendedor de Item (PR #2).
4) Homem dentro da loja de Item (PR #4).
5) A criatura azul do lado de fora do escritório de Tobli (PR #3).
Macalania Woods
1) O Guado no começo da floresta, próximo ao Save Point (PR #1).
Estas pessoas são suficientes para você concluir as duas missões. Vale lembrar que quando falar com as mulheres ao longo desse evento, só poderá escolher Publicity ou Matchmaking para fazer a propaganda, ou seja, não poderá fazer as duas propagandas de uma vez. Então para conseguir mais pontos você deverá cumprir uma missão ou evento importante e revisitar todas estas pessoas e usar as mesmas opções.
Ah, para saber se já atingiu a meta de pontuação necessária, basta visitar seu empregador em Calm Lands, escolher a opção Publicity Menu e depois “How am I doing?”. O mesmo vale para o homem para quem você está fazendo propaganda. Obs.: ao cumprir certas missões, as pessoas mudarão de lugar mas as respostas serão as mesmas. Algumas destas pessoas ficarão em lugares próximos de onde estavam originalmente.
Você encontrará Kimahri, agora ele se tornou o líder da nação Ronso e Elder da montanha sagrada. O guerreiro Garik informará a Kimahri que as crianças Lian e Ayde deixaram a montanha, procurando o chifre do Elder. Kimahri está com problemas pois ele não pode deixar a montanha para procurar as crianças. Quando Garik for embora, você poderá escolher entre as três respostas livremente.
Quando Kimahri terminar de falar, você terá a mesma liberdade de escolha. Feito isso, siga para Besaid Island.
Chegando ao vilarejo, você se encontrará com Wakka e ficará sabendo que ele vai ser pai em poucos meses. Entre na segunda cabana do lado direito para falar com a esposa dele, Lulu. Ela levará Yuna para conversar na colina acima do vilarejo e descobrirá porque Yuna se tornou uma Sphere Hunter. Após a conversa, entre na casa de Lulu e fale com ela para passar a noite. No dia seguinte saia e fale com Lulu mais uma vez, depois escolha a primeira opção e você será incubido de encontrar Wakka. Ele está dentro de uma caverna secreta em algum lugar da ilha, mas para isso você deverá encontrar o código dos quatro ciphers. Eles são identificados por quadrados vermelhos em seu mapa. Então visite os seguintes lugares para encontrar os quatro ciphers:
1) Na figura de pedra encontrada na colina onde você conversou com Lulu
2) Suba a coluna no início da trilha no caminho ao lado da colina onde você conversou com Lulu
3) Na entrada da praia, suba na colina à esquerda onde se encontram duas crianças e examine o topo da ruína
4) Suba na formação de pedras cercada de planta encontrada no final da praia, junto aos barcos, e examine a figura de pedra.
Encontrando os quatro ciphers, volte até a área antes da entrada da praia e examine uma porta do lado esquerdo. Um código aparecerá no alto da tela, use-o na combinação da porta e você encontrará a caverna secreta. Então fale com Wakka e ele dirá que poderá haver alguma Sphere no fundo da caverna, mas não tem certeza.
Vá para o fundo da caverna e após o Save Point, você encontrará a Sphere mas antes terá que derrotar um Fiend. Ele não oferece muito perigo, então concentre seus ataques nele e mantenha seu HP cheio. Vencendo-o, você descobrirá que esta Sphere revela certos pontos na ilha. Wakka pensava que encontraria a Sphere deixada por seu irmão Chappu. Ao concluir a missão, você obterá uma Garmet Grid, além da Dressphere White Mage.
Importante: dentro do Besaid Templo existem um homem que vende itens raros, não fale com ele nesse e no Capítulo 3 tenha 900.000 Gil para comprar um item importante.
3.1.p. Missão 4
Siga para Zanarkand Ruins. Chegando lá, vá para o alto da colina e fale com um homem e escolha a segunda opção para se lembrar de Isaaru. Este dirá que está ajudando Cid com seu novo trabalho - tornando o templo de Zanarkand em uma atração turística. Após a conversa, siga para dentro do templo e você encontrará um grupo de crianças, siga-as. Quando encontrar as crianças no meio do caminho, escolha a primeira opção e você se lembrará de Pacce.
Ao longo do caminho, você encontrará um dos capangas do grupo de Leblanc, ocasionando um confronto fácil. Vencendo-o, mais adiante haverá um novo confronto. Chegando na câmara do elevador, ocorrerá uma cena. Observe o macaco no canto superior, depois desça de elevador. Na câmara seguinte fale com Cid para debater com ele a respeito de usar o templo como trabalho, escolha a segunda opção. Logo depois fale com o amigo de Cid e os macacos abrirão caminho.
Depois da área seguinte você escutará uma voz desafiando-o. Após Rikku responder a password, outra pergunta será feita. Escolha a opção “Is that you, Isaaru?” e você ganhará uma Garmet Grid. Após este evento, desça a escada adiante e no final do caminho você encontrar a Sphere, porém um Fiend também o encontrará. Nesta batalha, use o Power Break de Paine e mantenha o HP de seu grupo elevado. Vencendo a batalha, você obterá metade de uma Sphere.
Após os eventos automáticos dentro da Celsius, você receberá a informação de um possível confronto em Kilika Island. Vá para a área adiante e suba a escada onde uma criança passará correndo. Memorize bem este lugar. Siga adiante para cruzar a ponte e do outro lado, volte no caminho e suba no barco para falar com um homem e avistar uma ilha.
Lembrete: falando com o homem no barco, você poderá avistar a ilha e isso lhe dará uma oportunidade de pegar o acessório Invencible no Capítulo 5. Entretanto, lembre-se de visitar este mesmo homem e olhar a ilha mais uma vez no Capítulo 2. Ainda na primeira parte do jogo, fale com uma mulher que tem um macaco e feito isso, volte até aquela escada e siga para a casa ao lado, onde você verá uma cena entre Dona e Barthello. Você terá uma longa conversa com Dona. Logo depois, siga para o final da cidade e você encontrará os portões que dão acesso às proximidades do Kilika Temple. Um grupo de Sphere Hunters estará ouvindo o discurso de Nooj, líder da Youth League.
Ao entrar na floresta, fique atento. Você poderá encontrar alguns macacos. Preste atenção aos sons, pois eles indicarão onde se encontram os macacos em um dos pontos listados a seguir. Quando identificar o local, aperte o botão X para confirmar. Procure por treze macacos, confira na lista:
1º macaco: a sudeste do Save Point.
2º macaco: do lado norte no cruzamento, ao fundo do caminho.
3º macaco: volte ao início e procure na trilha à direita.
4º macaco: volte ao Save Point e vá para a esquerda, indo até o próximo cruzamento
5º macaco: após encontrar o 4º macaco, siga para a esquerda antes do caminho virar para o norte.
6º macaco: vá para o norte e procure no ponto antes de virar para o leste.
7º e 8º macacos: siga para o norte no primeiro cruzamento (procure antes do cruzamento seguinte).
9º macaco: vá para o norte no primeiro cruzamento e siga para o leste.
10º macaco: a noroeste do próximo cruzamento.
11º macaco: após achar o 10º macaco, siga para o norte e após a cena você procure o macaco próximo de onde você está.
12º macaco: siga para o sul no cruzamento onde encontrou o 11º macaco e siga para o leste, procure do lado direito antes do próximo cruzamento.
13º macaco: siga para o sul de onde pegou o 12º macaco para encontrar o seguinte.
Encontrando todos, salve seu progresso. Mais tarde, quando visitar Kilika Island, procure a mulher dos macacos e você será premiado com uma Garmet Grid. Mas, enquanto isso, continue a missão no momento.
Você percebeu que todos os caminho estão sendo vigiados e os aldeões estão proibidos de entrar. Falando com as pessoas você terá informações a respeito de um grupo militar que esconde alguma coisa importante dentro do templo, verifique os três caminhos e em um deles - um que está embaixo de uma ponte de tronco - o levará até um ponto vigiado onde você poderá escutar uma conversa e descobrir o código que permite passar pelos guardas (escolha a primeira opção).
Feito isso, siga a trilha para a direita, junto à beira do mar. Haverá um ponto onde você poderá subir na copa de uma árvore - volte o caminho - para pegar um item. Chegando no Save Point adiante, você será barrado por um grupo de guardas e a escadaria até o templo também estará nas mesmas condições. Para passar pelos guardas, escolha a seguintes opções como resposta: 1º, 4º, 1º, 4º e 4º, assim você ganhará uma Garmet Grid.
Chegando ao alto da escada, alguém gritará que encontrou uma Sphere mas ao mesmo tempo um dos homens da resistência do templo libertará um inimigo Machina para atacar seu grupo. Use protect em seu grupo e as habilidades de Paine para baixar a resistência e a força do inimigo. Fora isso, mantenha o HP elevado e ataque com tudo. Vencendo a batalha, você terminará o primeiro capítulo do jogo.
Dentro da Celsius, você verá uma longa conversa. Logo depois fale com Shinra para assistir à Sphere obtida e descobrir a origem de uma poderosa máquina de guerra e a imagem de um homem idêntico a Tidus. Feito isso, você terá que devolver a Sphere para Nooj na Youth League, antes que um confronto aconteça em Kilika Island. Mas antes, Brother e os outros decidem fazer uma festinha. Siga para a Cabin e durma, depois fale com o músico gordo no corredor e escolha a primeira opção. Logo depois empurre os três músicos para dentro do elevador e entre junto para começar uma festinha no Deck da Celsius. Yuna terá uma crise de ciúmes por causa de Lenne, a mulher que o suposto Tidus mencionou. Mas quem diabos é Lenne? Quando Yuna for dormir, ela terá um sonho muito estranho…
No dia seguinte, compre o máximo de itens com O’aka, lembre-se de zerar as dívidas. Em seguida vá para a Bridge da Celsius e você receberá a notícia de que terá de devolver a Sphere o quanto antes. Fale com Brother e escolha a primeira opção, depois escolha a opção Youth League HQ.
Lembrete: se você escolher a opção New Yevon HQ, não conseguirá obter 100% jogando pela primeira vez. Entretanto, se for jogar uma segunda vez, escolha essa opção para ver um outro ponto de vista em alguns lugares do enredo.
Após a conversa com Nooj, a nave Celsius foi atacada por Leblanc e seus capangas. Eles roubaram a Sphere quebrada e deixaram um recado. Yuna e suas amigas decidem invadir o esconderijo de Leblanc para reaver a Sphere, mas para isso terão que encontrar roupas femininas do bando de Leblanc. Isso iniciará um evento que será resolvido ao longo do tempo, durante as Side Quests. Agora vá para a Bridge da Celsius e fale com Boddy para escolher sua próxima parada: Besaid Island.
Fale com os jogadores de Blitzball e logo depois Berclem, um soldado linha dura, tentará ditar novas regras e treinar as pessoas, forçando Yuna a entrar em um desafio. Escolha a primeira opção para iniciar um evento. Ao aceitar o desafio, você terá mais três opções, sendo a primeira para começar o evento e as outras duas para ter explicações e conceitos básicos.
O objetivo desse evento é quebrar o record de Beclem e chegar até a praia antes do tempo de sete minutos se esgotar. Este minigame é simples, mas exige atenção. Você usará tiros para derrubar os inimigos que aparecerão ao longo do caminho até a praia. Com o botão círculo você trava a mira no alvo enquanto que o botão X atira. O botão triângulo servirá para mudar o tipo de munição, que são três: Ammo (Normal), Dual Shot (atinge múltiplos alvos ao mesmo tempo) e Death (morte instantânea). A cada inimigo morto, um baú com munição será deixado. Yuna terá um HP limitado e se sofrer muitos danos, terá que tentar cumprir o evento novamente. Você poderá fazer até seis disparos consecutivos, tendo uma pausa para recarregar. Saiba administrar esse intervalo para não ser atingido pelos inimigos. No canto inferior da tela você terá a barra Chain, que serve para multiplicar os pontos obtidos. Quanto mais inimigos mortos, a barra Chain vai aumentando o valor dos pontos multiplicados. O importante é você superar o recorde de 500 pontos de Beclem para, no mínimo, continuar os eventos completos no jogo. Ao final da competição, seu grupo terá uma conversa com Beclem que irá embora logo depois. Obtendo uma alta pontuação, você poderá ganhar bons itens, acessórios e Garmet Grids.
Importante: ao final da competição você terá uma amostra dos LV., de acordo com as pontuações obtidas. Se você conseguir um LV.5, ganhará uma Garmet Grid e se obter um LV.10, ou seja, conseguir 2800 pontos, ganhará o poderoso acessório
Adamantite.
Faça uma visita rápida para falar com Dona e os habitantes, logo depois vá para Luca e desça até a Central Square para fazer uma entrevista com Shelinda. Quando Shelinda fizer uma pergunta, escolha a primeira opção.
Siga até a Travel Agency e dentro dela você verá uma jovem saindo. Do lado de fora, fale com a jovem e escolha a segunda opção para Yuna se lembrar de Calli. Ela fala em trazer os chocobos para Mi’ihen Highroad, como antigamente. Durante a conversa elas avistam um chocobo que fugirá em disparada. Aceite a proposta de Calli, escolhendo a primeira opção, para iniciar este evento.
Siga Rikku ao longo da estrada para capturarem o chocobo. Recolha a trilha de penas que a ave gigante deixar, mas não fique longe de Rikku por muito tempo ou perderá a pista. Em alguns momentos Rikku irá parar em alguns pontos da estrada, apontando uma nova sugestão para onde o chocobo tenha ido. Escolha a segunda opção para continuar seguindo ao longo da estrada.
Chegando no ponto seguinte, Paine e Rikku fecharão os dois pontos da estrada, restando Yuna para capturar o chocobo. Aproxime-se da ave e ela estará encurralada. Você terá três opções para deduzir por onde o chocobo tentará escapar: esquerda, centro ou direito da estrada. Você terá três segundos para escolher. Adivinhe de três a quatro vezes e você seguirá para a etapa seguinte.
Continue seguindo Rikku para localizar o paradeiro do chocobo. Logo depois siga os pontos indicados em seu mapa e quando o chocobo fugir novamente, siga para a entrada de Mi’ihen Highroad próximo à escadaria que dá acesso a Luca. Fale com a mulher do Hover e peça ajuda para capturar o chocobo (escolha a primeira opção). Feito isso, a exaustiva perseguição terá um final e você terá o capturado. Logo depois, um homem informará que Calli corre perigo, um Fiend comedor de chocobo está na região. Siga para o ponto indicado em seu mapa.
Clasko usará os chocobos para atrasar a criatura, dando a você três minutos para chegar embaixo da ponte, para isso siga o ponto indicado em seu mapa. Chegando até a criatura ocorrerá um confronto. Se você vem atualizando seus personagens com os itens e Garmet Grids que obteve até agora, não terá problemas em derrotar a criatura. Basicamente use as habilidades de Paine para baixar a defesa e o ataque da criatura e ataque com tudo, não esquecendo o seu HP cheio.
Lembrete: após cumprir este evento, vá para o começo de Mi’ihen Highroad e fale com Clasko e Calli, então escolha a primeira opção para levar todos abordo da Celsius.
Fale com Yaibal, adiante e ele escoltará Yuna e suas amigas ao longo do caminho para o QG da Youth League. Por enquanto, você não terá batalhas. Haberá dois Fiends no caminho, mas se quiser evitar o confronto, basta caminhar no lugar de correr quando passar por eles. Chegando naquela formação de pedras que o leva para o vale, desça e siga para aquele mesmo lugar onde você avistou Ormi e Logos. Mas, desta vez, você encontrará Nooj e ganhará a Crimson Sphere 7. Yuna e Rikku pressionam Paine a falar do passado, mas esta se mostra dura na queda. Agora, siga para o QG da Youth League e fale com Elma e Lucil, logo depois volte para a Celsius e assista a Crimson Record 7.
Vá falar com Tobli e você receberá a missão de vender 10 ingressos para o show que ele organizou. Os preços ideais para a venda de cada ingresso é de 1000 Gil. No entando, Tobli explica que se você conseguir vender os ingressos por valores mais altos, poderá com o resto. Salve o seu progresso, aproxime-se das seguintes pessoas e aperte o botão quadrado. Depois venda os ingressos com os valores recomendados:
1) A mulher na entrada de Moonflow, onde você protegeu a carroça: 1500
2) Mulher usando bandana (na mesma área de Tobli): 1500
3) Mulher de roupa laranja (na área do Save Point): 1500
4) Rapaz sentado na escada (na área à esquerda do Save Point): 1500
5) Rapaz de roupa verde ao lado da escada: 2000
6) Criança ao lado do homem azul (do outro lado de Moonflow): 2000
7) Mulher de roupa verde / amarela na rampa: 2000
Mulher na área seguinte, de pé em frente ao banco: 2000
9) Homem sozinho no meio da estrada (na área seguinte): 1500
10) Homem ao lado da velha no final da estrada: 2000
Essa é a relação de pessoas e os melhores preços para você vender. O ideal é conseguir vender todos os dez ingressos com os preços mais altos, assim você ficará com o dinheiro restante e ganhará uma Garmet Grid de Tobli.
Visite o esconderijo de Leblanc para falar com os guardas na entrada. Em seguida, vá para Thunder Plains. Mais adiante haverá um X marcado em seu mapa, siga até ele para encontrar Cid.
Siga o homem azul na trilha abaixo do caminho de luz e fale com ele para receber a tarefa de encontrar os músicos para o show de Tobli (escolha a primeira opção). Em seguida, atravesse o caminho de luz e visite o local onde você falou com Tromell da primeira vez. Você encontrará Bayra, fale com ele e você será informado de que Donga e Pokutak não estão transformados em borboletas e você precisa encontrá-los. Ao encontrar as borboletas, passe entre elas. Eis a localização das borboletas:
1 e 2) na mesma área onde Bayra se encontra.
3) siga através da trilha da floresta, embaixo do caminho de luz, em direção ao Save Point
4) no meio do caminho de luz
5) na região onde você encontrou Donga na primeira vez
Concluindo esta missão, você falará com Bayra novamente. Quando aparecer uma opção pedindo para voltar para a Celsius, responda “NO”. Então vá para a entrada de Macalania Woods e fale com aquele homem azul novamente. Só então entre na Celsius.
Siga para Calm Lands, Clasko desembarcará na região para começar seu próprio negócio: uma fazenda de chocobos. Quando ele for embora, confirme a opção para seguir Clasko até a antiga Monster Arena. Ela está infestada de Fiends, então escolha a primeira opção quando falar com Clasko para receber a missão de eliminar todos os Fiends. Obs.: use o Save Point para recarregar seu HP/MP, pois alguns Fiends são muito resistentes e outros possuem ataques fortes, mas não apresentarão problemas.
Entretanto existe um segredo neste evento: os muitos Fiends parados dentro dos estábulos são uma ilusão, mas você deverá procurar o verdadeiro. Para isso basta seguir a direção para qual todos os demais Fiends estão olhando, ou seja, as ilusões sempre olham para o Fiend verdadeiro. Vencendo os Fiends verdadeiros, Clasko será atacado e você terá uma batalha contra três Fiends elementais - eles usam ataques baseados em Water.
Vencendo-os, Clasko abrirá seu Chocobo Ranch, lhe dando uma Garmet Grid e a Dressphere Alchemist. Mas agora ele precisará de chocobos para criar. Após a conclusão do evento, vá falar com Clasko e ele vai lhe dar alguns alimentos especiais para chocobo, você poderá capturá-los a partir de agora. Sempre que falar com Clasko, você terá o seguinte menu:
Raise Chocobo: aumentar o LV. de um chocobo dando comida especial
Feed Chocobo: recarregar o HP de um chocobo após uma jornada
Choco-Browser: mostra o Status geral dos chocobos, níveis, desempenho etc.
Nutritive Greens: cria ração especial para os chocobos - diferentes % cria até três tipos
Dispatch Chocobos: você envia chocobos ao redor do mundo para procurar itens e segredos.
Change Roster: troca um chocobo em uso por um reserva
Release Chocobos: dispensa um chocobo, liberando um espaço no estábulo
Junk Food Greens: criar alimento comum para os chocobos (o que você usa para capturá-los)
Vamos a um rápido aprendizado sobre chocobos capturados. Alguns deles não evoluem e por isso são dispensáveis, mas no momento aproveite o que tem e mande seus chocobos explorar as regiões do mundo. Com sorte, eles encontrarão alguns bons acessórios e itens. Enquanto um chocobo estiver viajando, vá para o campo de batalha e vença de quatro a cinco lutas, então volte a falar com Clasko e os seus chocobos estarão de volta. Alguns chocobos estão com o Heart (HP) baixo, use a opção Feed Chocobo para recarregar suas energias.
Sempre que você entrar nas opções Junk Food Greens ganhará alguma ração, mas isso só acontece de tempos em tempos. O mesmo acontece na opção Nutritive Greens quando você escolhe a primeira opção interna - na outra opção você poderá combinar diferentes porcentagens para obter os três tipos de Greens essenciais para evoluir seus chocobos.
Na opção Raise Chocobo, você poderá evoluir alguns chocobos que voltaram de viagem ou mesmo aqueles que você capturar. Quanto mais alto o nível, maiores as chances de encontrar bons itens.
Capturando um chocobo: quando você entrar em uma batalha e nela houver um chocobo, entre no menu de Items e use uma Gysahl Green no chocobo. Isso o manterá calmo, então destrua os Fiends que estiverem com ele e quando restar apenas o chocobo, use mais uma Gysahl Green para capturá-lo. Vale lembrar que em alguns caso, o chocobo pode correr no início da batalha. Obs.: mande alguns chocobos para Mt. Gagazet durante o Capítulo 2 ou 3 e com sorte você ganhará uma Garmet Grid. Agora que você sabe como capturar chocobos, pode começar aqui mesmo na região de Calm Lands. Aproveite o embalo e visite a cabana de items no centro da região. Chegando lá você encontrará Lian e Ayde, as crianças Ronso que deixaram Mt. Gagazet. Após explicarem seus motivos eles fugirão.
Siga para Zanarkand Ruins e vá para dentro do templo para encontrar Isaaru. Depois que ele for embora, você receberá mais um evento extra: formar casais de macacos. Mas para facilitar, o templo será dividido em partes.
Área 1: corredor onde conversou com Isaaru antes de iniciar este evento
Área 2: câmara antes do elevador
Área 3: câmara onde se encontra o elevador
Área 4: câmara onde você conversou com Cid
Área 5: câmara contendo seis baús
Área 6: câmara após a sala com os seis baús
Certo, agora que as áreas foram divididas, basta procurar os macacos apaixonados - eles tem um monte de coraçõezinhos na cabeça. Encontrando estes macacos apaixonados, aperte o botão quadrado para pegar o macaco, então leve-o até sua companheira dentro de uma das áreas. Para identificá-la, basta se aproximar de cada macaco de determinada área e apertar o botão de ação. Você pegará o macaco apaixonado de uma área e localizará sua companheira em outra área. Para identificar a companheira de cada macaco preste atenção nos nomes pois os opostos formarão os casais, exemplo:
Sol + Luna (Sol e Lua).
Juntar macaco da área 6 + macaco da área 4
Juntar macaco da área 5 + macaco da área 2
Juntar macaco da área 1 + macaco da área 6
Juntar macaco da área 5 + macaco da área 3
Juntar macaco da área 3 + macaco da área 6
Juntar macaco da área 5 + macaco da área 3
Juntar macaco da área 4 + macaco da área 1
Juntar macaco da área 3 + macaco da área 4
Juntar macaco da área 5 + macaco da área 1
Juntar macaco da área 3 + macaco da área 1
Juntar macaco da área 4 + macaco da área 1
Juntar macaco da área 1 + macaco da área 5
Siga para as pontes de pedra e delas siga para o sul, até a estrada. Você verá alguns capangas de Leblanc tomando conta dos veículos, siga mais adiante na estrada para ver duas mulheres do bando. Elas perderam uma Sphere em algum ponto da estrada, você terá que achá-la primeiro. Siga adiante e procure atrás de uma coluna de rocha para encontrar a Special Dressphere Floral Fallal para Yuna.
Ao encontrar a Sphere, Ormi e Logos aparecerão para tentar impedí-lo. Novamente a batalha não oferecerá problemas. Concentre seus ataques em Logos, depois em Ormi. Mantenha seu HP elevado e use as habilidades de Paine para baixar força e defesa dos capangas. Vencendo-os, você ainda obterá um dos três uniformes que precisa para invadir o esconderijo de Leblanc. Chegando ao deserto, fale com Nhadalia e depois com o piloto do Hover. Então escolha a opção Oasis, para ficar sabendo que alguns capangas de Leblanc também foram para lá. Chegando ao Oasis você pegará a Special Sphere Machina Maw para Rikku. E como não poderia deixar de ser, Logos e mais duas integrantes do seu bando travarão uma batalha fácil. Derrote primeiro as mulheres e depois concentre seus ataques em Logos. Ao vencer, você obterá mais um uniforme.
Fale com Kimahri para saber dos últimos acontecimentos e de sua procura por uma Sphere para Yuna. Logo depois você terá três opções, escolha “What is the Guado retaliate?”. Em seguida fale com os demais Ronsos escolhendo as seguintes opções:
Fêmea Ronso: “He does seem very tired”
Ronso parado do lado esquerdo na entrada de Mt. Gagazet: “Won’t be anyone left to fight.”
Fêmea Ronso próxima a Garik: “And what of the Guado?”
Ronso parado entre a fêmea Ronso e Garik: “Try to think about it some more.”
Ronso andando próximo do acampamento: “Maybe the Guado really are to blame.”
Ronso dentro da Fayth Scar: “Take better care of the mountain.” (obs.: use o teletransporte).
Em seguida suba a montanha para explorá-la. Uma integrante do bando de Lebalnc aparecerá, dando início a um evento. Siga-a escalando a montanha. Dois pontos na montanha que contém baús em cima de colunas de pedras, para pegá-los, caminhe devagar até as colunas. Entre na caverna adiante no caminho e você verá novamente a capanga de Leblanc fugindo, passando por um Save Point. Nessa parte você poderá optar por uma das duas maneiras conclusivas do evento e sugerimos que você faça a segunda escolha:
1º caminho: Se você seguir o caminho à direita do Save Point, encontrará duas capangas de Leblanc tomando banho nas águas termais. Ormi vai aparecer, criando uma situação embaraçosa. Logo depois ele entrará em batalha sozinho contra você. Ele não oferece perigo algum, apenas concentre seus ataques nele até vencê-lo. Logo em seguida, as duas capangas que estavam se banhando entrarão em batalha, vencendo-as você obterá o terceiro uniforme e completará o evento inicial. Concluindo o evento, você receberá uma Garmet Grid.
2º caminho: Do Save Point, escale o paredão à esquerda e do lado direito você encontrará uma pedra fechando metade da parede, ao lado de outras formações rochosas por onde você poderá subir. Vá até a pedra na parede e você estará acima das águas termais da caverna, podendo observar as capangas de Leblanc conversando. Yuna e companhia cairão dentro das termais, fazendo Ormi e as demais fugirem. Automaticamente você pegará o uniforme restante e de quebra, verá Yuna, Rikku e Paine tomarem um bom banho. Após a cena, você precisa chegar até o Save Point onde será abordado por aquelas duas mulheres. Vencendo-as, suba o paredão e você enfrentará Ormi. Ele não oferece perigo algum, apenas concentre seus ataques nele até vencê-lo. Concluindo o evento, você receberá uma Garmet Grid.
Lembrete: quite a dívida de O’aka preferencialmente antes de cumprir as próximas duas missões, se ainda não fez isso. Agora que você está com os uniformes, siga para Guadosalam e vá até a entrada do esconderijo de Leblanc. Então escolha a primeira opção para iniciar o evento. Dentro do esconderijo você verá Leblanc e Nooj conversando. Em seguida entre no salão embaixo da escada para avistar Ormi e Logos conversando. Você receberá a ordem de ajudar Leblanc, siga para o quarto dela no andar de cima e após a conversa, você terá que fazer uma sessão de massagem.
Você terá seis pontos nas costas de Leblanc para aplicar uma massagem, os quatro corações coloridos representam a pontuação alcançada nas massagens e para concluir este evento você deverá deixar Leblanc satisfeita. Fazendo a massagem no ponto certo, você ganhará um coração indicando a pontuação obtida. Você terá quinze tentativas para alcançar no mínimo 32 pontos. Concluindo este minigame, Ormi e Logos aparecerão. Após a conversa, siga para o salão embaixo da escada e vá para o fundo. Examine a parede entre a porta do lado esquerdo e a coluna com a figura azul, para achar a passagem secreta. Ao entrar, Yuna e companhia voltarão aos trajes originais mas Ormi e alguns capangas o atacarão. Novamente a batalha não oferece perigo e após vencê-los, siga para a sala ao lado do Save Point. Depois de pegar um acessório no baú, suba por uma caixa ao lado da porta e você terá acesso a outro baú escondido, onde pegará a Crimson Sphere 4.
Agora vá para a sala ao fundo para encontrar a Crimson Sphere 10. Mais uma vez Logos e Ormi aparecerão para impedir você. Concentre seus ataques em Logos, para só então acabar com Ormi. Mantenha seu HP cheio e abuse das habilidades de Paine. Ao vencer, o sistema de segurança será ativado.
Entre no corredor ao lado e siga para o final do mesmo, pulando as interrupções no chão. Chegando na parede ao fundo, uma parede de espinho surgirá. Volte imediatamente até o final do corredor e espere a parede atingi-lo, desta forma você terá acesso a uma área alta onde poderá acionar o primeiro dos três interruptores do sistema de segurança. Feito isso, desça e siga novamente para a parede ao fundo, mas desta vez caia nas valas para acionar os dois interruptores restantes. Desta forma você poderá acionar o botão no final do corredor e ter acesso a sala secreta.
Chegando nesta sala, você encontrará as duas partes da Sphere quebrada mas antes de poder assistí-la, Leblanc aparecerá com Ormi e Logos para uma batalha. Desta vez concentre seus ataques em Leblanc, mantendo atenção dobrada em seu HP. Se Leblanc e seus capangas usarem o ataque conjunto causará grandes danos. Derrotando Leblanc, pegue Logos na seqüência. Vencendo a batalha, você assistirá ao conteúdo da Sphere, descobrindo que a máquina Vegnagun está no subterrâneo de Bevelle. Leblanc e seu bando partirão junto com Yuna para Bevelle.
Em Bevelle, quando a situação começa a apertar, Leblanc e seus capangas deixarão as batalhas contra os soldados com você. Siga ate a entrada do templo e entre em sala lado direito. Pise no bloco para acessar uma passagem na sala do lado oposto, indo para lá, mexa no mecanismo da plataforma para fazer com que a mesma desça. Então para a plataforma no hall de entrada do templo para ter acessos ao subterrâneo.

No caminho a seguir você encontrará alguns Fiends e alguns itens. Encontre a outra plataforma para ter acesso a uma sala com Save Point e na área adiante, Yuna descerá por uma abertura no chão. Siga para a beira da plataforma adiante e o sistema de segurança será ativado. Depois que falar com Leblanc, siga para a extremidade à esquerda e desça pela corrente - caso não encontre, fale com Leblanc que ela indicará o caminho.
Chegando na área abaixo você terá seis torres e cada uma aciona uma plataforma no grande buraco ao centro. Examine cada uma das torres para ativar as plataformas, mas isso implicará em uma batalha. Existem dois chefes diferentes aqui, mas se você seguiu as recomendações e evoluiu seus personagens, além de atualizá-los com os acessórios e Garmet Grids encontrados ao longo do jogo, então não terá problemas em vencê-los.
Uma vez que habilitar as três plataformas principais, você terá acesso ao resto do caminho. Porém, as outras três plataformas devem ser alinhadas em formato espiral para levá-lo até uma passagem secreta, mas para que as plataformas sejam alinhadas você terá que enfrentar um dos chefes. Sempre que for mover a plataforma, ou seja, examinando sua respectiva torre, terá que enfrentar uma batalha. Mas você poderá fazer isso no capítulo seguinte se preferir.
Lembrete: completando o caminho em formato espiral, você obterá o acessório Ribbon que protege contra todos os ataques elementais.
O caminho o levará pata um corredor que se divide em duas direções. Siga para o lado direito e pise na pedra central na beira do abismo, isso ativará uma plataforma para o outro lado, onde no final do caminho você pegará uma Garmet Grid dentro de um baú. Feito isso siga para o lado oposto do corredor e suba nas colunas para ativar o caminho.
Após a conversa entre os integrantes de seu grupo, siga para o lado esquerdo e entre na passagem seguinte que o levará até três plataformas. Suba em uma das duas plataformas laterais e no andar de cima, pise sobre os dois blocos para ativar a plataforma seguinte, mas não suba nela ainda. Ao invés de descer pela plataforma que usou para subir, siga em linha reta em direção ao lado oposto da plataforma que habilitou neste andar. Desta forma você terá apenas duas plataformas no andar abaixo, então suba na do meio. Ela o conduzirá até uma área com mais um bloco que acionará parte de um caminho até um baú. Feito isso volte para a área anterior e use a plataforma do outro lado para subir e desça pela outra ignorada antes. Você terá novamente duas plataformas na área abaixo, então suba outra vez na plataforma do meio e você será levado para uma outra área que completará o caminho até aquele baú.
Feito isso, volte para a área anterior e vã para o andar de cima, só então suba na plataforma que você habilitou neste andar para continuar o caminho. Feito corretamente o puzzle das plataformas, desças usando as colunas para pegar as Dressphere Dark Knight. Equipe-a em uma personagem pelo menos, então siga adiante e você enfrentará Baralai em seu caminho. Ele possui bons ataques, mas se você estiver evoluído não terá problemas, porém muita atenção com o seu HP.
Vencendo a batalha, Paine irá atrás de Baralai. Siga-a e você chegara até o complexo onde Vegnagun supostamente deveria estar. Mas em seu lugar, estará Dark Bahamut. Yuna tentará chamá-lo, ma esta Aeon partirá para o ataque. Use as habilidades de Paine para baixar a resistência e o ataque do inimigo, depois concentre seus melhores ataques. Dark Bahamut usará seus ataques mais pesados, mas todos estarão enfraquecidos em relação a FFX. Vencendo a batalha, Yuna tentará entender o que está acontecendo, pois as Aeons foram sacrificadas dois anos atrás para derrotar Sin. No lugar de Vegnagun resta apenas uma imensa cratera rumo ao centro do mundo….
Você saberá que os Fiends estão atacando todos os templos ao redor de Spira, isso obrigará os Gullwings a trabalhar para proteger as pessoas. Se você quitou a dívida de O’aka, receberá a informação de que ele estará deixando a Celsius. Vá para a Cabin e durma, então antes de seguir para os próximos Hotspots, vá visite a cidade de Luca.
Estará acontecendo o torneio de Sphere Break na cidade e você poderá participar. Shelinda anunciará a chegada de Rin, criador do jogo, que iniciará o torneio. Para começar, você ganhará algumas moedas. Recomenda-se falar com a criança ao lado de Rin para obter maiores informações sobre o jogo Sphere Break. Mas vamos a um tutorial rápido e básico para você se dar bem.
Noções básicas de Sphere Break
Este jogo consiste em um tabuleiro com dezessete moedas com valores aleatórios. No entanto, existe uma moeda no meio do tabuleiro que determinará a regra do jogo. Ela é cercada por quatro moedas douradas denominadas Entry Coin e sempre que começar um Turn, você será obrigado a usar uma dessas moedas. As demais moedas prateadas são as Borders Coin e servem como complemento para as jogadas.
O básico do jogo é criar números múltiplos a partir do número mostrado na moeda central, ou seja, se o número central for 2, você terá que usar um das moedas douradas para iniciar a jogada e depois somar uma ou mais moedas prateadas de forma que você consiga um número múltiplo de 2, que seria 4, 6, 8, 10… e por aí vai. Feito isso você obterá um Core Break.
Os números múltiplos são mostrados no tópico Break Multiples no alto da tela, normalmente você terá três expostas, mas se você somar um número maior que o terceiro múltiplo mostrado, então outros múltiplos de valores elevados serão mostrados. Note também que acima desse tópico você também tem o Sum, que mostra o valor do número que você escolheu no momento. E sempre que escolher outra moeda, a soma dos valores será mostrada diretamente.
O sistema do jogo Sphere Break
A) Do lado esquerdo da tela, numa partida de Sphere Break, você terá na primeira janela os seguintes tópicos:
Turn XX/15: XX representa o número de jogadas feitas de um total de 15.
Time 0:00:0: em cada jogada, você terá um tempo limite e caso não faça um Core Break, perderá a disputa.
Quota YY/20: YY representa quantas moedas você conseguiu e a meta é 20, no mínimo.
Para cada jogador de Sphere Break que você desafiar, você terá diferentes quantidades de Turn, Time e Quota e algumas disputas parecem impossíveis. Entretanto você contará com a sorte e um pouco de matemática.
B) Na janela do meio, ainda do lado esquerdo da tela, você terá o tópico:
Coin Count:0: indica quantas moedas você usou em uma jogada.
Echo x ?: indica a quantidade de moedas que você poderá ganhar a cada jogada.
Em um Turn, suponhamos que você faça um Core Break usando apenas três moedas. Então você sempre fará Core Breaks usando apenas três moedas, desta forma você acumulará os pontos Echo x que será adicionado um ponto extra. Estes pontos serão convertidos em quantidade de moedas adicionais que você poderá ganhar a cada finalização de Turn. Isso significa que quanto maior a quantidade de moedas usadas para fazer um Core Break, maior será a quantidade de moedas para atingir a Quota. Mas fique sabendo que a quantidade de moedas que repõe o tabuleiro após um Core Break é aleatório, tanto podem vir a mesma quantidade de moedas como não aparecer nenhuma. E isso quebrará suas jogadas e as chances de aumentar a quantidade de moedas ganhas por Turn. Então recomenda-se o uso de no mínimo três moedas por Turn, pois são mais fáceis de manter um ritmo de Core Breaks.
Mas como dito antes, você contará com a sorte e a matemática. O por quê? Simples, o número central do tabuleiro é o ponto de partida para um Core Break. Mas algumas vezes o número central será 1 e qualquer número é múltiplo dele, ou seja, você poderá perder um combo na metade se por azar o número 1 aparecer. Outro detalhe que você deve ficar atento são nas moedas douradas, pois se você usar uma delas que seja múltiplo do número central, você fará um Core Break e não terá resultados. C) O último quadro do lado esquerdo da tela mostra um tópico que tem a ver com o conteúdo das moedas. Isso mesmo, ao escolher alguma Entry Coin ou Border Coin, uma relação de itens poderá estar relacionado a elas, sendo mostradas nesta última janela. Ao finalizar um Turn, você poderá tanto ganhar mais moedas, dinheiro e itens como perder estes. Além da matemática, você também contará com o raciocínio rápido para criar condições de Core Breaks com moedas que ofereçam vantagem. Com isso você será capaz de ganhar partidas, basta apenas se familiarizar com o jogo para ter confiança e se dar bem. Para você treinar, recomenda-se salvar seu progresso antes de qualquer partida, desta forma se você perder é só dar um Load Game. Mas agora voltemos ao enredo do jogo. Você poderá desafiar algumas pessoas na cidade de Luca para uma partida de Sphere Break. Sempre que desafiar uma pessoa, veja as condições do desafio (quantidade de Turn, Time e Quota). Sempre que vencer uma partida, salve o seu progresso. Vencendo três partidas, você será levado diretamente à final logo em seguida e seu rival será Shinra. Ele é um ótimo jogador de Sphere Break e se você o derrotar, ganhará a Dressphere Lady Luck.
Lembrete: se você não ganhar de Shinra agora, poderá enfrentá-lo no Capítulo 5 no vestiário do Stadium. Mas o nível de dificuldade será bem maior. Porém, se você não ganhar essa Dressphere, não poderá habilitar as Dresspheres especiais de cada personagem no jogo.
As máquinas enlouqueceram por algum motivo e agora você terá que destruí-las antes que alguém se machuque. No canto inferior da tela será mostrado a quantidade de máquinas destruídas pelos Gullwings e pelos Al Bhed, para concluir esta missão com sucesso, você terá que destruir mais máquinas que o grupo Al Bhed. Esteja com o acessório Charm Ring equipado em uma personagem, desta forma você evitará batalhas desnecessárias. Então siga na estrada adiante e salve as pessoas das máquinas, resolvendo o problema em uma batalha.
Existem um total de quinze máquinas fora de controle, então seja rápido nas batalhas, usando seus melhores golpes. Alternativamente use uma personagem com a Dressphere Dark Knight e use a habilidade Darkness que causa dano em todos os inimigos, por outro lado esta habilidade exigirá HP do usuário - use alguém para recarregar o HP.
Cruzando Mi’ihen Highroad até a Travel Agency, a contagem de destruição sumirá. Avance rapidamente para a tela seguinte e continue a destruição das máquinas. Em alguns pontos em quem as máquinas parecerem inacessíveis, use o botão círculo para encontrar um ponto de acesso. O final do caminho, seguindo por baixo da ponte, pode reservar mais máquinas. Conseguindo destruir mais máquinas que o grupo Al Bhed, você ganhará uma recompensa em dinheiro além de uma Garmet Grid. Siga para Mushroom Rock Road e fale com Yaibal para obter algumas informações. Lucil aparecerá em seguida e após a conversa, siga para o Djose Temple para falar com Gippal.
Fale com Tobli para descobrir que seu show não está muito animador. Fale com ele algumas vezes para sugerir usar algumas celebridades para chamar a atenção do público, mas apenas Paine notou o que Tobli pretende e sugere a suas amigas que corram.
Entre no esconderijo de Leblanc e fale com Ormi e Logos dentro do salão embaixo da escada. Você descobrirá que Leblanc está deprimida. Visite-a em seu quarto e fale com ela. Após a conversa, siga novamente para o salão e entre na passagem secreta. Examine os quartos para pegar itens e no quarto no final do corredor à direita, Logos entregará uma Sphere da gravação que fez nas profundezas de Bevelle. Em uma dessas gravações o grupo descobrirá o paradeiro de Nooj. Após a conversa com Logos, você ganhará a Logo’s Sphere e a Ormi’s Sphere. Verifique o móvel ao lado da cama para pegar a Gaol Sphere. Após assisti-la, Maechen aparecerá subitamente para contar a respeito de uma antiga e intrigante história. Fale com Maechen e escuta sua história sem interrupções, logo depois volte pata a Celsius.
Se você falar com o homem que está regulando as antenas, você participará de um minigame que lhe permite calibrar as 10 antes existentes ao logo de Thunder Plains. Os puzzles consistem em um jogo rápido de raciocínio, onde seus reflexos serão bastante usados para apertar o botão certo em menos de 5 segundos, combinar diferentes botões e ações derivadas. Para calibrar cada torre, você terá que fazer 30 acertos, mas caso erre três vezes terá que recomeçar a calibrar a antena em que errou. A dificuldade aumenta gradativamente, tornando o minigame desafiador. Quando você regular as nove antenas indicadas em seu mapa ao longo do caminho, volte para a área anterior e você encontrará a décima antena do outro lado do rio. Concluindo este evento, fale com o homem dentro do estabelecimento no meio de Thunder Plains e você ganhará uma Garmet Grid. Obs.: este evento não contribui na porcentagem do jogo.
Bom, independente disso cruze a região de Thunder Plains e fale com Cid no caminho. Mais adiante, na área seguinte de Thunder Plains, você encontrará Lian e Ayde novamente - eles estão em uma construção quase no final do caminho. Fale com eles e Lian pedirá um palpite de onde deverá procurar o chifre perdido do Elder. Das três opções, recomende Kilika Island. Feito isso, siga para Macalania Woods.
Atravessando a floresta pelo caminho de luz, você encontrará alguns acessórios interessantes. Siga para a agência de O’aka, no final de Macalania Woods, e ela estará sendo atacada por Fiends. Equipe suas personagens com acessórios que absorvam ataques elementais, além de usar uma Garmet Grid que dê resistência ou vice-versa. Você terá uma seção de batalhas seguidas contra os Fiends. A maioria deles são fracos, mas existem alguns que podem dar um pouco de trabalho devido a sua resistência física e ataques fortes. Vencendo as batalhas, entre na agência para encontrar um Al Bhed agonizando. Antes de morrer ele lhe dará a Dressphere Berserker - excelente para usar com as três personagens juntas.
Se você conseguiu quitar a dívida de O’aka antes de chegar a este evento, ele aparecerá pedindo para o homem não morrer agora que ele tem o dinheiro, mas em vão. Sem mais a fazer, saia da agência de O’aka e ele terá uma conversa rápida com você. Visite Nhadalia no deserto para saber que alguns Fiends estão ameaçando invadir a Cactuar Nation. Um intérprete, Benzo, o ajudará com a conversação com Marnela, a líder da Cactuar Nation. Durante sua conversa, escolha a segunda opção para concordar com Marnela. Ela pedirá a sua ajuda para encontrar os Ten Gatekeepers que estão espalhadas pelo mundo. Aceite a missão, mas ela só será concluída no Capítulo 5.
Lembrete: abordo da Celsius, compre três acessórios com o barkeep, que lhe garante imunidade contra Poison e equipe um em cada personagem antes se seguir o evento seguinte. Aprenda a habilidade Mega-Potion da Dressphere Alchemist com Rikku, além de ter muitos Potions e Hi-Potions em seu estoque de itens.
Chegando nesta região, você estará perto de uma caverna. Fiends invadiram a caverna, deixando quinze pessoas pressas. Aceite a missão de resgatar as pessoas. Ao entrar na caverna, esteja com o acessório Charm Bangle equipado para evitar encontros com os inimigos. Siga para o final dela e ignore as pessoas no caminho. Haverá um ponto em que você avistará duas crianças correndo. Assim que elas entrarem para a direita em uma curva, siga para o lado contrário. O aparente beco sem saída esconde uma pessoa no canto da tela que precisa de ajuda. Fale com uma pessoa escondida no canto da tela e escolha a primeira opção para levá-la com você, depois siga até as duas crianças no final da caverna e fale com elas, escolhendo também a primeira opção. Feito isso, faça o caminho de volta até a saída da caverna, mas nessa viagem aproveite para resgatar um casal junto a um baú. Você só poderá levar cinco pessoas por viagem, então siga para a saída e você poderá ganhar alguns Energy Cores para habilitar os teletransportes da caverna. Vá para o fundo da caverna e resgate uma mulher que está ao lado da entrada onde você resgatou o casal perto do baú. No caminho de volta você encontrará também uma mulher com duas crianças. Nessa segunda viagem você poderá mais cinco, então deixe para pegar os três indivíduos na terceira viagem.
Feito isso ainda restam mais duas pessoas perdidas dentro das cavernas. Saia da caverna e fale com o homem de calça marrom claro para ganhar um último Energy Core. Use o teletransporte para chegar ao fundo da caverna e então preste atenção no teletransporte. Pise na extremidade da direita e certifique-se de que haja uma seta de luz piscando na direção indicada, então confirme a ação e você será levado para uma caverna isolada, onde encontrará um dos homens perdidos.
Ao sair da caverna isolada, esqueça o teletransporte e leve-o para fora da caverna fazendo todo o trajeto a pé. O homem lhe dará um último Energy Core para ativar o teletransporte para um outro ponto. Use-o para chegar ao fundo da caverna, então pise na extremidade da esquerda do teletransporte, certificando-se de que há uma seta apontando na direção indicada. Feito isso, confirme a ação e você encontrar o último dos desaparecidos da caverna. Leve-o para fora da mesma e equipe Rikku com a Dressphere Alchemist, coma certeza de ter a habilidade Mega-Potion. Leve Paine equipada com a Dressphere Dark Knight para usar a habilidade Darkness e Yuna com Gunner, para usar a habilidade Trigger Happy.
Suba no teletransporte mais uma vez e você será levado para a caverna de Dark Yojimbo. Sim, aquele samurai guarda-costas que em FFX você pagava para ele protegê-lo. Ele começará a batalha zerando seu MP e causando o status Poison - com os acessórios, você não se preocupará com isso. Use Darkness com Paine e a opção Trigger Happy com Yuna, desta forma você ganhará tempo com Rikku, para entrar na habilidade Stash e usar o Mega-Potion. Assim você recarregará Paine e garantirá o grupo.
Quando Yojimbo usar seu poderoso ataque, reduzirá o HP e MP dos personagens para 1 ponto. Imediatamente use um Mega-Potion com Rikku para recarregar os integrantes do grupo. Alternativamente você poderá combinar um Phoenix Down + um Hi-Potion na opção Mix, para ressuscitar um personagem com HP cheio, ou combinar dois Hi-Potion para obter um Mega-Potion. Vencendo Yojimbo, você concluirá mais uma missão e ganhará uma ótima Garmet Grid.
Lembrete: visite a loja de itens em Calm Lands para ver Shinra instalando uma máquina. Faça o mesmo na fazenda de Clasko - Shinra estará ao fundo da rampa à esquerda, dentro da propriedade de Clasko.
Fale com Kimahri para saber que Garik está liderando um ataque contra o povo Guado. Kimahri não pode impedí-lo, pois não pode deixar a montanha. Você também ganhará a Dressphere Trainer.
Lembrete: você só ganhará essa Dressphere se falou com Kimahri durante o Capítulo 1 e 2.
Logo depois escolha a primeira opção para aceitar a missão de deter Garik. Esqueça o teletransporte por enquanto, ele está desativado. O jeito é subir a montanha a pé. Ao longo do caminho você encontrará outros dois pontos do teletransporte, passe em cima deles para reabilitá-los. Quando chegar ao teletransporte com um Save Point do lado, dentro de uma caverna, ative-o e equipa suas personagens da seguinte forma: Yuna ou Paine, uma com Berserker e outra com Dark Knight. Mantenha Rikku com Alchemist para oferecer suporte ao grupo.
Mais adiante você enfrentará Garik e mais dois Ronsos. Primeiramente use algum item que cause Blind no inimigo, pois será um dos únicos Status negativos que você poderá usar. Garik usará a Mighty Guard que lhe dá velocidade, resistência contra ataques e magias. Derrube os dois Ronsos, só então concentre-se em Garik. Se tiver algum item Dispell, use para cortar o efeito da Mighty Guard de Garik e concentre seus ataques. A batalha pode demorar um pouco, mas vencendo-a você ganhará uma Garmet Grid.
Importante: se você ignorar o Side Quest 32 - Mt. Gagazet, indo para a Celsius depois de aceitar a missão, poderá pegar o acessório Secret of Success. Este item será encontrado dentro do escritório de Tobli (do lado direito), após completar a missão em Guadosalam no Capítulo 5. Em contrapartida, não poderá fazer um final 100% em uma jogada. Obs.: para conseguir este item, é essencial que você tenha obtido sucesso no Side Quest 5 - Moonflow no Capítulo 1, Side Quest 15 - Mi’ihen Highroad no Capítulo 2, Side Quest 19 - Macalania Woods no Capítulo 2.
Siga para o templo e fale com Isaaru. Feito isso volte para a Celsius e siga para Besaid Island.
Chegando em Besaid Island vá para a casa de Lulu e fale com ela para saber que Wakka está dentro do templo, combatendo Fiends. Ao sair da casa de Lulu, você verá uma cena entre Yuna e Brother. Em seguida Rikku apontará uma confusão entre Wakka e Beclem. Entre no templo e fale com Beclem diante da escada, depois você poderá seguir adiante. Encontre Wakka no final do caminho dentro do templo, então mais adiante você enfrentará Dark Valefor. Seus ataques são fortes, mas nada que personagens evoluídas não aguentem. Mantenha um ritmo de ataques e fique atento com o seu HP, isso será suficiente para vencer sem problemas. Mais uma missão bem sucedida.
Dica: se você tiver cerca de 900.000 Gil, visite o Besaid Temple e fale com um vendedor dentro de um dos quartos ao lado da escada central. Escolha a opção Rare Items e você poderá comprar a Besaid Key ou, com um pouco de sorte, ganhá-la de graça. Antes de visitar Dona, vá falar com aquela mulher dos macacos. Se você conseguiu encontrar todos os treze macacos, ganhará uma Garmet Grid. Vá para a casa de Dona para ter uma conversa com ela para criar um plano de invasão ao Kilika Temple. Dona distrairá o guarda. Espere Dona conversar com o guarda e aperte o botão R1 para mudar a visão. Quando o guarda estiver olhando para Dona, aperte X para correr e cruzar o portão. Chegando na floresta, o caso toma conta dos habitantes. Visite os três possíveis caminhos para encontrar barreiras e gente revoltada, feito isso Yuna e o grupo usará o caminho acima das árvores. Chegando dentro do templo, desça de elevador e você chegando do outro lado de uma porta, um Fiend o atacará após derrubar Barthello.
Importante: do lado de fora do templo, veja Shinra instalando uma CommSphere.
Para continuar o seu caminho, apague as tochas derrotando os inimigos. Ao derrotar dois Fiends onde o chão está em chamas, o caminho ficará acessível. Mas fique atento para pegar a Dressphere Samurai no chão onde havia o fogo. Você enfrentará Dark Ifrit, então equipe acessórios que absorvam Fire. Com isso, basta concentrar seus melhores ataques e logo você o derrotará. Ao concluir este evento, você voltará para a Celsius e assistirá um evento automático. Logo depois em seguida vá para Bevelle. Chegando em Bevelle você avistará Gippal no telhado do templo. Siga para dentro do templo e use a plataforma para chegar na parte alta, então fale com as pessoas para ganhar alguns acessórios, além de examinar a plataforma parada adiante. Feito isso, acione o pedestal da sala à esquerda dentro do templo, para fazer com que a plataforma desça. Você já conhece o caminho, então siga para o ponto onde você enfrentou Dark Bahamut - o caminho até lá não oferecerá surpresas.
Chegando ao final do caminho, você assistirá uma longa cena entre Gippal, Nooj e Baralai. Eles relembrarão um pouco do passado e entrarão em um conflito, mas uma força estranha sairá do corpo de Nooj e se hospedará em Baralai. No momento crítico, Paine tenta intervir mas todos desaparecem enquanto o seu grupo enfrenta um Fiend. Paine revela que conhece aqueles três, mas não quer contar nada a respeito… por enquanto. Concluído este evento, pegue a Crimson Sphere 1 e volte para a Celsius. Ah, não esqueça de assistir a esta nova Sphere. Em seguida vá para o Djose Temple.
Chegando no templo, todos estarão em alerta. Uma criatura poderosa está atacando Djose Temple. Após a conversa, entre no templo e suba no elevador adiante. NO andar superior, você terá cinco pedestais na sala ao fundo. Basta acionar o pedestal certo para abrir a passagem para o andar seguinte, se errar o pedestal acaba enfrentando um Fiend.
Chegando no final da escada você enfrentará Dark Ixion. Concentre seus ataques nele e mantenha seu HP elevado, isso será suficiente para derrotá-lo sem problemas. Ah, e não use ataques elementais Thunder - isso recarregará o HP dele. Vencendo mais esta batalha, um novo buraco será encontrado mas Ixion conseguiu usar as última forças para explodir em um ataque que acaba por jogar Yuna dentro do buraco. Durante a queda Yuna escutará a voz de alguém chamando-a e por um momento ela pensou ter chegado ao final de sua busca… mas descobre que o homem que aparece é Shuyin.
Durante a visão de Yuna, Nooj consegue fazê-la enxergar a verdade. Baralai, possuído por Shuyin, vai para algum lugar de Farplane. Nooj e Gippal entregarão as Crimson Sphere 2 e 3. Em seguida Yuna ficará sozinha em lugar nenhum. Quando tudo parecer perdido, Yuna se sentará esperando por alguma resposta. Aperte o botão de ação algumas vezes para Yuna ser guiada até a superfície.
Dentro da Celsius ocorrerá mais um evento automático, onde Yuna contará o que aconteceu e Shinra explicará porque Shuyin chama Yuna de Lenne - por causa da Dressphere Songstress. Após a conversa, siga para o elevador e após falar com Rikku, suba até o Deck e fale com Paine. Yuna entregará as Spheres e Paine finalmente se contará a respeito de seu passado.
Voltando para a Bridge da Celsius, Shinra informará que os líderes Nooj, Baralai e Gippal desapareceram por completo. Assista às Crimson Sphere 2 e 3. Feito isso, desça até a Cabin e durma, depois salve o seu progresso para uma missão demorada mas que não exigirá batalhas. Se você gosta de aproveitar o enredo, chegou a hora de fazer um tour, sem sair do lugar, ao redor de Spira usando as CommSpheres - esferas de comunicação. Acesse as seguintes áreas com as CommSpheres:
• Fale com Wakka em Besaid Island
• Fale com Dona em Kilika Island
• Fale com Yaibal em Mushroom Rock Road
• Fale com Maroda em Bevelle
Obs.: você poderá acessar algumas CommSpheres várias vezes para assistir a diversos acontecimento que influenciam na porcentagem obtida no jogo. É recomendado usar as CommSpheres em uma mesma área até uma cena se tornar repetitiva ou a comunicação for perdida de vez.
Concluindo a primeira sessão de conversação, os Gullwings estarão em uma situação complicada onde tudo parece perdido. Então Yuna começa a pensar em fazer algo mais ao invés de só lutar. Então surge a idéia de organizar um mega evento para juntar o povo de Spira em um só lugar, na tentativa de unir todos novamente. Assim começam os preparativos para a organização de Yunapalooza!
Fale com Shinra novamente e acesse as seguintes áreas:
• Fale com Wakka e Beclem em Besaid Island
• Fale com Baòthello em Kilika Island
• Assista a entrevista de Shelinda em Luca
• Fale com Rin para iniciar uma investigação em Mi’ihen Highroad
Rin pedirá a ajuda de Yuna para descobrir quem ou o que causou a loucura das máquinas e para isso ele precisará descobrir pistas, atitudes e ações suspeitas ao redor de Mi’ihen Highroad. Você usará as CommSpheres que Shinra espalhou e terá acesso a sete pontos da região. Sempre que ver alguma coisa estranha, aperte o botão círculo para Rin investigar. Para encontrar o responsável por toda essa confusão, veja as CommSpheres na seguinte ordem: 1-3-2-5-4-5-2-1-4-2-1.
Depois dessa ajuda prestada para que Rin encontre o culpado, confira as demais CommSpheres:
• Veja as ações em Djose Temple
• Fale com Ormi em Guadosalam
• Em Thunder Plains, você poderá capturar até dois chocobos (um por vez)
• Na entrada de Macalania Woods, escute a conversa dos membros da banda conversando
• Na Travel Agency em Macalania Woods, fale com O’aka
• Em Bikanel Desert, fale com Nhadala (ao menos tentar)
• Em Calm Lands, na Chocobo Ranch, veja Clasko falando com o chocobo
• Em Mt. Gagazet, fale com Kimahri
• Em Mt. Gagazet, na Hot Spring, veja Tobli, Buddy, barkeep, O’aka, Isaaru, Elma, Lucil, Maechen, Cid, Dona e outros Depois de falar com todo mundo ao redor de Spira, na certeza de que não ocorreu mais nenhum evento diferente com as CommSpheres, fale com seus amigos na Celsius pegar a missão de encontrar Tobli para ajudar a organizar o evento. Boddy deixará Yuna e as outras na estrada rumo a Moonflow, onde encontrará um bando querendo acabar com Tobli, que fugirá em disparada. Neste primeiro momento da perseguição, apenas acompanhe os homens ao longo da estrada. Quando você chegar no Save Point, faça o caminho de volta e você deverá encontrar Tobli mais uma vez. Ele voltará para o começo da estrada, então siga-o.
Logo depois ele usará uma veículo para fugir. Mais uma vez, siga para Moonflow onde ocorrerá um acidente. Siga para o lado leste e atravesse para o outro lado de Moonflow, então continue sua perseguição. Dois homens continuam perseguindo Tobli ao longo da estrada. Depois que a criatura gigante perseguir o último perseguidor de Tobli, siga para o final da estrada de Moonflow para você encontrará o carinha. Falando com ele, o evento Yunapalooza terá uma mega propagando.
Celsius
De volta à Celsius, os homens azuis saltarão em diferentes partes do mundo de Spira para fazer propagando do evento. Após a conversação, fale com Shinra novamente para ter acesso às CommSpheres, então veja-as na seguinte ordem:
• Fale com Beclem e Lulu em Besaid Island
• Escute Dona falando em Kilika Island
• Fale com Barthello no Kilika Temple
• Fale com Lucil e Yaibal em Mushroom Rock Road
• Fale com Elma em Moonflow
• Fale com Ormi em Guadosalam
• Fale com O’aka em Macalania Woods Travel Agency
• Fale com Isaaru em Zanarkand Ruins
Concluindo mais esta parte de conversação com as pessoas ao redor de Spira, siga para a Cabin. Chegando lá você tomará parte de um minigame de dança. Aqui a tela será dividida ao meio e você deverá apertar o mesmo botão mostrado do lado de Rikku. Quando aparecer as notas musicais vermelha, você ganhará mais pontos dançando neste momento, já as notas musicais amarelas dão menos pontos. É um pouco complicado acertar o ritmo nesse minigame, eis os itens que você ganhará pela pontuação:
0-49: Pearl Necklace
50-99: SafetyBit
100-149: Firey IceRing
+150: Shmooth Shailing
Dica: você poderá ganhar uma grande pontuação neste minigame. Assim que o tutorial estiver sendo mostrado, comece a apertar os botões triângulo, círculo, X e Quadrado simultaneamente o mais rápido que você puder até o minigame terminar. Feito corretamente, você ultrapassar os 500 pontos.
Devido a facilidade em perder % neste evento, por via das dúvidas, dê uma última olhada nas CommSpheres nos seguintes pontos para se assegurar de nada de novo tenha aparecido:
• Besaid Island
• Kilika Island e Kilika Temple (se possível)
• Djose Temple (se possível)
• Moonflow
• Guadosalam
• Macalania Woods Travel Agency
• Mt. Gagazet
• Zanarkand Ruins
Concluído estes eventos, vá para a Bridge e fale com Boddy e escolha a primeira opção para desembarcar em Thunder Plains. Em Thunder Plains você terá que livrar a região de um Fiend imenso que apareceu. Para encontrá-lo, basta seguir o ponto indicado em seu mapa. Você terá acesso a uma caverna. Dentro dela, siga para a esquerda e depois escale as pedras. Logo você verá o Fiend. Ele não oferece perigo, então ataques constantes e um pouco de atenção com o seu HP resolvem mais uma vez. Destruindo o Fiend, explore a caverna e só então saia. Boddy estacionará a Celsius em Thunder Plains, descarregando as pessoas que trouxe abordo.
Celsius
Ao concluir a missão, fale com todos dentro da nave - Brother parece o mais nervoso de todos. Fale com Shinra para ele mostrar as imagens das pessoas de diferentes facções discutindo. Criar a união entre eles parece impossível no momento. Tobli aparecerá para completar o nervosismo de Brother. Fale com Tobli e escolha a primeira opção para dar início ao show. Então pegue a pipoca e sente-se para assistir uma fantástica cena em CG.
Após este show fantástico, você verá uma conversa entre Yuna, Paine e Rikku que tentam entender o que aconteceu para aquelas imagens aparecerem. A única explicação é Lenne. Ao ter controle sobre Yuna, siga para a Bridge da Celsius e você escutará mais uma longa conversa com Maechen, que contará a respeito de Lenne e Shuyin. Depois da conversa, Boddy informará que Leblanc e seus capangas estão da Engine Room da Celsius. Siga para lá e você ganhará a Crimson Sphere 5 durante a conversa. Depois vá para a Bridge e fale com Shinra, ele captou um sinal muito fraco de transmissão vindo de Farplane. Gippal e Nooj apareceram e ma conversam deixará Leblanc curiosa.
Yuna, Paine e Rikku terão uma conversa no Deck da Celsius e logo depois, siga para a Bridge para iniciar mais uma longa conversa. Depois fale com Shinra e assista a Crimson Record 5. Logo depois fale com Boddy para saber que o filho de Lulu e Wakka nasceu, entretanto surgiram Hotspots em todos os pontos de Spira.
Antes de seguir nas missões, vá para a Cabin e durma, possivelmente você verá Brother expressando seus sentimentos por Yuna ao falar com o barkeep. Em seguida vá para a Engine Room da Celsius, vá até o motor ao fundo e saia. Boddy aparecerá para contar a história da Celsius e do nome Gullwings. Feito isso, hora de cumprir os eventos, alguns deles são bem curtos, enquanto outros são muito demorados. Comece por Zanarkand Ruins.

Basicamente você concluirá este episódio visitando o local, aproveite e fale com Maechen e escolha a opção “Please Tell”. Assim você descobrirá como Maechen sabe tanto a respeito do mundo e do passado. Então volte para a Celsius e siga para o próximo objetivo, Besaid Island.
Chegando em Besaid Island, Wakka aparecerá gritando que teve um menino. Vá para o Besaid Temple e fale com Wakka para ele apresentar a criança que ainda não tem um nome. Siga para a praia e quando chegar na primeira ponte, desça pelo canto dela e você encontrará um baú contendo a Twinlight Rain - item que permite a Special Dresspher de Yuna aprender o Damage Limit Break.
Ao chegar na praia fale com Beclem e ele entregará a War Boddy Sphere. Mas antes de ir embora, Berclem dará um verdadeiro show de Blitzball. Faça o caminho de volta para o vilarejo e você encontrará Wakka na colina. Yuna mostrará a Sphere que Wakka tanto procurava, uma lembrança de seu irmão Chappu. Após as lembranças siga para o vilarejo e Wakka dará um nome ao seu filho, além de uma comemoração. Coitada da criança com o nome que ganhou…
Após completar os eventos de Besaid Island, volte para a cidade e entre dentro do templo. Explore a sala do lado direito da escada principal e você poderá pegar a Search Sphere. Com ela você poderá procurar quatro minispheres escondidas em Besaid Island. Para isso mantenha o botão círculo pressionado e um marcador de energia ficará exposto no canto inferior direito da tela. Então caminho por Besaid Island e onde o marcador atingir sua marcação máxima e emitir ruídos, aperte X para escavar o chão e encontrar a minisphere. Para poupar o seu tempo, confira a localização das quatro minispheres. Ao encontrá-las, use-as para avistar um cipher com um número - marque esse número.
1) no pequeno espaço entre as casas, do lado esquerdo do vilarejo - no local onde a mulher seguida por um cachorro costuma entrar. # Localização do ciphers: olhe para o alto do Besaid Temple e dê zoom.
2) na área do Save Point, entre a cerca e a árvore. # Localização do ciphers: olhe para o alto da montanha, em direção ao alto das palmeiras.
3) na trilha, alguns passos antes do conjunto de arvores do lado esquerdo - procure junto à cerca. # Localização do ciphers: olhe para a pedra embaixo da segunda cachoeira alta ao fundo.
4) na área onde Wakka empurrou Tidus dentro da água (trilha ao lado do caminho para a praia), procure no canto esquerdo junto a pedra. # Localização do ciphers: olhe para o alto da palmeira distante.
Encontrando estes quatro ciphers e marcando os números na ordem em que eles apareceram, siga para a caverna onde você encontrou Wakka e examine a parede do lado direito. Use a numeração anotada por você ara ter acesso a uma nova caverna que o levará para o alto da cachoeira, onde encontrará uma ótima Garmet Grid.
Vá para Kilika Island para ver um grupo de pessoas querendo ir para o Kilika Temple. Dona tomará o comando da situação e abrirá os portões. Siga para o Kilika Temple e você verá uma cena engraçada e romântica entre Barthello e Dona, ganhando mais um final feliz e mais uma Garmet Grid.
Lembrete: se você falou como o homem no barco durante o Capítulo 1 e 2, então você será levado na ilha para pegar o acessório Invencible agora.
Dica: depois de obter um Missão Complete, visite o Kilika Temple e fale com as pessoas para obter uma Garmet Grid. Obs.: durante o Capítulo 4, verifique as CommSpheres de Kilika até elas se danificarem.
Visite a cidade de Luca, onde estará começando a temporada de Blitzball. Yuna e seus amigos poderão participar de uma disputa se quiser, mas não é obrigatório. Portanto isso ficará por sua conta. No mínimo você pode treinar e fazer uma jogo rápido. Independente disso, quando você estiver livre, siga para o Save Point junto a escada que dá acesso a Mi’ihen Highroad e aproxime-se do corrimão do lado oposto a escada para Yuna se lembrar de Tidus.
Ela enxergará um moogle mágico que mais ninguém é capaz de ver. Siga o moogle até a Central Square, depois siga em direção ao Stadium e finalmente rumo ao porto. Agora siga para Mi’ihen Highroad, exatamente na Travel Agency.
Em Mi’ihen Highroad você encerrará o caso das máquinas que perderam o controle e Rin juntará as peças que descobriu e apontará o culpado. Se você assistiu as CommSpheres na ordem descrita, adivinha quem é o culpado pela onda de desastres, mesmo sem querer? Bom, Rin vai provar como tudo aconteceu, da queda do Hover na colina à falha geral no sistema das máquinas. E a penalidade será catar todo o lixo em Mi’ihen Highroad. Com a conclusão deste evento, você poderá alugar um chocobo nessa região. Obs.: se você não seguiu a ordem das CommSpheres de Mi’ihen Highroad durante o Capítulo 4, o culpado será outra pessoa mas você não ganhará o acessório Ragnarok.
Importante: alugue um chocobo e vá com ele até depois da segunda ponte. Note que na curva adiante, do lado esquerdo, existe uma pena de chocobo caída entre a baixa vegetação. Fique parado em cima dela por alguns segundos e o chocobo oferecerá uma opção de ir a uma plataforma do outro lado para pegar um baú. Feito isso, a pena de chocobo desaparecerá. Fique na mesma posição onde a pena estava e após alguns segundos, o chocobo abrirá um baú na plataforma abaixo para pegar o item Victor Primoris - item que permite a Special Dresspher de Paine aprender o Damage Limit Break.
Dica: o acessório Ragnarok permite usar magia sem gasto de MP, equipe-o em uma personagem Dark Knight. Agora você poderá usar a habilidade Darkness e o engraçado é que você não perderá HP. Hmm… bug do jogo?
Vá para Bevelle e assista a seqüência de eventos para ganhar mais um trecho do enredo concluído falando com Maroda e Isaaru. Após a conclusão do evento, entre dentro do templo e siga para a passagem do lado direito. Você encontrar Pacce e seus amigos diante de um portal mágico que o levará para a dungeon dos 100 andares. Na primeira área um velho dirá algumas coisas e desaparecerá, deixando a Crimson Sphere 6 - assista-a. Em seguida vá para a passagem no chão adiante e você começará a sua descida. Haverão alguns puzzles a serem resolvidos para encontrar a saída e em todos os casos, evite enfrentar um dragão que cruza seu caminho - sempre há uma outra maneira de passar por esse inimigo. Enfrentar alguns Tomberry será crucial para encontrar a saída, mas por enquanto desça até o 20º andar. Use o teletransporte para volta à superfície e salvar o seu progresso. Feito isso, use o teletransporte novamente e você poderá continuar do andar em que parou ou recomeçar a descer tudo outra vez (escolhendo a primeira opção).
A cada vinte andares que você descer, encontrará um poderosos chefe para enfrentar que exige condições especiais para ser derrotado. Entretanto o primeiro deles não é tão exigente assim. Ele é Arachnea e possui aproximadamente HP 18280, raras as vezes em que ele usará sua magia paralisante + Poison, então concentre seus ataques mais fortes nele e muita atenção para recarregar o HP de seus personagens ou usar Phoenix Down. Vencendo esta batalha, você obterá a Crimson Sphere 8. Obtendo estas duas Spheres, você poderá realizar um outro evento secreto em Mushroom Rock Road.
Como dito antes, você terá 100 andares para explorar até chegar ao confronto final contra o poderoso Trema.
Você passará por diversos e variados desafios que exigem pensar antes de agir - encarar alguns Mega Tomberry não é uma boa idéia quando ele é rápido e causa mais de 15000 de dano -,então evite inimigos gigantes que encontrar no passeando nas dungeons. Confira a seguir uma descrição de como derrotar os poderosos inimigos, mas fique sabendo que isso exigirá estratégias e jogadas perfeitas, além de sorte para sobreviver a alguns ataques. Obs.: leia a estratégia dos chefes antes de seguir adiante, pois um deles exige uma condição especial para obter facilidades na vitória. Recomendamos que cumpra este evento quando suas personagens estiverem acima do LV.90.
40º Andar
Black Elemental
HP: 9999 (180000 Oversoul)
MP: 2380
Este inimigo em estado oversoul - quando ele fica escuro - possui ataques e resistência devastadores. Para ganhar de Black Elemental, esteja equipado com algum acessório que aumente sua velocidade, então use uma magia Reflect. Desta forma ele não usará a magia Ultima contra seu grupo. Agora você tem até o final do efeito de seu Protect para concentrar seus ataques físicos mais fortes nele. Em seu estado normal, ele usará magias que serão refletidas aumentando a quantidade de dano nele mesmo. Outra forma de vencer esta luta é se Black Elemental não estiver em sua versão Oversoul, tenha uma Berserker com poder de ataque elevado e cometa suicídio usando a habilidade Charon. Dando tudo certo, você causará 9999 de dano.
Dica 1: se você ganhar o acessório Cat Nip ao abrir o baú deixado após derrotar este chefe, equipe-o em uma de suas personagens usando a Dressphere Gunner. Este acessório causa dano de 9999 se a personagem estiver com o HP baixo (cor amarela). Esteja com a habilidade Trigger Happy LV.3 e você poderá causar até 1.000.000 de dano apertando rapidamente o botão R1. Use essa dica para derrotar os chefes seguintes como medida segura, além das demais alternativas descritas. Dica 2: enfrente Jumbo Cactuar em sua versão Oversoul durante os cem andares e você poderá roubar, com um pouco de sorte, o acessório Rabite’s Foot usando a habilidade Master Thief com a Dressphere Thief. Consiga também 2.000.000 Gil para ter mais uma alternativa de derrotar Trema.
60º Andar
Concherer
HP: 343280
MP: 170
Ele é imune a todos a qualquer status negativo que você queira usar. Seus ataque mais poderoso é o Megaton Press, que causa dano variando em 12000 à 50000 de dano em um personagem. Eis uma vantagem para vencê-lo. Entre com dois personagens Dark Knight e use a habilidade Darkness - quanto mais alto o LV de seu personagem, maior o dano causado. Mantenha sempre um personagem livre para usar Mega-Potions, mas não arrisque mandar os três personagens atacarem. A criatura pode surpreendê-lo coma velocidade e usar até um Megaton Press em cada personagem. Após uma exaustiva batalha usando Darkness e recarregando seus personagens, você ganhará ótimos itens e acessórios.
80º Andar
Chac
HP: 459743 (Oversoul)
MP: 820
Este inimigo possui uma magia que petrifica o personagem e em alguns casos, o personagem é eliminado da batalha quando se quebra. Para evitar isso, esteja equipado com acessórios que aumenta a velocidade e sempre que um personagem for petrificado, use um item Soft no mesmo. Sobrevivendo a essa seção, você ainda terá que resistir ao ataque Heaven’s Cataract que causa altos danos em todos os personagens. Mas há um segredo para uma vitória menos exaustiva. Enquanto estiver descendo os andares, você poderá encontrar criaturas parecidas com Chac - são aquelas criaturas que você viu atacando a Cactuar Nation -, se durante uma batalha esta criatura ficar Oversoul, suas chances de vitória aumentam bastante pois Chac não usará o golpe Heaven’s Cataract. Entre com três Dark Knights equipados com uma Garmet Grid que garanta uma alta defesa e também com acessórios que aumentem a sua velocidade, pois outra vantagem de Chac é sua velocidade.
100º Andar
Paragon
HP: 200000
MP: 9999
Ele é imune a todos os status elementais e status breaks. Ele possui um poderoso ataque que pode eliminar todos os personagens de uma vez, por isso recomenda-se Dark Knights ou Mascot devido a alta resistência, mais a ajuda de acessórios de defesa para que possam sobreviver ao poderoso ataque da criatura. Com os Dark Knights não use a habilidade Darkness, pois o HP é muito precioso nesta batalha. Concentre-se em ataques físicos e após um bom tempo, você poderá derrotá-lo.
Trema
HP: 999999
MP: 999
Imune a basicamente tudo relacionado a magia de ataque, Trema possui ataques físicos de grande poder. Por isso use items ou magia para recarregar seu HP sempre que possível. É bom ter muitos Mega-Potions armazenados e sempre que sobreviver aos ataques, a batalha será demorada para você poder vencer este inimigos. Quando o MP de Trema chegar a zero, use deus Dark Knights com habilidades Darkness e recarregue-os com itens ou magias, então é só resistir no mesmo ritmo para vencer. Outra maneira de vencer Trema facilmente é evoluir seus personagens até o LV.99, então entrar em batalha com uma Gunner e duas Mascot. Equipe a Gunner com o acessório Cat Nip + SOS auto-haste e esteja com o HP baixo. Com os Mascots, tenha 9999 de HP para usar Phoenix Down e Mega / X-Potions. Resista por cinco ou seis rodadas enquanto usar a habilidade Trigger Happy LV.3. Obs.: derrotando Trema, você obterá um acessório excelente chamado Iron Duke.
Dica: outra maneira de ganhar contando com a sorte é ter o acessório Rabite’s Foot, tenham uma personagem com a Dressphere Lady Luck com a habilidade Bribe disponível, então equipe o item Rabite’s Foot. Você terá uma pequena chance de derrotar o poderoso Trema em alguns segundos. Para isso use a habilidade Bribe e pague 2.000.000 de Gil. Se você tiver bastante sorte, Trema aceitará o suborno.
Vá para Mushroom Rock Road e fale com Lucil e Elma para iniciar um torneio de batalha, então faça uma boa atualização nos acessórios de seus personagens + uma Garmet Grid que aumente sua defesa física. Começando o evento, você enfrentará algumas batalhas ao longo do caminho entre as rochas. As batalhas não ofereceram grandes dificuldades, exceto quando você for lutar contra Lucil. Ela possui ataques rápidos e fortes, então concentre-se em seu HP e descarregue seus melhores golpes nela. Ao vencer o torneio de batalhas, Lucil fará um discurso encerrando mais uma missão.
Lembrete: ao concluir este evento, vá até o elevador que o leva para a entrada do QG da Yeoth League e procure por um baú onde você encontrará o item Machina Booster - este permite a Special Dresspher de Rikku aprender o Damage Limit Break. Depois vá ao QG da Youth League e procure por Lucil para obter a Nooj´s Sphere. Obs.: do lado de fora do QG, procure um baú à direita para pegar o acessório Crystal Bangle.
Obtendo todas as dez Crimson Spheres, assista-as em ordem lógica dentro da Celsius. Depois visite Mushroom Rock Road e vá para aquela área restrita onde Nooj entregou uma Sphere para Paine. Examine a porta ao fundo e você poderá abrí-la e entrar em uma Dungeon onde Paine encontrará a resposta do que realmente aconteceu naquele dia em que todos enlouqueceram dentro da área de treinamento. Yuna saberá a verdadeira história de Shuyin e seu triste fim com Lenne. Equipe suas personagens com os melhores acessórios e Garmet Grids poderosas, pois você enfrentará uma seqüência de batalhas intensa onde Shuyin jogará amigo contra amigo.
Primeiro você enfrentará Rikku, ela possui ataques fracos e usará muitos itens. Logo em seguida você enfrentará Paine, seus ataques são fortes mas não apresentará problemas para você. Vencendo suas duas amigas, o trio terá que enfrentar as memórias de Paine e seu maior temor… enfrentar seus amigos. O primeiro da próxima série de lutas será Baralai, ele possui um ataque paralisante mas se você estiver bem evoluído, não surtirá efeitos. Mantenha seu HP cheio usando Mega-Potions quando necessário. Logo em seguida você enfrentará Gippal, seus ataques são fracos mas sua resistência é alta. Vencendo-o, prepare-se para enfrentar Nooj. Ele possui bons ataques, por isso ataque com o melhor que tiver pois se ele usar seu ataque final há grande possibilidade de morte certa.
Vencendo suas memórias, Paine se lembrará de tudo o que aconteceu e entenderá que o culpado por tudo foi Shuyin, que jogou amigo contra amigo e fez com que Nooj atirasse em seus companheiros. Após o diálogo, você terá mais um evento concluído. Dentro do Djose Temple fale com alguns caras e eles lhe proporão um desafio contra a imbatível máquina. Aceite o desafio escolhendo a primeira opção. Você será levado até a tal íáquina e entrará em batalha. Em seu primeiro nível, esta máquinas não oferece perigo, então concentre seus ataques e fique atento com o seu HP. Vencendo a máquina, ela se tornará um monte de sucata, então você precisa aumentar seu poder com algumas peças e manuais de reparo.
Lembrete: visite a câmara onde Yuna caiu no buraco para pegar um acessório Hyper Wrist.
Esse evento vai demorar um pouco, mas vale a pena. Primeiramente você deverá encontrar os manuais de reparo para lutar com a máquina novamente e também precisa encontrar algumas peças de reparo em Bikanel Desert para aumentar o poder da máquina. As peças que você terá que pegar são as seguintes:
• Attack Assembly Z: 7
• Attack Assembly S: 10
• Attack Assembly A: 10
• Defense Assembly Z: 6
• Defense Assembly S: 10
• Defense Assembly A: 10
• Special Assembly Z: 7
• Special Assembly S: 10
• Special Assembly A: 10
Todas elas você encontrará no Bikanel Desert. Fale com o piloto de Hover e escolha a opção “Central Expanse” para usar um chocobo para escavar. A proposta desse minigame é a mesma explicada anteriormente, sendo mais fácil pelo uso do chocobo. Você passará um bom tempo juntando a relação de peças acima. Mas como saber a quantidade de peças obtidas até então? Bom, dentro do Djose Templo, olhe a sala do lado direito da escada e examine a máquina à direita. Escolha a terceira opção e você terá a relação de peças obtidas.
Lembrete: você deve ter notado um baú fechado em Bikanel Desert, certo? Durante suas escavações com o chocobo haverá 80% de chance de você encontrar a Desert Key que abrirá aquela baú e lhe dará uma Garmet Grid. De quebra, durante as escavações, você poderá completar o resto do dicionário Al Bhed.
Muito bem então, quando obter todas as peças necessárias vá coletar alguns manuais de reparo, eis a localização de alguns deles: - Fale com o homem dentro do Dentro do Djose Temple, na sala à esquerda da escada principal.
• Fora do Dentro do Djose Temple, do lado direito, existem três macacos. Aproxime-se de um deles e quando os três pularem juntos, aperte o botão de ação.
• Na entrada de Mi’ihen Highroad com Mushroom Rock Road, fale as máquinas e uma delas lhe dará um manual de reparos Depois de toda essa trabalheira, salve o seu progresso e vá até o último andar e fale com o cara dentro da sala onde você enfrentou o robô. Estando com todas as peças exatas e os manuais de reparo, escolha a primeira opção quando falar com o homem e um novo evento terá início. Você enfrentará uma super máquina com alto poder de destruição e resistência. O homem dirá que a máquina ficou tão poderosa que está fora de controle, então você terá que destruí-la de qualquer maneira. É recomendado estar equipado com acessórios para melhorar suas defesas ou uma Garmet Grid que cumpra essa função. Concentre ataques físicos fortes na máquina e, embora ela tenha uma alta resistência, sua quantidade de HP é baixa. Derrotando a máquina, você ganhará mais um evento concluído.
Vá até Moonflow e fale com Tobli. Ele comentará do evento Yunapalooza e falando com ele mais uma vez você terá três opções. Escolhendo a primeira você poderá subir no palco com os músicos estão tocando, a segunda opção é apenas para assistir de longe e a terceira é para ir embora. Escolha uma das duas e use os botões L1 ou R1 para mudar os ângulos de câmera. Visite Guadosalam e fale com Tromell e os músicos para completar mais um evento. Feito isso, entre novamente em Guadosalam e fale novamente com Tromell e siga para a casa trancada à sua esquerda, ao lado da fonte. Tromell lhe dará permissão para entrar e ganhar uma Garmet Grid. Abra os baús para pegar a Baralai’s Sphere e um acessório aleatório, dependendo de seus feitos no jogo. Depois visite o esconderijo de Leblanc e só então volte para a Celsius, para assistir a Sphere obtida.
Sua próxima parada será em Thunder Plains, onde Fiends estão atacando as torres. Agora você terá que destruir os Fiends em todas as nove torres existentes em Thunder Plains e a cada criatura destruída, você terá um baú contendo um item. Após derrotar todos os Fiends, salve o seu progresso e procure uma torre do outro lado de um lago e você encontrará Humbaba, um Fiend poderoso. Se você estiver bem evoluído não terá muitos problemas. Mantenha o HP de seus personagens cheios e use Dispell Tonic quando ele usar Mighty Guard. Seus ataques físicos são poderosos, exigindo uma Garmet Grid que compense esse quesito, e não use ataque elemental Thunder. Quando o derrotar, tenha pelo menos um personagem com HP suficiente para agüentar seu ataque Meteor. Vencendo-o você habilitará uma Dungeon secreta em Thunder Plains.
Ao entrar nesta caverna pela primeira vez, você encontrará Cid caído no final do caminho. Após a conversa a Machine Panzer aparecerá para enfrentar o seu grupo. Destrua os suportes dela e concentre seus ataques físicos mais fortes, não esquecendo de manter o HP elevado para suportar seus disparos de metralhadora. Ao vencer a máquina, Cid fará parte da tripulação da Celsius. Vá ao Deck da Celsius para ouvir Cid resmungando, depois visite a Bridge para ver uma discussão familiar. Agora volte para Thunder Plains e visite a Dungeon novamente, mas esteja equipado com o acessório Charm Bangle para evitar lutas. Desta vez você terá um desafio que exige bastante atenção, papel e caneta para anotar. Abra um dos dois baús para receber um tutorial do puzzle a ser resolvido para abrir as portas desta dungeon e escolha a primeira opção para receber ajuda para abrir a primeira porta.
Antes de abrir a primeira porta, anote os dois Key Codes, o que está no canto superior esquerdo e o que está no canto inferior direito. Para entender melhor, a numeração em amarelo representa o número da porta, enquanto a numeração em branco é o código para abrir as portas. Agora vamos a um exemplo prático:
3>>: o Key Code mostrado no canto superior esquerdo representa a porta a ser aberta agora, ou seja, a nº3 e o número 9 embaixo dela é o complemento para abrir a porta.
10: o Key Code mostrado no canto inferior direito é da próxima porta a ser aberta, ou seja, a nº10 e o número 4 embaixo dela é complemento para abrir a porta.
É importante anotar toda e qualquer informação que aparecer nos números complementares, pois poderá aparecer quantas vezes você batalhou dentro da Dungeon até chegar em determinada porta, ou quanto dinheiro foi obtido. Por isso entrar nesta dungeon com o acessório Charm Bungle é fundamental pois desta forma, qualquer coisa relacionado a quantidade de batalhas e ganho de dinheiro será sempre zero.
Voltando aos Key Codes, suponhamos que seu primeiro Key Code ao entrar na dungeon tenha sido o da porta >>3 e o número código tenha sido 7. Então para entrar na porta nº 3 você deverá somar os números complementares e o resultado será a chave para abrir a porta, ou seja, 7 + 9 = 16. Então examine a parede e digite 16. Feito corretamente a porta se abrirá, ignore os dois baús que sempre aparecerão quando se abrir uma porta pois eles tanto pode ajudar você, abrindo outras portas automaticamente e ao mesmo tempo omitir a Key Code, obrigando você a começar tudo novamente.
Chegando na próxima porta indicada em seu mapa, você receberá um novo par de Key Codes, por exemplo:
10>>: o Key Code mostrado no canto superior esquerdo representa a porta a ser aberta agora, ou seja, a nº10 e o 14571 número embaixo dela é o complemento para abrir a porta.
6: o Key Code mostrado no canto inferior direito é da próxima porta a ser aberta, ou seja, a nº6 e o número 9 embaixo dela é complemento para abrir a porta.
Note que quando você abriu a porta nº3, tinha recebido a primeira parte do Key Code da porta 10 e na próxima porta a ser aberta, que será a 10, você receberá a segunda parte do Key Code. Então Basta somar os valores complementares para obter o código e abrir a porta nº 10, ou seja, 14571 + 4 = 14575. Essa é a regra básica para solucionar o puzzle dessa Dungeon e abrir todas as portas. E como os números mudam aleatoriamente, você não pode errar nem passar batido pelo Key Code. Se você não anotou uma das Key Codes para abrir a porta, saia da Dungeon e comece tudo outra vez, com novas anotações. Mas atenção, muitas vezes o puzzle complicará as coisas pois adotará o código de outras portas para novas portas, confira no exemplo: 6>>: o Key Code mostrado no canto superior esquerdo representa a porta a ser aberta agora, ou seja, a nº6 e (Wall 10´s code) número embaixo dela é o complemento para abrir a porta.
+
(Wall 3´s code)
+
5742
5: o Key Code mostrado no canto inferior direito é da próxima porta a ser aberta, ou seja, a nº5 e o número 9 embaixo dela é complemento para abrir a porta.
Se isso ocorrer, recorra às suas anotações para obter a resposta, por exemplo. A chave para abria a porta 6 será 9 + 14575 + 16 + 5742 = 20342. Aqui foi somado o 9 da primeira parte do Key Code da porta nº6 + o código da porta 10 que é 14575 + o código da porta 3 que é 16 + um número aleatório usado pela Dungeon, sendo assim o código da porta nº 5 é 20342. Com isso você poderá abrir as demais portas da Dungeon, mas lembre-se sempre de anotar os Key Codes e o código das portas. E lembre-se também quem qualquer coisa relacionada a batalha ou dinheiro dentro da Dungeon para abrir a porta será sempre zero. Abra todas as portas da Dungeon para encontrar todos os acessórios, em especial no centro do labirinto, onde encontrará um item que item que permite a Special Dresspher de Paine aprender o HP Limit Break.
Vá para Macalania Woods e visite O’aka e seu irmão Wantz. Apenas assista a conclusão do evento e entre na Travel Angency. Falando tanto com O’aka quanto com Wantz, você poderá comprar bons acessórios que permitem usar as habilidades específicas com outras Dresspheres.
Voltando a Macalania Woods, visite a área onde você encontrou Tromell a primeira vez. Fale com o único Guado para saber que todos os outros voltaram para Moonflow. Yuna observará a floresta e lembrará do que aconteceu dos anos atrás. Agora siga para o outro lado da floresta e visite aquela área onde você falou com Donga da primeira vez - onde Yuna e Tidus tiveram um momento romântico em FFX. Aproxime-se da água e Yuna terá novas lembranças e completar mais um capítulo, ganhando uma Garmet Grid.
Vá para Calm Lands e você entrará no meio da rixa entre as duas agências de entretenimento e se você conseguiu atingir a meta de 400 pontos, ganhará mais um evento concluído graças a ajuda de Tobli, que administrará as diversões para ambos os lados, abrindo novos minigames.
Lembrete: visite Calm Lands mais uma vez e fale com o homem na tenda de itens. Se conseguiu os 80 pontos necessários na promoção do casamento do filho dele, você ganhará um ótimo acessório. Aproveite o embalo e fale com um dos três idosos do lado esquerdo da loja de Items, assim você ganhará um passe livre para usar o transporte de Calm Lands.
A entrada desta dungeon se encontra perto do Save Point, embaixo das duas pontes. Ao entrar nesta dungeon você encontrará explosivos que servirá para derrubar as paredes e com isso abrir caminho dentro do ninho de Fiends. Basicamente é chegar junto da parede, apertar o quadrado e escolher a quantidade de um dos três tipos de explosivo para dinamitar a parede. Quando os explosivos acabarem, enfrente algumas batalhas com as criaturas que se parecem com aranhas - elas lhe darão mais explosivos.
O objetivo desta dungeon é chegar ao núcleo, mas como fazer? É o seguinte, procure andar sempre perto das paredes e quando a roupa de Yuna se mexer com a corrente de vente, significa que há possibilidade de haver um caminho do outro lado da parede. Então dinamite-a até abrir passagem. Em alguns casos, você pode ser enganado por Fiend ao confundir sua respiração com uma corrente de ar. Isso resulta em batalhas.
Vale lembrar que esta dungeon reserva alguns bons itens, então sugerimos que explore todas as paredes possíveis para encontrar itens. Quando você chegar ao núcleo, o inimigo King Vermin aparecerá. Ele usa ataques baseados em Fire, então algum acessório contra esse elemental é bem findo. Ele possui ataques físicos fracos, porém tem muito HP. Ainda assim, ataques normais ou especiais serão suficientes para vencer a batalha e ganhar uma Garmet Grid. Obs.: sempre que você sair e entrar novamente na dungeon, todas as paredes estarão restauradas e você terá que destruir tudo outra vez.
Assim que você for falar com Clasko, ocorrerá uma evento e uma passagem secreta será mostrada. Uma vez dentro da dungeon, você estará dentro de um labirinto sem mapa. Existem paredes no final da dungeon que são abertas quando você se aproximar e por trás delas encontrará bons itens. Em especial, procure o item Machina Reactor - este permite a Special Dresspher de Rikku aprender o HP Limit Break. Feito isso, abra todas as cinco paredes de fundo e com isso você poderá abrir a última parede que esconde um precioso chocobo, mas antes disso você será obrigado a explorar cada canto da dungeon para marcar os lugares por onde passou. Mas assim que encontrar o chocobo, Clasko aparecerá e mais um evento será concluído. Obs.: você ganhará uma Garmet Grid que excede 9999 de HP.
Em Calm Lands, fale com Clasko e evolua dois chocobos até LV.4, depois mande-os para Mi’ihen Highroad. Desta forma você poderá habilitar a dungeon secreta desta região, se já não habilitou antes.
Agora faça o seguinte: mande de três a quatro chocobos de LV.1 para qualquer parte de Spira, saia e vença de quatro a cinco batalhas, então volte e fale com Clasko e seus chocobos terão voltado de viagem. Depois evolua seus chocobos para o LV.2 e envie-os para qualquer região de Spira, repita o mesmo processo e faça o mesmo com os chocobos de LV.3, 4 e 5. Faça isso diversas vezes e quando você mandar um chocobo de LV.5 para Calm Lands, ele descobrirá a dungeon secreta desta região. Dica: envie chocobos de LV.5 para explorar a região de Calm Lands, com sorte um chocobo encontrará uma Garmet Grid. Vá para o Bikanel Desert e você descobrirá que os Fiends estão atacando a Cactuar Nation. Chegando lá, Marnela pedirá para você encontrar os Ten Gatekeeper que estão espalhados ao redor do mundo. Enquanto isso, ela impedirá a aproximação dos Fiends. Então não perca tempo e volte para o acampamento no deserto, então fale com o piloto do Hover e escolha a opção Oasis. Você encontrará Lobivia, uma das Gatekeepers. Ao se aproximar de um desses cactos, você terá um minigame de tiro ao alvo. Você terá que acertar o cactos até zerar seu HP. Mas atenção, sempre que acertar um tiro, aperte R1 para fazer uma manobra evasiva e evitar um contra-ataque, pois sofrer dano resulta em perda de munição. Se conseguir vencer todos os cactos você ganhará uma premiação em dinheiro com direito a um item especial, mas você não é obrigado a ganhar sempre. Independente de sua vitória no minigame, sempre que encontrar um dos Ten Gatekeepers, leve-o para Cactuar Nation e encontre a sua mãe - normalmente é um dos cactos gigantes que possuem uma energia emanando de si. Bom, agora que você conheceu a rotina do que terás que fazer para levar os demais Gatekeepers, confira a localização dos nove restantes:
2) Toumeya: encontrado na praia em Besaid Island.
3) Lobeira: em um baú na sala secreta, dentro do esconderijo de Leblanc em Guadosalam.
4 e 5) Areq & Arroja: você encontrará estes em Calm Lands, próximo à caverna de Yojimbo (na área acima), andando em um chocobo. Obs.1: derrotando um, você levará os dois ao mesmo tempo em uma mesma viagem. Obs.2: aproveite a oportunidade para visitar a caverna de Yojimbo e pegar o item Aurora Rain - item que permite a Special Dresspher de Yuna aprender o HP Limit Break.
6) Islaya: ele está em Thunder Plains, próximo a uma pedra, de frente para o local onde você encontrou Lian e Ayde.
7) Chiapa: em Kilika Island, siga para o Kilika Temple e na floresta, entre na segunda trilha à direita e você passará por uma árvore na qual poderá subir.
Erio: no alto da montanha em Mt. Gagazet, nua parte a céu aberto, com ventania e neve.
9) Bartschella: em Kilika Island, na casa de Dona.
Entregando o novo Gatekeeper na Cactuar Nation, eles abrirão a Dungeon onde você encontrará o último Gatekeeper. Dentro da caverna você terá algumas batalhas obrigatórias, mas nada que exija estratégia. No final do primeiro trecho do caminho, ignore a cachoeira de areia e siga no corredor ao lado. Você terá alguns segundos para cruzar o corredor, mas ao longo do caminho existem itens em cima das plataformas. No corredor, quando a areia cobrir a sua personagem, ela será mandada para a cachoeira de areia, sendo obrigada a começar novamente o trajeto. Leve duas personagens como Berserker e uma como Alchemist. Você poderá pegar os itens na segunda vez que cruzar o corredor e no final dele você encontrará Freila. Após obrigar Freila a vir com você ela e os muitos outros cactos se transformarão em Jumbo Cactuar. Concentre seu ataques primeiro nos seus pequenos companheiros, pois eles são a verdadeira ameaça. Vencendo-os, concentre seus ataques no gigante e fim de batalha. Vencendo-o, volte para a Cactuar Nation e veja os acontecimentos.
Volte para a Celsius e equipe duas personagens como Dark Knight. Uma Gamet Grid que aumenta a defesa é bem vinda, da mesma forma que acessórios que aumentam o HP e previnam Poison. Ao começar uma batalha, use uma magia / item Reflect no grupo. Use a habilidade Darkness e mantenha a personagem Alchemist usando Mega-Potions para recarregar os demais. O braço direito desse monstro usará ataques físicos, enquanto o esquerdo usará magias. O centro do monstro usará uma magia que causará grandes danos aleatoriamente em seu grupo, obrigando-o a manter um ritmo para encher suas personagens. Agora você terá uma longa jornada usando Darkness e recarregando seus personagens. A batalha poderá durar de trinta minutos à uma hora e meia, dependendo da sua evolução. Este monstro tem aproximadamente 333555 HP. E vencendo esta batalha, menos um evento a concluir.
Lembrete: visite a Cactuar Nation e fale com Benzo.
Chegando em Mt. Gagazet você verá uma discussão entre Kimahri e Garik. O Desentendimento entre os dois chega ao extremo até que Garik finalmente entende que Kimahri é bem mais forte que ele mas não pretende usar a força para destruir Guado, mas sim trazer a paz entre as duas raças. Após a conversa, fale com Kimahri na entrada da montanha e então Lian e Ayde voltarão para a montanha. Após explicar o que conheceram sobre sua viagem, Kimahri decide ir atrás de Garik. Use o teletransporte e desça na Mountain Trial, em seguida suba o trajeto a pé para ver o desfecho entre Garik e Kimahri. Após a solução dos problemas, a tribo Ronso voltará a ter paz e harmonia. Mais uma evento concluído.
Lembrete: visite a tribo Ronso no alto da montanha, então fale com Lian e Ayde próximos a estátua de Kimahri e você ganhará uma Garmet Grid.
Celsius
Uma vez que você cumprir todos os Hotspots, exceto os 100 andares em Bevelle, Brother recompensará sua equipe com a poderosa e ridícula Dressphere Mascot. Uma vez que você tenha obtido todas as Dresspheres, você poderá habilitar as Special Dresspheres. Para facilitar o uso dessas, equipe a Garmet Grid que só dois acesso a duas Dresspheres. Equipe qualquer uma delas e então, durante a batalha, mude de roupa. Desta forma, quando você for mudar de roupa outra vez, uma opções especial acessível apertando R1 na tela de troca de roupa, estará disponível. Obs.: as Special Dresspheres equivalem a ter três personagens em campo de batalha, ou seja, cada parte terá diferentes habilidades e atributos de ataque - conseqüentemente os demais integrantes do grupo sairão até que o usuário da Special Dressphere seja derrotado.
Ufa, vamos a mais um evento. Na bridge, fale com Shinra e você ativará um outro evento, sem seguida vá para o Deck e você escutará a conversa de Brother e Boddy, em seguida vá para a Cabin e Cid tomará parte da discussão. Escolha a primeira opção como resposta, em seguida vá para o Deck da Celsius para falar com Rikku. Uma vez que tenha consguido todos os eventos descritos até então ou que esteja pronto para ir para a batalha final, fale com Brother dentro da Celsius e escolha um ponto de entrada para Farplane.
Dependendo do caminho escolhido, você terá que passar por algumas tochas de fogo ao longo da descida, para isso espere as chamas baixarem.
Dica: complete a lista de monstro normais e as versões Oversoul, então fale com Shinra e verifique a opção Monster Encyclopedia para ganhar uma Garmet Grid.
Sua descida rumo ao centro de Farplanes começou. Chegando na área aberta adiante você terá que enfrentar Dark Shiva. Ela não oferece nenhum perigo se você realizou todos os eventos, ou parte deles. Ataques físicos e recarregadores de HP são suficienTes para vencer esta batalha.
No andar abaixo as coisas ficam um pouco mais difíceis, pois você enfrentará as Tri-Magus Sisters. No caso de você estiver com LV muito elevado com seus personagens, um trio de Berserkers ou Samurais serão suficientes para eliminar as três irmãs. A batalha seguinte será contra Anima, mas não se preocupe. Esta poderosa criatura está com um nível de ataque e força ridículos se você chegar até ele por volta de LV.70 com cada personagem. Alguns ataques físicos resolvem o problema, então siga adiante e você encontrará aquela misteriosa criança fantasma que lhe dará algumas explicações sobre os acontecimentos em Farplane. Em seguida você chegará até Leblanc e seus capangas. Depois da conversa, você poderá comprar alguns itens com ela se precisar, embora não tenha muita utilidade. Salve o seu progresso e siga para a entrada de luz adiante para trilhar os últimos passos rumo a batalha contra Vegnagun.
Na área adiante você verá uma espécie de órgão e uma parte do chão estará brilhando. Pise naquela parte para escutar notas musicais, em seguida acione o órgão e aplique as mesmas notas musicais para desarmar o sistema de segurança ao longo do caminho. Existem outros pedestais onde você escutará mais notas a serem usadas em outros órgãos adiante, então procure os pedestais em todos os caminhos existentes enquanto avançar. É importante encontrar as notas musicais para desativar o portal de energia, evitando assim uma batalha desnecessária.
Ao completar a primeira etapa do caminho, você encontrar Gippal. Ele entregará Nooj’s Sphere para Paine - assista. Mais adiante você terá algumas plataformas com notas musicais. Preste atenção na ordem em que elas tocam, depois suba nas plataformas para pisar nas notas na mesma seqüência.
Certo de que a ordem das notas esteja certa, suba até a alta plataforma e pise no pedestal. Se você fez a ordem certa das notas musicais, então o portal adiante se abrirá. Caso contrário, você terá uma batalha. Independente disso, você encontrará Vegnagun. Use as plataformas adiante para chegar até Nooj. Um plano de batalha será feito agora e Yuna relembrará das perdas e ganhos da batalha contra Sin há dois anos atrás, por isso ela não aceita que Nooj cumpra o plano de se suicidar quando Shuyin invadir o seu corpo.
Finalmente todos resolvem atacar pontos diferentes em Vegnagun ao mesmo tempo. Siga a trilha adiante você enfrentará um dos tentáculos de Vegnagun. Se você estiver bem evoluído, não terá problemas em derrotar esta parte. Mais adiante Leblanc está tendo problemas. Continue subindo para ajudá-los. Ataques físicos com Berserker, Samurai e Dark Knight são uma boa contra o dorso de Vegnagun.
No caminho você encontrará Ormi e Logos que pedirão para você proteger Leblanc. E chegando ao topo, você enfrentará a parte frontal de Vegnagun e suas patas. Concentre seus ataques na esfera em seu peito e logo você o derrotará. Em um confronto direto, Yuna e companhia avançam direto para a cabeça de Vegnagun. Cuidado com suas presas, elas irritam bastante. Após alguns ataques, a máquina será destruída.
Em uma tentativa de impedir Shuyin, Yuna usa tenta usar a roupa de Lenne mas no último instante o inimigo volta atrás e parte para o ataque. Shuyin não é poderoso, então mantenha um ritmo de ataques físicos e encha seu HP. Depois de tantas batalhas, curta o final do jogo. Fique apertando o botão X quando Yuna estiver caminhando por aquela área cheia de flores em Farplane. A criança fantasma aparecerá e perguntará se Yuna deseja se reencontrar com Tidus. Escolha a primeira opção. Se você cumpriu todos os eventos descritos na estratégia, sem dúvida conseguiu 100% no jogo e em uma única jogada! Conseguindo tal façanha, você terá o Perfect End.
Caso tenha terminado FFX, você se surpreenderá com este final completo de FFX-2.
Espere os créditos terminarem e no final do jogo você poderá salvar o seu progresso uma última vez, habilitando assim o New Game +. Ao carregar esta informação, você começará o jogo outra vez, porém terá todas as Dresspheres, items e acessórios habilitados no jogo anterior, tendo apenas o trabalho de evoluir novamente. Este jogo serve para você cumprir outros eventos que eventualmente tenha deixado de lado para conseguir 100% em uma única jogada ou para pegar ótimos acessórios.